terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Educação Física, esporte e mídia: aproximando-se do tema para entendê-lo melhor!

Durante o curso de verão, uma das disciplinas oferecidas ao curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe chama-se "Esporte e Mídia", oferecida em regime concentrado, com duração de 60hs/aula. Iniciamos dia 18/01 e iremos até o dia 07/02, procurando compreender melhor as relações entre esporte e mídia e as repercussões disso ao campo da Educação Física.
Para isso, numa primeira abordagem, a turma formulou conceitos próprios sobre "esporte", "mídia" e num terceiro bloco, sobre as "relações de esporte-mídia para a Educação Física". No texto que segue, apresentamos, então, esses entendimentos da turma composta por Alan Lagoa, Alan Pedro, Carla, Crislany, Danielle, Danillo, Flore, Keyte, Larissa, Renan, Silvan e Taciana - sob a orientação do Prof. Cristiano.

ESPORTE
A turma 2010-3 pensa que o esporte é um fenômeno cultural que surgiu a partir das necessidades lúdicas, de lazer e recreação, antes, chamado de jogo.
Os jogos foram, aos poucos, sendo institucionalizados para que pudessem ser utilizados de forma uniformizada e com regras fixas para todos os atletas, tendo em vista a igual oportunidade de competição. Essas regras foram criadas para organizar o jogo e atender aos interesses políticos, sócio-econômicos e de lazer da sociedade.
O espetáculo esportivo, muitas vezes, esconde os desafios físicos enfrentados pelos atletas de alto rendimento, ao proporcionar diversão e entretenimento por parte de quem assiste, principalmente através de meios midiáticos. O esforço físico, movimentos automatizados e a pressão psicológica nem sempre trazem benefícios à saúde dos mesmos, como é veiculado com frequência na mídia.
Outro problema encontrado no esporte é a estereotipação sexual entre os jovens. Uma vez que existe uma padronização de gênero em determinados esportes. O professor de Educação Física poderá contribuir na compreensão e incorporação de conteúdos relacionados com a desmistificação de preconceitos, seja ele de gênero, de raça ou físico.

A MÍDIA
Com o advento da modernidade emerge o processo de globalização que estabeleceu uma relação de proximidade nos planos econômico, social, cultural, político entre os países do mundo. Um dos pontos que contribuiu pra este procedimento foi/é o processo de difusão de informações por alguns meios cada vez mais freqüentes na sociedade, deste modo, as informações, que chegam das diversas e mais variadas formas, tornou-se cada vez mais acessíveis à população, capaz de atingir varias pessoas em diferentes lugares ao mesmo tempo. São vários os instrumentos/meios tem esta funcionalidade como, por exemplo, a TV, rádios, internet, cd, revistas, livros, jornais, e até mesmo o cinema, que nos informa os acontecimentos e fatos do dia-a-dia. Esses instrumento/meios são denominados Mídia. A mídia é todo meio de comunicação no qual se propagam informações, possibilitam conhecimentos, entretenimento e etc. podem influenciar a vida dos indivíduos, visto que, é através dela que a população toma contatos com as novas tendências , questões sobre saúde, alimentação, sobre atividades físicas, novas teorias e conceitos etc. A mídia pode ser influenciadora e sensacionalista, mas ainda é um meio importante para todos aqueles que buscam se atualizar.

