terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mais uma mestra e o LaboMidia/Uruguay...

Na manhã dessa segunda-feira tivemos a defesa da dissertação da Vero Piovani, nossa mais nova mestra em Educação Física do PPGEF/UFSC e do LaboMidia.
O tema do trabalho foi o programa "um computador por aluno" no Brasil e no Uruguay, como possibilidade metodológica para a Educação Física escolar, na perspectiva Freinetiana da mídia-educação.
O estudo foi analisado e aprovado pelos professores Mauricio Roberto da Silva e Elisa Maria Quartiero, que atestaram a qualidade da dissertação e destacaram a trajetória acadêmica da Vero.
Em breve, ela retorna para o Uruguay, onde será responsável pela criação do LaboMidia/Montevideo! Vero deixa para nós a imensa alegria destes dois anos de convívio, com muito bom humor e alto astral.
Parabéns, Vero!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O "mau"-humor esportivo!

O humor está cada vez mais presente nos programas esportivos atuais, chegando até a descaracterizar alguns programas voltador aos debates esportivos pelo excesso de piadas e brincadeiras presentes nos mesmos, dentre estes programas podemos destacar o Globo Esporte, programa apresentado por Tieago Leifert e com grande destaque na mídia.


Nesta semana o repórter Léo Bianchi, da rede globo fez uma piadinha com o atacante palmeirense Barcos, que é alvo de apelidos dentro do próprio elenco palmeirense. Mas o que o repórter não esperava era a reação do atacante ao lhe ser mostrado uma foto do cantor Zé Ramalho (um de seus apelidos), perguntando se eles realmente eram parecidos (veja o vídeo). Como já dizia o velho ditado: "Um dia é o da caça e o outro do caçador."


Este fato repercurtiu em toda a imprensa brasileira, principalmente em programas esportivos, levantando várias opiniões. No Jogo Aberto, da rede Bandeirantes, o ex-atacante e hoje comentarista Denílson disse que ele deveria ter levado na brincadeira, já o repórter Fernando Fernandes disse que esta reação se deu devido a uma questão cultural, pois o atacante não está acostumado com este tipo de brincadeira.


Penso eu que esta reação do jogador mostra que a cultura jornalística esportiva brasileira está em declínio, com conteúdos cada vez mais afastados do esporte e próximos de programas humorísticos, descaracterizando-os completamente. É necessário retomar programas com profissionais capacitados e debates inteligentes, discutindo temas que estão acerca do mundo esportivo em sua totalidade.


Continuemos observando!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Repositório é tema de dissertação!

Foi aprovada hoje a dissertação de mestrado do Rodrigo "Digão" Ferrari, um estudo de caso sobre o Repositório Institucional da Rede CEDES, apresentada ao PPGEF/UFSC.
A banca examinadora foi composta pelas professoras Leila Mirtes Magalhães Pinto (UFMG) e Ursula Blattmann (CED/UFSC), além deste orientador...
Temos, portanto, um novo mestre na Educação Física brasileira que já em março segue seu caminho acadêmico, iniciando o doutorado na área de Educação e Comunicação no PPGE/UFSC.
Além de cumprimentar o Digão pelo estudo e pelo brilhantismo da dissertação, me permito ressaltar que na construção do seu objeto de estudo - o repositório - tivemos os apoios inestimáveis da Katia Jucá (NPD/UFSC) e do Ari "Guego" Lazzarotti Filho (UFG).
Enfim, comemoremos! A familia LaboMidia está em festa!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

IX Semana da Educação Física da Universidade Federal de Sergipe

Já está disponível o blog da IX Semana da Educação Física da UFS, que será realizada nos dias 10 a 13 de abril. Confiram:

http://9semanaedf.blogspot.com/

Com uma programação diversa, incluindo conferências, mesas redondas, sessão de cinema comentado, comunicações científicas e mini-cursos, esperamos consolidar, cada vez mais, a Educação Física sergipana e regional.

Maiores informações:
9semanaedf@gmail.com

Participem!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais um "A década do esporte"... muito bom!

