domingo, 30 de setembro de 2012

Megaeventos - boa dica de periódico temático

Pessoal,

O Marcio passou a indicação de um número temático de um periódico pernambucano (Coletiva) sobre megaeventos, com autores muito bons e entrevista com o Juca Kfouri.
Imperdível!
Ver em: http://www.coletiva.org/site/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=107&Itemid=72

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lançamento de Livros do CONECE/BA

Olá amigos, Venho compartilhar aqui uma foto do lançamento do nosso Livro com o título Projeto Orla: Estrutura, equipamentos e usos da Orla na Praia de Atalaia em Aracaju/SE, que aconteceu em Feira de Santana/BA no dia 20 de Setembro de 2012, no CONECE, Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Nesse mesmo dia aconteceu também o lançamento do livro do nosso colega de grupo, o Professor Fábio Zoboli, com o título Cisão CorpoMente: espelhos e reflexos nas práxis da Educação Física. É isso galerinha, agora que venha o ENOME.

domingo, 23 de setembro de 2012

Participação do LaboMídia UFSJ no IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Olá amigos,
venho divulgar aqui a participação do LaboMídia UFSJ no IV Congresso Sudeste de Ciências do Esporte, entre os dias 17 e 21 de Setembro, em Vitória -ES. O grupo esteve representado por dois trabalhos apresentados no GTT Comunicação e Mídia, um deles entitulado "EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA – EDUCAÇÃO: BASQUETEBOL E SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II, de autoria de Rodrigo Augusto Resende Morais, e a pesquisa coletiva do grupo "CARACTERISTICAS DO DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE NA #CAMPANHA FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER", apresentada por Galdino Rodrigues de Sousa e Diego S. Mendes. Os textos em breve estarão disponíveis no site do evento: http://www.conesef.pro.br/
Além disso, nosso colega Gilson Cruz Junior, do grupo de Floripa, ministrou o Mini-curso "Mídia-Educação (Física): provocações..."
É a galera do LaboMídia/UFSJ fazendo parte da história da divulgação dos estudos de Mídia e Educação Física na região Sudeste! Que venham os próximos eventos, especialmente o IV Enome - Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva - na UFSJ, em Novembro!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Motrivivencia 38 publicada!

Com satisfação, informamos que a Motrivivência ano XXIV, n. 38 (jun/2012) acaba de ser publicada no portal de periódicos digitais da UFSC.

O tema do dossiê são os programas sociais de esporte e lazer; temos também as seções de artigos e porta aberta. Convidamos a todos a navegarem em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/current

Em meu nome e do Mauricio Roberto da Silva, editores da revista, queremos destacar e agradecer mais uma vez o relevante trabalho desempenhado pela mestranda Bianca Poffo, nossa coordenadora editorial, assim como a cooperação inestimável dos amigos do portal de periódicos, nas pessoas do Alexandre e da Andrea Grants.

A capa vai aqui embaixo:



domingo, 16 de setembro de 2012

ComCiencia: tecnologias na educação e EAD

Dica do Compadre Laércio: a revista do LabJor/UNICAMP, a ComCiência n. 141 acaba de ser publicada com artigos relacionados à temática EAD e as tecnologias na educação.
Está disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/.
Vale a pena navegar pela revista, tem textos, reportagens e resenhas muito interessantes.
Boa leitura!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Palestra do Dr. James Paul Gee no IV Seminário de pesquisa em mídia-educação e I Seminário UCA BASC.


domingo, 9 de setembro de 2012

$eleção Bra$ileira

Nesta semana pude acompanhar algumas notícias relacionadas aos jogadores convocados por Mano Meneze$, atual técnico da seleção brasileira. No entanto, a maioria das notícias se referem aos valores das negociações de alguns jogadores convocados. 

Um exemplo é a notícia do globoesporte.com, falando sobre o valor do quarteto da seleção brasileira Hulk, Thiago Silva, Oscar e Lucas, que somadas as suas transações, são nada mais, nada menos que R$434 milhões (veja aqui). E na manhã de hoje (09/09/12) a primeira notícia que li, no blog do Paulinho, foi a de que desde que Mano assumiu a seleção brasileira, os jogadores por ele convocados já renderam R$ 1 bilhão em negociações, no prazo de 2 anos.

Uma campanha muito forte para a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF foi necessária para uma mudança no comando do nosso futebol, mas ao que parece nada mudou nos bastidores. Ao que parece a seleção brasileira, antigamente respeitada, nada mais é que uma vitrine para os empresários ligados aos comandantes da seleção brasileira Mano Menezes e Andrés Sanches.  Este esquema foi denunciado pelo deputado Romário esta semana em seu twitter. 

É o futebol brasileiro tomando rumos que me fazem acreditar que este esporte irá se tornar um esporte voltado para as classes sociais mais altas, pois tamanho o investimento que os clubes terão que fazer para manter ou comprar jogadores será muito alto, e de alguma forma estes clubes terão que reaver o prejuízo, e quem acabará pagando o pato, seremos nós torcedores.

São os novos e tristes rumos do futebol, a nós resterá o dever de contar as próximas gerações de como este esporte um dia moveu multidões sem nenhum interesse financeiro.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Gordo ativo agora é saudável... mudança paradigmática no campo hegemônico da EF? Será?

