terça-feira, 30 de março de 2010

Só vão os bons???(Parte 2) - E os chegados???

Caros colegas,

Armando Nogueira se foi, fica a lacuna em nosso jornalismo esportivo.Enquanto nos despedimos desse ícone, eis que um novo "chegado" vem nos brindar com muita sensibilidade e qualidade no trato com o tema do esporte na mídia. Não estou falando de nenhum jornalista dos grandes meios de massa, mas de um amigo que o Observatório da Mídia Esportiva não poderia deixar de destacar seu trabalho, trata-se do Prof. Dr. Ricardo Lucena, da UFPB. Não é que agora esse renomado pesquisador da Educação Física tem escrito em um jornal local de João Pessoa. Segue abaixo um de seus textos:

ESPORTE E LITERATURA
Ricardo Lucena

A abordagem do esporte, caro leitor, pode ser feita de várias maneiras. No Brasil, uma das formas mais instigantes é pela aproximação do esporte com a literatura ou, pelo menos, com os literatos. No início do século XX foi através dos nossos “homens das letras” que mais ouvimos falar das práticas esportivas.
Dois grandes escritores brasileiros na virada do século XIX para o século XX eram Olavo Bilac e Coelho Neto. Cada um, a seu modo, se envolveu com essa prática e escreveu crônicas sobre o esporte e sua relação com a vida. A propósito, as crônicas dos jornais do início do século XX eram quase uma radiografia da vida das nossas cidades. Ao ser mencionado nessas crônicas, podemos ver como o tema do esporte chamava a atenção de uma população ainda desconfiada dessas práticas esquisitas, mas muito relacionadas com o modo de vida urbano.
Olavo Bilac dedicou inúmeras linhas sobre o tema, e em crônicas como “Salamina” de 1904, já se reportava ao Remo como uma prática inusitada cujos atletas só podiam ser comparados aos guerreiros da batalha de Salamina. Coelho Neto, além dos textos, ainda teve filhos que se tornaram atletas de futebol. O nosso José Lins do Rego, algum tempo depois, escreveu mais de mil crônicas esportivas veiculadas no Jornal dos Sports durante quase 12 anos e foi um apaixonado pelo futebol. Foi dirigente esportivo e morreu levando consigo uma bandeira do seu time do coração: o Flamengo.
Por essas e outras, creio que os cronistas e as crônicas sobre o esporte dos jornais do início do século XX , são também aliados na difusão do gosto pelo esporte entre nós e responsáveis por muitos e belos textos sobre o tema.

--------------------

Nem só de perdas vive o jornalismo esportivo. Que baita ganho esse, heim?

Em breve vamos divulgar mais textos de Ricardo Lucena publicado na mídia local paraibana!

Fiquem à vontade para comentar.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Só vão os bons??? Mestre Armando Nogueira nos deixou

Nós, que somo tão críticos na análise da midia esportiva, muitas vezes não temos o mesmo desprendimento para elogiarmos o que de bom existe neste campo.
Certamente, todos nós nos emocionávamos ao ler ou ouvir as cronicas do mestre Armando Nogueira. Mas dizer publicamente o quanto gostávamos disso, quase não fazíamos...
Pois bem, hoje ele nos deixou, aos 83 anos vividos sempre muito próximo da bola de futebol, sua paixão.
Armando Nogueira conviveu durante muitos anos entre o jornalismo e o jornalismo esportivo. Entre outras coisas, foi o criador e primeiro diretor do Jornal Nacional da rede Globo de televisão.
O campo esportivo só passou a te-lo por inteiro quando, em 1989, enojado com a edição feita pelo JN do último debate da campanha Lula x Collor a mando da alta chefia da Globo, Armando Nogueira retirou-se do jornalismo daquela empresa e dedicou apenas ao esporte!