Vejam essa dica do Blog do Cruz: postagem no blog do Alberto Murray

(Blog sobre o Movimento Olímpico)

A Década do Esporte.

fevereiro 1, 2012

Há um anúncio bobo, ufanista, veiculado na televisão em que uma marca de material esportivo alardeia: “Esta é a década do esporte no Brasil.”

Que bom seria se essa vinheta fosse verdadeira. Essa seria, sim, a década do esporte se víssemos o país implantar uma política esportiva de estado, desapegada de motivações políticas, que levasse a educação física a todas as escolas públicas do Brasil, no prazo de dez anos.

Se as autoridades governamentais das áreas do esporte, da saúde e da educação, discutissem um plano que vinculasse atividades comuns a esses três setores, que são intimamente interligados. Mas que no Brasil caminham totalmente dissociados

Seria tão bom se o Congresso Nacional criasse uma CPMI para depurar como e aonde são gastos cada centavo de dinheiro do povo destinado às Confederações e ao Comitê Olímpico Brasileiro. Se Deputados e Senadores criassem novas leis, que obrigassem as entidades dirigentes do esporte nacional a serem mais democráticas e transparentes. Que os recursos públicos, inclusive das estatais, fossem majoritariamente aplicados em projetos sociais do esporte.

Se a Educação Física fosse uma disciplina tão valorizada na grade escolar, como são português, matemática, geografia e história. Se fossem recuperadas, a preços justos, uma infinidade de praças esportivas espalhadas pelo Brasil, hoje completamente abandonadas, mas que quando foram erguidas custaram muito dinheiro aos bolsos dos contribuintes. E se essas mesmas praças de esporte estivessem à disposição das populações jovens, da terceira idade, que pudessem inserir no seu cotidiano a prática saudável do exercício físico, devidamente orientadas por profissionais especializados.

Se fosse inserida na grade curricular aulas de educação olímpica. Se houvesse uma lei que determinasse que, após a Copa do Mundo, alguns dos estádios construídos com financiamento do BNDES, principalmente os do Norte e Nordeste, fossem transformados em centros populares de desenvolvimento do atletismo. Tais estádios já deveriam ser projetados de forma a, findo o mundial de futebol, comportarem pista de atletismo.

Mas essa “década do esporte” não será nada disso. Serão os anos das grandes obras faraônicas, que certamente serão superfaturadas. E que resolverão os problemas de muita gente. Menos do esporte brasileiro.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CREF e Policia Militar: tudo a ver!!!

Deu no G1: o CREF de Amazonas vai ter o "auxilio" da Polícia Militar em seu trabalho de "fiscalização".
Mais do que o absurdo da situação (será que a Polícia Militar não tem coisas mais relevantes para fazer pela sociedade que lhe paga?), a notícia carrega um simbolismo insofismável: as ações do sistema CONFEF/CREFs nada mais tem sido mesmo do que atos policialescos, de constrangimento, de repressão, enfim... Finalmente, eles se encontraram!

Para ver mais: http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/02/conselho-de-educacao-fisica-recebe-auxilio-da-policia-militar-do-amazonas.html

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Convite-Jogo para reflexão

Olá colegas Labomidiáticos, segue abaixo um convite e uma reflexão elaborado pelo Professor Hamilcar Silveira Dantas Júnior do DEF/UFS e parceiro do Observatório...segue:

Depois do acontecido no Egito e da grande quantidade de mortos que foram apenas se divertir em um jogo de futebol, vemos qua a história se repete, como diria Marx, como farsa. Até que ponto estamos seguros? O que gera a violência, especialmente no esporte, propalado como palco da "paz e da união"? O hooliganismo acabou? Há relação com o contexto político do Egito, agora um "país democrático" (??????) sob as bençãos de Washington D. C.?