RELAÇÃO ESPORTE-MÍDIA-EDUCAÇÃO FÍSICA
O surgimento da EF foi marcado pelo pensamento médico. Logo, se voltarmos ao passado, a ginástica européia foi muito praticada pelos alunos na escola com o intuito da melhoria da condição física e educação do corpo. Hoje, já temos a EF como algo além do corpo, como a cultura corporal de movimento. Já quando nos referimos ao esporte, tradicionalmente, ele é o objeto de estudo e também de trabalho da EF no campo de atuação. Com o desenvolvimento social do esporte e institucionalização do mesmo através da economia, da política e conseqüentemente da mídia, a EF se comporta como área responsável, historicamente, em tratar sobre esporte na escola, e não apenas com a finalidade de formar atletas como é normalmente divulgado. Assim, não pode deixar passar despercebida esta relação moderna e forte da mídia com o fenômeno esportivo.
Ao visualizarmos o esporte atrelado à mídia existem duas possibilidades: uma que seria a divulgação cada vez maior dos esportes e da importância dessas práticas na vida das pessoas além do entendimento das regras que envolve cada tipo de esporte proporcionando uma gama de conhecimentos para aqueles que não os têm no dia-a-dia, além de que, em outras áreas como a biológica, a mídia vem proporcionar um grande auxílio mostrando o real papel deste ramo da ciência dentro da sociedade, ou seja, como e onde ela pode está atuando em prol de todos; segundo, a mídia vincula muito a EF somente ao esporte alienando as pessoas a uma única prática, ela acaba por propagar informações que perpassa pelo campo de atuação da EF de forma muito superficial, simplificando conceitos a serem trabalhados pela área. Visto que o discurso midiático também não tem somente o intuito de divulgar informações, na maioria das vezes, existem interesses secundários nas veiculações midiáticas como a comercialização de alguns produtos relacionados ao esporte.
Pouco se discute o esporte do ponto de vista cultural, e por esse motivo a EF deve estudar o esporte em todos os campos científicos possíveis (biológico, físico, técnico, cultural, lúdico, etc.).Por fim, verificamos que a apropriação desta relação é necessária para levar reflexão e pensamentos críticos aos alunos além de ampliar o conhecimento e proporcionar debates nas aulas de EF, pois a mídia tem um forte poder de influenciar a opinião da sociedade sendo a EF a principal responsável em tratar criticamente esta relação de esporte/mídia/Educação Física na escola, utilizando a mídia também como aliada para divulgar vários esportes auxiliando assim as aulas de EF. Contudo, sabemos que o que está na mídia, está na moda. E, se refletirmos, quem está fora da moda, está fora da pauta de discussão da sociedade

21 comentários:

Alan Lagoa disse...

O curso esta sendo bastante interessante, pois estamos passando por vários temas relacionados à mídia, e discutindo outros que surgem com os debates, tendo espaço para expor as nossas opiniões e conhecer mais sobre a relação da mídia com a Educação Física.

Anônimo disse...

O interessante foi o modo como elaboramos o texto, penso que é importante disseminar essa idéia criativa de Cristiano. Primeiro, ele pediu para que cada um escrevesse e comentasse sobre "esporte", "mídia" e a "relação de ambos com a EF". No outro dia, ele trouxe as nossas idéias impressas, relatando que deveríamos, em grupo, uni-las em um só escrito. O resultado foi um texto abrangente de pensamentos e opiniões compartilhados por toda turma! Muito bom o exercício.

Abraços, Keyte.

Giovani Pires disse...

Opa, amigos, gostei da informação (da disciplina) e da produção dos conceitos.
Mantenham-nos informados do andamento do curso aqui pelo blog.
Parabens ao prof. Cristiano, pelo trabalho e pelo incentivo ao uso do nosso blog.
Abraço.

Silvan Menezes disse...

Poder participar desta discussão com o prof. Cristiano sobre esta temática da mídia e do esporte na EF vem mostrando que quanto mais se estuda e se debate sobre, mais questões a serem investigadas vão aparecendo. Muito boa oportunidade mesmo sendo uma disciplina de verão acelerada.
Abraço.

Unknown disse...

A idéia genial de postar um texto no blog, além de incentivar os alunos a tal prática é um bom texto para quem estuda o tema,pois existem várias possibilidades de discussões relacionadas à área da Educação Física que podem "abrir leque" para reflexões em outras áreas do saber. Já que a mídia está presente no nosso cotidiano torna-se a principal responsável em divulgar informações e conhecimentos como este texto aqui postado.
Abraço, Danielle

Alan Pedro disse...

Como disseram, a forma como esse texto foi elaborado instiga ao aluno o interesse de disseminar ótimas idéias de uma forma diferente de se aprender e também de ser mostrado(atraves do blog. Parabens professor mais uma vez pela sua iniciativa brilhante!

Obrigado!

ALAN PEDRO

Renan disse...

A relação entre Esporte/Mídia e a Educação Física é o foco da matéria que estamos cursando. Este texto demonstra um pouco esta relação.
Seguindo o pensamento do colega Silvan, este tema não para por aí. Quanto mais se discute, mais indagamentos surgem. Nada mais democrático e "midiático" do que a exposição do tema no blog do Observatório.
Uma ótima iniciativa e uma metodológia "Supimpa".
Abraço, Renan.

OBS:Quanta formalidade...
XD

Carla Carolie disse...

O interessante neste trabalho foi a oportunidade de "formular" conceitos a partir das idéias da turma sobre o assunto, possibilitando, desta forma, a construção de um conhecimento.
A experiencia, para mim, foi inovadora e interessante,pois tive a oportunidade de participar da construção deste texto e de poder vê-lo exposto no Blog. Parabéns Cristiano pela iniciativa.

Obrigada!

Carla Caroline

Diego S. Mendes disse...