Vale a pena a leitura da postagem do Juca no blog, hoje (link à direita!)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais um Mestre no LaboMidia

O LaboMidia tem, a partir de hoje, mais um Mestre em Educação Física.
O Daniel (Xibaba) Minuzzi de Souza defendeu sua dissertação de mestrado, em que discute o conteudo das matérias relacionadas à cultura corporal e esporte, nos ultimos 6 anos, no AN Escola, encarte do jornal A Noticia, de SC.
O Daniel teve em sua banca (não só na banca, mas ao longo do trabalho) a participação do camarada jaca-mor Fabio Messa (UFPR/Litoral) e do prof. Gustavo Sanfelice (FEEVALE/RS), sendo suplente o prof. Mauricio Roberto da Silva.
Cumprimento o Daniel pela aprovação da sua dissertação, assim como aproveito para agradecer aos membros da banca, de forma muito especial ao Fabio, que foi um grande parceiro neste processo.
Nesta entrada de 2010 temos muitas e boas razões para comemorarmos no LaboMidia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Livro do LaboMidia: lançamento e disponibilidade

Há algumas semanas, o Cris divulgou aqui o próximo lançamento da coletanea de textos de pesquisadores do LaboMidia, cujo título é Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMidia/UFSC, organizado pelo camarada Dorenski e por mim.
Agora gostaria de informar que já temos data para lançamento em Floripa: será no dia 27/abril, uma terça-feira, provavelmente no auditório do Centro de Desportos da UFSC. A comissão responsável pela organização do lançamento está formada pelo Rogério, Cris e Verônica.
Outra informação é que, seguindo nossa política de disponibilizar toda a produção em formato digital, o piloto da página do Grupo, Digão Ferrari, já colocou lá, por capitulo, o nosso livro.
Consultas em www.labomidia.ufsc.br

terça-feira, 16 de março de 2010

Logorama

A cerimônia do Oscar, indissociável da poderosa indústria Hollywoodiana de cinema, às vezes nos brinda com excelentes surpresas, como o curta de animação "Logorama", que ganhou a estatueta no último dia 07/03. Assim que eu conseguir as legendas para o filme, compartilho os links e agendamos uma sessão pipoca no Labomídia.




TV SEM TV - Entre o mouse e o controle remoto

A perseguição publicitária de ‘Logorama’


  • 12 de março de 2010|
  • 19h21|
  • Por Gustavo Miller

Em um futuro em que a lei Cidade Limpa não existe, uma perseguição de carros chacoalha a cidade de Los Angeles, na Califórnia. O bandido, Ronald McDonald, está à solta com uma metralhadora na mão e pegando qualquer pessoa como refém, para desespero dos policiais, aqueles bonecos gorduchos da Michelin, que não conseguem alcançá-lo (por que será?). Essa sinopse bem surreal é o resumo de Logorama, Oscar de melhor curta de animação.

O trabalho faz uma crítica ao capitalismo e sobre como as logomarcas tomaram conta de nossa vida – são 3 mil símbolos de empresas pipocando pela tela durante os 16 minutos de duração. O curta tem um visual impactante e é até curioso o fato de nenhuma empresa ter entrado com um processo contra o coletivo francês HI5, que passou os últimos seis anos criando o desenho.

domingo, 14 de março de 2010

Royalties do pré-sal podem afetar os mega-eventos esportivos no Brasil

Após a Câmara dos Deputados, nesta última quarta-feira, ter aprovado emenda que tira privilégios do Rio São Paulo e Espírito Santo para repartir os royalties do pré-sal para todo país, o estado do Rio já ameaçou que vai faltar dinheiro para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Segundo o Governador do Estado, Sérgio Cabral, em reportagem publicada no site globo.com, "Essa emenda inviabiliza Olimpíadas e inviabiliza Copa do Mundo. As prefeituras param. O estado não terá recursos. Para tudo, no nosso caso para tudo. Essa emenda compromete as receitas do estado para tudo. O estado não terá recurso para dar continuidade para qualquer tipo de investimento."
Pela emenda, descontada a parte da União, os recursos do petróleo brasileiro seriam distribuídos a municípios e estados de acordo com as regras dos fundos de participação dos municípios (FPM) e dos estados (FPE). Ou seja, ela distribui de forma mais igualitária esse dinheiro, tomando por base o número de habitantes e a renda das regiões brasileiras, o que faria com que o Rio de Janeiro e Espírito Santo - maiores produtores do país - passassem a receber menos.
A emenda ainda precisa passar por votação no Senado e pela aprovação do presidente Lula, mas os governos do Rio e São Paulo já anunciaram que esperam o veto.
É camaradas, a moeda de troca imposta pelo governo do Rio é de se pensar: queremos mais recursos para investimentos em diferentes setores públicos, educação, saúde, segurança em todo os Estados brasileiros ou garantimos que os nossos sonhos de ver o Brasil no hall da fama dos países que realizaram a Copa e as Olimpíadas continuem intactos?