É só pra gente pensar..... Estimulando mais, convido vocês a darem uma checada em mais um jogo histórico amanhã. Millwall F. C. x West Ham United, a maior rivalidade do futebol inglês (menos pela técnica esportiva e mais pela violência que historicamente o cerca), será realizada mais uma vez. Neste sábado, às 10h25 (09:25 no horário de Aracaju), a ESPN vai mostrar, ao vivo, pela 2ª divisão da Football League, o duelo de maior rivalidade e violência do futebol inglês, aquele outrora palco do hooliganismo (será outrora? Até que ponto o hooliganismo está contido, como e porque?).
Só lembrando, o atrito histórico e violento entre os torcedores do West Ham United e do Millwall já foi reproduzido no cinema no filme "Hooligans" (que debatemos no nosso último seminário de extensão). No primeiro turno, sem transmissão, no New Dean, casa do Millwall, uma bem sucedida operação policial foi realizada, o que talvez possibilitou a liberação da transmissão deste no célebre Upton Park, da Green Street (Lembram o nome da gangue do filme, Green Street Hooligans?). O jogo deve ser uma pelada. Mas é um momento interessante (para os que se interessam pela temática), para ampliar os olhares sobre o futebol e o contexto atual.
Abraços a todos.

Hamilcar.

Entrevista com Orlando Silva Jr.

Pessoal confiram a entrevista exclusiva do Ex-ministro dos Esportes Orlando Silva Jr.
Mesmo admitindo erros saiu criticando o Governo Dilma por terminar com a empresa Brasil 2016, que segundo ele teria mais capacidade de gerenciar o preparativos para as olimpíadas, o que pode ser perigoso para o país. (tá bom...) acessem o hiperlink no título da matéria.
Abraços



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O LaboMídia no TIES 2012 - III Congresso Europeu de Tecnologias da Informação na Educação e na Sociedade: Uma Visão Crítica

O LaboMídia, representado pelos professores Fernando, Iracema, Lyana, Rogério e Diego, está apresentando neste momento um pouco da história do grupo no III Congresso Europeu de Tecnologias da Informação na Educação e na Sociedade:  Uma Visão Crítica, que acontece de 1 a 3 de ferereiro de 2012 em Barcelona  - Espanha.


A apresentação, intitulada La Educación Física Brasilera y las Tecnologías de la Información y Comunicación: reflexiones a partir del LaboMídia/UFSC, parte da página online do LaboMídia para contextualizar as relações entre a Educação Física, Comunicação e Mídia no Brasil, a história do grupo, suas produções de ensino, pesquisa e extensão, assim como as iniciativas para a socialização do conhecimento a partir do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) e do Portal da Rede Cedes.

A crise dos clubes e a implosão do clube dos 13

Temos acompanhado, neste início de ano, as primeiras consequencias da implosão do clube dos 13 e do monopólio concedido à Globo pelos clubes brasileiros.
Acostumados a obter empréstimos bancários e/ou antecipações de receita da Globo, alguns clubes brasileiros (sobretudo, os endividados de sempre) estão vivendo uma crise financeira semelhante à de 2002 (quando a Globo Esporte quase quebrou por causa do déficit com a compra exclusiva da Copa da madrugada - Japão e Coréia - e por efeito cascata terminou até na redução de salários de jogadores com contrato em vigor!).
Salários atrasados, poucos investimentos em contratações, jogadores se rebelando e se negando a concentrar para jogos, outros entrando na justiça por verbas devidas, etc. Situação que é agravada pela crise do Euro, que ameaça contaminar a economia mundial, fazendo com que as grandes empresas globais andem andando de lado e por isso não invistam em patrocinio e publicidade dos clubes.
Como a Globo hoje não tem mais resistência ao seu monopólio, a medida que renovou a exlusividade do Brasileiro por mais 4 anos, ela decidiu mudar a forma de repassar as cotas anuais do clubes, agora a conta-gotas, e reduzir drasticamente as antecipações de receita.
Péssima hora para os clubes implodirem a sua associação, que servia de avalista dos empréstimos e garantia também a eles antecipações de receita da Globo.
É pra gente perceber como o poder de mídia (nesse caso, da Globo) sobre os clubes constitue mesmo o "esporte-da-mídia".
Observemos os próximos passos...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Igualzinho ao Brasil

pessoal, mais um reflexo da mídia-educação na Inglaterra....
A Agência Reguladora da publicidade do Reino Unido (ASA) proibiu a veiculação de um anúncio da L'oréal, por exagerar na "maquiagem digital" da atriz. Eles queriam vender um creme antirrugas, mas não deu certo...
Segue a notícia