Não tenho como não compartilhar com vocês a informação que acabo de ler. Até porque, no mesmo dia em que vejo notícias que questionam o uso de isotônicos (e a denúncia de que suas indústrias criaram uma "cultura de hidratação" na base dos discursos científicos - e aí fica a pergunta: a que, e a quem, destina-se a ciência?), apareceu essa que condiciona a obesos que praticam atividades físicas, "gordos ativos" uma boa condição saudável, igualando aos "magros". Qualquer magro então é saudável? Será que a partir desses dados, a gente não poderia pensar para além do que se manifesta e do que sempre se pretende "comprovar" (pricipalmente a Educação Fisica e a Medicina), ou seja, por detrás dessa questão do bem-estar ou do "ser saudável" tem muito mais segredos do que a simples prática de atividade física?
Copio o link da UOL... leiam e pensem a respeito! O debate está aberto...

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1148508-gordo-ativo-e-tao-saudavel-quanto-magro-dizem-estudos.shtml

05/09/2012 - 05h02

Gordo ativo é tão saudável quanto magro, dizem estudos

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA + SAÚDE"

Dois estudos publicados hoje questionam o conceito já cristalizado de que gordura extra é sempre sinal de maior risco para a saúde.
O fenômeno é chamado pelos pesquisadores de paradoxo da obesidade: em certos casos, os quilos além da conta não indicam perigo e podem até ser protetores.
A primeira pesquisa analisou dados de 43 mil americanos divididos em grupos conforme o nível de obesidade e os resultados em testes de colesterol, pressão arterial e condicionamento físico.
Após um acompanhamento de cerca de 14 anos, os médicos, liderados por Francisco Ortega, da Universidade de Granada (Espanha), perceberam que os obesos considerados saudáveis após os exames tiveram um risco 38% menor do que os não saudáveis de morrer por qualquer causa. A redução de morte por problema cardíaco ou câncer foi de 30% a 50%.
O desempenho desses gordos "em forma" ao longo do tempo foi similar ao dos magros saudáveis, segundo o estudo, publicado hoje no "European Heart Journal".
Outro trabalho, na mesma edição da revista especializada, analisou, por três anos, a mortalidade de 64 mil suecos com problemas cardíacos (como angina e infarto) submetidos a um exame de imagem para determinar a saúde de suas artérias coronárias.
Os pacientes foram subdivididos de acordo com seu IMC (índice de massa corporal, calculado dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado, em metros).
O gráfico de mortalidade ficou em forma de "U": quem estava nos extremos (muito magros ou obesos mórbidos) tinha risco mais alto de morrer do que paciente intermediários, com sobrepeso ou obesidade moderada.
De acordo com o cardiologista Eduardo Gomes Lima, do Hospital 9 de Julho, esses achados propõem um questionamento ao uso do índice de massa corporal como método para avaliar obesidade.
"Dizer que um IMC a partir de 30 significa obesidade é suficiente? Nessa população vai ter obeso de verdade, mas também uma população com boa condição física, com muita massa magra. Não dá para colocar o IMC como grande definidor de prognóstico dos pacientes."
A pesquisa que acompanhou os americanos credita o melhor condicionamento físico dos obesos saudáveis como responsável pelo menor risco de morte observado nesse grupo em relação aos não saudáveis.
De acordo com o cardiologista Raul Santos, diretor da unidade de lípides do Incor (Instituto do Coração do HC de São Paulo), os exercícios reduzem o impacto dos efeitos prejudiciais da gordura.
"O exercício tem ação anticoagulante, ajuda a dilatação dos vasos e melhora a resistência à insulina, tendo um efeito contrário ao da obesidade. É melhor ser um obeso que se exercita do que um magro sedentário."
Para Santos, no caso do estudo com cardíacos, o efeito protetor conferido aos obesos moderados é mais difícil de explicar. Uma possibilidade é a de esse grupo ter pessoas com menos gordura abdominal, que produz substâncias inflamatórias e é um conhecido fator de risco cardíaco.
"Recomendamos a quem tem problema cardíaco perder peso, especialmente se a pessoa for barriguda."
Lima afirma que não se deve ficar com a impressão de que a obesidade não tem consequências. "A obesidade mórbida sempre está associada a um prognóstico pior."
Para ele, o importante é a necessidade de redefinir os limites da obesidade. "Talvez a gente esteja sendo muito rígido nessa avaliação."

domingo, 2 de setembro de 2012

Lá como cá?

Estudiosos britânicos das Ciências do Esporte  acreditam que os Jogos Olímpicos de Londres não deixarão nenhum legado relevante para a EF escolar.

Entre outras coisas, eles acusam a falta de investimentos em programas para o ensino e o incentivo à prática esportiva nas escolas primárias, enquanto que os fundos para o esporte de alto rendimento, que valeu à Inglaterra o terceiro lugar no quadro de medalhas, ficaram a maior fatia de recursos.

Vale a pena ler em: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6116860-EI8266,00-Para+especialistas+legado+olimpico+em+escolas+britanicas+e+improvavel.html