Para maiores informações consulte http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1527617-5606,00-EMENDA+DO+PRESAL+INVIABILIZA+COPA+E+OLIMPIADAS+DIZ+GOVERNADOR+DO+RIO.html

Copa 2014: quem vai descascar esse abacaxí?

Para quem o ministro vai passar a bola (ou o abacaxí?)

Em entrevista a Michel Castellar, o ministro dos esportes, Orlando Silva, adiantou seu "temor" em relação à Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Segue trecho da entrevista, publicada hoje (14/03) no Lance!Net. Vale conferir.

Ainda faltam quatro anos para a Copa do Mundo de 2014, que será organizada no Brasil, mas o Governo já mostra grande preocupação quanto ao cronograma que deve ser apresentado à Fifa. Neste domingo, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou que a situação já é crítica na preparação para a competição.

"A cada semana que passa, a evolução não está no patamar que pretendíamos e a situação fica mais crítica. Sei que as cidades e os estados estão mais preocupados do que eu, mas não estou tranquilo", afirmou o político, em entrevista ao diário Lance!. "2010 é um ano chave. Temos que começar a tirar do papel as obra, sob pena de inviabilizar a organização da Copa", continuou.
Acesse a notícia na íntegra clicando aqui.

Imagem by Fernando Pilatos/Gazeta Press in www.abril.com.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

Intervenção sobre a Mídia na Educação Física em Sergipe

Olá amigos,

já se tornou um hábito entre muitos, olhar a escola e a Educação Física a partir de seus limites. Hora, está na ponta da lingua que a educação no país não vai bem, que as escolas muitas vezes são depósitos humanos, que a Educação Física escolar não ensina nada, é mero passatempo. Quando se trata do tema da mídia, os receios são grandes: Muitos professores percebem influência dos meios em seus alunos, nos conteúdos das aulas, mas não sabem como lidar com o tema. Mas as possibilidades estão ai a nossa volta. Não é que encontrei essa semana um relato de experiência de uma professora do interior de Sergipe que temantizou os padrões físicos impostos pela mídia nas suas aulas de Educação Física. O trabalho foi publicado na revista Nova Escola há alguns anos atrás. Na máteria consta que a professora tinha recém realizado um curso ofertado pela UFS, feito em um campus avançado, no município de Lagarto, cidade a 75 quilômetros de distância de Aracaju. Para ter acesso a reportagem e consultar o plano de aula da professora acesse http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/todo-mundo-bonito-424307.shtml

OBS: O nosso colega Sérgio Dorenski foi professor nesse curso por algum tempo. Quem sabe não tem um dedo dele indiretamente nisso tudo???

Deixe aqui sua opinião sobre a intervenção. E mais, que tal debatermos algumas possibilidades de intervenção sobre a mídia nas aulas de EF?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Qual jogador não bebe?

Médico do Flamengo diz que consumo de bebida alcoólica não interfere no desempenho esportivo do Imperador. Responsável pelo departamento médico do Flamengo e da seleção brasileira, José Luiz Runco discorre com conhecimento de causa sobre os problemas envolvendo Adriano. E na manhã desta quarta-feira, ele minimizou o consumo de bebida alcoólica por parte do Imperador.