Parabéns Cris e galerinha da turma!
Essa é uma forma bastante rica de nossos estudantes irem se aproximando da linguagem dos blogs e também desenvolverem uma cultura de partilhar saberes e experiência pela net!

Valeu galerinha, ta ficando filézinho com fritas!

Renan disse...

Filézinho com fritas é muito bom!
Valeu Diego!

taciana luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
taciana luiza disse...

Realmente esta sendo uma experiência maravilhosa pode discutir na Educação Fisica as possibilidades entre o esporte e a mídia e ainda utilizar-la em sala de aula, deixando de lado dicotomia entre o pratica e teoria. abraço,Taciana Luiza

Crislany Oliveira disse...

Bom dia galerinha! Creio q alguns dos meus colegas receivam comigo esta disciplina!
Devido ao semetre passado em Tópicos I, com tantos textos para Ler em curto prazo de Tempo!
Cristiano sabe o problema a meu ver não era simplesmente os textos, mas o Pé de Guerra MONOGRÁFICO
que enfrentávamos. E se esta disciplina, Tópicos I, fosse no 5º Período, daríamos conta, sem maiores problemas,
mas enfim, conseguimos superar mais este desafio, então valeu a pena.
Já em relação a disciplina de verão, percebi q Cris, ouviu nossos argumentos, por conseguinte, uma lição aprendeu!
Tudo muda desde que façamos por onde! Para mim esta disciplina tá sendo uma DELÍCIA! Apesar de ter faltado
DOIS dias, Adorei a maneira que Cris está regendo a disciplina! Essas Aulas são plausíveis e serão USADAS
por mim, na Prática Docente! Bjão e Té mais galerinha! Fuuuiii... rsrs (:P)

Unknown disse...

Como diz diego essa matéria está "filezinho com fritas"!!!
So teno a agradecer a Cristiano por essa experiência maravilhosa que esta sendo o curso!!
A matéria da muito o que pensar e muito material pra ser usado em aula!!

Danillo Cruz disse...

Inicialmente ressalto a importância da leitura para que haja o entendimento de certos fatos corriqueiros em nosso meio. O que me deixa feliz é o fato de deixar de ser um mero telespectador para analisar o que "eles" estão passando como informação!Onde "eles" querem chegar com tal informação!E como princípio, saber o porque as pessoas deixaram de bater papo em suas portas para assistir aquela novela que passa naquele horário!Qual consequência disso? Aproveito para mandar um salve para o Prof. Diego Mendes. Grande abraço Danillo Cruz

Alan Q Costa disse...

Olá Pessoal,

Daqui de SP vou tentando acompanhar o Blog e ao mesmo tempo tentando ressuscitar o meu!rsrsrs

Parabéns Cris pela iniciativa e espero ver mais gente entendo mais ainda sobre esporte, mídia e EF!!

Abs paulistas
A

Sergio Dorenski disse...

Parabéns Cris e a turrmaa! Gostaria de ouvir a Paula Aragão e o Mazinho como eles vêm o crescimento da discussão (mídia e Educação Física) no DEF, pois participaram das primeiras discussões.Continuemos com a pegada!

Cristiano Mezzaroba disse...

Pessoal, valeu pelos comentários! Queria agradecer a todos/as pelas manifestações, e principalmente à turma pelos momentos compartilhados de conhecimento e aprendizagem, apesar do "calor" de Aracaju em pleno verãozão! Mas como diz o ditado, "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena".

Já tem outro texto postado, pelo grupo de Keyte, Renan, Alan Pedro e Alan Lagoa! não deixem de ler e fazer seus comentários. Até sexta-feira, mais dois textos estarão lá, textos estes que servem como aproximação á temática da disciplina e exercício prático de pensar a própria formação a partir das relações entre esporte e mídia no nosso campo da EF.

Anônimo disse...

Essa discussão foi algo muito interessante e bastante proveitoso para nós enquanto futuros professores da area, já que é extremamente necessário sermos detentores dos principais conceitos sobre a Educação Fisica antes de aplica-lo de forma pratica em aula. Além disso, o debate proporcionou analisarmos de diversos olhares o significado desses instrumentos de trabalho de forma bastante ampla, o que nos oferece um maior conhecimento sobre a Educação Fisica e seus diversos objetos de estudo. Adorei esta atividade e acho que foi algo muito valido para nossa formação.

Bjos
Flore Taise

Diego S. Mendes disse...

Valeu Danilo, pelo Salve!
Aproveito essa mensagem pra agradecer a participação do nosso colega paulista, Alan Costa, como sempre, muito bem vindo!

Unknown disse...

Qual o principal tipo de espote veiculado pela midia?