- "Qual jogador não bebe? Você conhece algum? Se as pessoas forem se preocupar com isso é melhor acabar com o futebol brasileiro, mundial..." - disse.

Segundo o médico, não há qualquer recomendação para o atleta diminuir o consumo de bebida alcoólica. No entanto, de acordo com o que disse o vice de futebol Marcos Braz na semana passada, este é o principal problema extracampo do Imperador

Após 12 dias longe do clube, o camisa 10 retornou aos treinos na última terça-feira. Trabalhou por 1h30m entre academia e campo.

- (O álcool)" não interfere em nada. Ele está trabalhando forte. E na pré-temporada, mesmo sem poder calçar chuteiras, treinou tanto quanto os outros" - afirmou Runco.

O médico ainda confirmou que Adriano ficou fora da partida desta quarta-feira contra o Caracas por questão psicológica. - Ele não tinha como viajar porque não estava se sentindo feliz. Se fosse por questão física, entraria normalmente. Mas agora parece que resolveu o problema e está preparado para jogar domingo (contra o Vasco) – disse Runco, referindo-se às pazes do jogador com a noiva Joana Machado.

reportagem extraída do site: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1523301-9865,00-JOSE+LUIZ+RUNCO+DEFENDE+ADRIANO+QUAL+JOGADOR+NAO+BEBE.html

terça-feira, 9 de março de 2010

A semana começou bem...






...não é preciso dizer mais nada!!!!!


Imagem extraida de:http://blogdojuca.uol.com.br/2010/03/ao-bruno-sem-carinho/

segunda-feira, 8 de março de 2010

Livro novo no pedaço!

É com muita satisfação que o Labomídia, agora espalhado pelo Brasil, comunica o lançamento de mais uma coletânea: "Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do Labomìdia/UFSC". Organizada pelo Prof. Giovani De Lorenzi Pires e por Sérgio Dorenski Ribeiro, a obra reúne 13 textos produzidos a partir de dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós-Graduação do Centro de Desportos da UFSC, no período entre 2004 e 2009.
Com prefácio de Mauro Betti, contracapa de César Leiro, apresentações de Giovani Pires e Sérgio Dorenski, conta com textos de Márcio Romeu Ribas de Oliveira (o primeiro a defender sua dissertação com o Prof. Giovani!), Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, Cássia Hack, Antonio Galdino da Costa, Fernando Gonçalves Bitencourt (com co-autoria de Carmen Silvia Rial e Maria José Reis), Scheila Espíndola Antunes, Mariana Mendonça Lisboa, Iracema Munarim (tendo Gilka Girardello como orientadora), Cristiano Mezzaroba, Diego Sousa Mendes, Rogério Santos Pereira (sendo o Prof. Maurício Roberto da Silva o orientador), Claudio Leão Tonetti (o "estrangeiro" da turma!) e Paula Bianchi.

Esperamos que a obra venha a público como forma de socializarmos nossas pesquisas/produções, bem como mostrar que esta temática da mídia esportiva e suas interfaces apresentam-se sob múltiplos olhares e possibilidades de estudo.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Comunicação, tecnologias e educação em numero temático da Revista Linhas

O trecho abaixo é parte do editorial do numero recem-lançado da revista Linhas, do PPGE da UDESC. Vale a pena uma navegada por lá...

"A entrevista e o tema do dossiê desta edição focalizam questões que envolvem educação e tecnologia digital e estão sintonizados com a linha “Educação, Comunicação e Tecnologia” do PPGE da UDESC. A entrevista deste número é com a doutora Juana María Sancho, professora da Universidade de Barcelona e especialista em uso de tecnologias em instituições escolares. Ela discute o multifacetado e complexo processo de transformar “escolas analógicas” em “escolas digitais”, que envolve a implementação de políticas públicas adequadas e a formação de professores/as para o mundo contemporâneo. Esse desafio implica a problematização do ensino frontal e a criação de uma atmosfera de inovação pedagógica, em que o professor domine as redes digitais de informação e esteja disposto e disponível para aprender enquanto ensina. Essas reflexões sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula pontuadas na entrevista com a professora Sancho são desdobradas no dossiê “Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate”, que reúne um conjunto de artigos de especialistas em nível nacional e internacional."

Acesso livre no link http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas

Por falar em futebol...

Aproveitando o ensejo da paixão dos hermanos pelo futebol. A "paixão" da Rede Globo na programação noturna das quartas está em pauta nas câmaras de vereadores e também dos deputados do estado de SP. Foi aprovado em fevereiro pelos vereadores da cidade um projeto de lei proposto pelos vereadores Agnaldo Timoteo e Antonio Goulart que determina que toda e qualquer competição esportiva deve ser encerrada no máximo as 23 horas e 15 minutos.

"Quem vai ao estádio não tem condições de voltar para casa quando os jogos terminam muito tarde. Não há linhas de ônibus nem metrô disponíveis. Trata-se de uma questão de dignidade para os torcedores", afirmou ao UOL Esporte Goulart sobre o projeto. "Além disso, os moradores de regiões próximas aos estádios reclamam do barulho. Também há o descumprimento da Lei do Silêncio. Se vale para bares, por qual motivo também não vale para estádios?", questiona.

“Existe o interesse comercial e a tevê gera renda para os clubes, mas o torcedor não aguenta ficar até tarde acompanhando as partidas. Ele precisa trabalhar no dia seguinte”, afirmou o vereador do PMDB.

A rede de televisão que obtem o direito de transmissão do campeonato paulista (Rede Globo) está só de olho no prefeito Gilberto Kassado (ou melhor, Kassab), será que ele vai sancionar uma lei "absurda" como essas? Rs... A rede Record já fez uma proposta com um valor 2x maior que a do atual contrato entre a Federação Paulista e a rede global.

Como diria os meus conterrâneos aqui de Aracaju, "E agora José?"

De certo que não dá para esperar muita coisa desta votação na câmara dos deputados e também da sanção do digníssimo prefeito, mas como bons brasileiros não podemos desistir nunca.

Futebol: o segredo da paixão argentina

Domingo é o dia da maior premiação do cinema norte americano. E entre avatares e terroristas, lá estará um filme argentino, concorrendo na categoria de melhor filme estrangeiro: O segredo de seus olhos (El secreto de sus ojos, 2009). Veja, abaixo, a sinopse do filme publicada no E-pipoca, do UOL.

"Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida”.

Na trama, nomes de jogadores do Racing Club de Avellaneda servem como pistas para a investigação, e o pano de fundo é a paixão pelo futebol, ou ainda, a paixão por um time de futebol, tão aflorada em nossos hermanos.

O filme está em cartaz somente nas praças de São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre, e ainda não tem data para estrear nos cinemas da Ilha. Aguardaremos ansiosos.

Enquanto isso veja abaixo a bela sequência gravada no Estádio do Huracán, em que a câmera flutua e pousa nos ombros dos personagens, dando ao telespectador a sensação de estar em pleno estádio e no meio da trama.



Ficha técnica:

Diretor: Juan José Campanella; Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia, Carla Quevedo, Bárbara Palladino; Produção: Mariela Besuievski; Roteiro: Juan José Campanella, baseado no romance La pregunta de sus ojos de Eduardo Sacheri; Fotografia: Félix Monti; Trilha Sonora: Federico Jusid e Emilio Kauderer; Duração: 127 min.
Ano: 2009; País: Argentina; Gênero: Romance; Distribuidora: Europa Filmes; Estúdio: Tornasol Films S.A.; Classificação: 16 anos

quarta-feira, 3 de março de 2010

Contagem regressiva - 100, 99, 98...

E faltam cem dias para a Copa da África do Sul!!

Nada mais sobre terremotos, sejam eles no Chile ou no Haiti; nada de invasões ou desabamentos de morros cariocas, nada de mensalão. A partir de hoje, só ela, a Copa do Mundo, reinará absoluta.

E para dar o pontapé inicial, nada melhor do que começar, ou melhor, reforçar o agendamento, logo no primeiro noticiário do dia. E o Bom dia Brasil não perdeu tempo. Aproveitou o amistoso de ontem para acender a luz verde na contagem regressiva. Mas não foi só isso.

Em uma única reportagem, lembrou os gols do Robinho, aproveitando para confirmar o que muitos suspeitavam: a possibilidade do atleta ser o nome mais gritado pelo Galvão Bueno no mundial (mais alto e irritante que todas as vuvuzelas juntas); continuou a campanha pró Ronaldinho Gaúcho (tão pesada que, ontem, durante o jogo, o Galvão deu até uma “secada” no meu conterrâneo Cacá) e o melhor, pelo menos para mim que fiquei responsável pela coleta do jornal matutino, agendou a copa de 2014.

Aliás, nada melhor para agendar a Copa do Brasil do que uma comparação sobre infraestrutura, ou a falta dela, nos dois países. E o secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Valcke, declarou:

"O Brasil deve aprender que é preciso construir estádios a tempo. Até agora, não há nenhum. É até normal porque estamos a quatro anos. Mas se pensarmos bem, estamos só a três da Copa das Confederações"

E se pensarmos melhor ainda, essa incerteza, o frio na barriga pelo temor de que talvez não se consiga, a possibilidade da falha, mexe com os brios dos brasileiros. E aí, o enquadramento cognitivo, que é apontado por alguns estudiosos da teoria como um “filtro” capaz de amenizar a ação a longo prazo que o agendamento possui, pode fazer a razão dissipar-se nas emoções. Talvez, um caso a se pensar...

terça-feira, 2 de março de 2010

Sergipe sai na frente com o Sinal Digital no Nordeste.

Cerimônia de inauguração do sinal digital aconteceu na sede da emissora nesta segunda feira.

Tudo aconteceu ao vivo, o "espetáculo" de lançamento do sinal digital foi realizado na sede da emissora e reuniu acionistas, representantes da TV Globo, políticos, empresários, funcionários e representantes de vários setores da sociedade sergipana.
Segundo o Diretor Geral da TV Globo, Octávio Florisbal "É com os olhos voltado para o futuro", que a Tv Sergipe quer ver esse investimento,que proporciona ao telespectador a possibilidade de assistir as transmissões, tanto Nacional, como local da TV Globo no sistema digital de alta definição, resaltando a transmição da Copa do Mundo.

Para mais informações consute o sait da Tv Sergipe no link http://emsergipe.globo.com/noticias/?act=visualizar&id=116912

Mídia Automobilística Míope


Você, caro leitor, é fã de automobilismo? Não perde uma corrida? Assiste aos poucos programas televisivos destinados ao assunto? Pois bem, na opínião de Alberto Dines, do Obervatório da Imprensa, os discursos "jornalísticos" sobre automobilismo estão a favor da indústria. A alegação do jornalista é baseada na omissão de informações sobre o pedido de desculpas apresentado pelo presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, na semana passada, relativo à montadora detectar há mais de um ano defeitos nos freios dos carros fabricados por ela na Europa e não anunciar os problemas antes. Enquanto os nossos informantes de automobilismo, em programas como o "AutoEsporte" da rede Globo, e outros do gênero, se dedicam, via um suposto jornalismo esportivo, a nos apresentar inovações tecnológicas e "novidades" do mundo do automobilismo, o que se nota nesses veicúlos é a mais pura ausência de informação ao público quando o assunto é contrário aos interesses de tal setor produtivo. Para Dines, "O caso Toyota [...] mostrou que a imprensa especializada em automóveis está a serviço da indústria, não do consumidor". É, querem nos vender corridas automobilísticas e um desejo desenfreado(a palavra aqui não é por acaso) de consumo por carros e acessórios. Agora, ser "os olhos do povo" quando o assunto é o nosso direito de consumidor, isto ainda não se viu. Estamos de olho!

Para mais informações consulte o site do Observatório da Imprensa no link http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=578IMQ009

Imagem extraida da internet no site www.cgn.inf.br/?system=news&action=read&id=49275