sábado, 2 de abril de 2011

Mini Curso Educação Física, Esporte e Mídia na SEF/UFS

Nos dias 29 e 30 do mês que acaba de ir embora (março) foi ofertado o mini curso de Educação Física, Esporte e Mídia na Semana Acadêmica do Departamento de EF. da Universidade Federal de Sergipe (UFS) organizado pelo Labomídia/UFS e com a participação de 26 inscritos, sendo que entre estes estavam alguns professores da rede estadual, alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura do departamento e também de uma funcionária que trabalha no sistema de saúde do município de Aracaju.
No primeiro dia o Prof. Sérgio Dorenski apresentou o grupo, contextualizou brevemente o percurso histórico dos estudos em mídia, educação e Educação Física e a partir disto desenvolveu um bom debate com os participantes para apresentá-los um dos conceitos básicos dos estudos do grupo, o de Mídia-Educação.
Ficou para o segundo dia de mini curso a apresentação de alguns dos trabalhos já realizados pelo grupo em geral como o do "Pan Rio 2007", a "Análise do JASC" e o "Projeto Orla" com a "Copa Petrobras de Tênis", além também dos trabalhos individuais ou em sub-grupos como o "Agendamento" do Cristiano Mezzaroba e o "Olimpíadas Rio 2016" de autoria conjunta dos acadêmicos Guilherme, Rodrigo, Tamires e do que vos escreve (Silvan), quando tínhamos a intenção de mostrar aos presentes como é possível estudar, pesquisar e trabalhar com o entrelaçamento da Mídia e da Educação Física. Na sequência, procuramos fazer uma aproximação inicial dos participantes com o olhar crítico sobre algumas mídias. Levamos mídia impressa, representada pelos exemplares do "Jornal da Cidade" da última semana, alguns exemplares das revistas "Boa Forma" e "Corpo a Corpo", além de vídeos de uma edição do "Globo Esporte" e duas matérias de telejornais que tratavam sobre o "Mercado do Corpo" e o "Mundo Fitness". Os participantes separaram-se em três grupos e tiveram um tempo para analisar o que destacava-se nas mídias ofertadas a partir da discussão realizada durante o mini curso.

Por fim, aconteceu uma discussão muito boa com os participantes e ficou claro que o olhar crítico foi dispertado nos presentes. Ah, vale ressaltar a presença de praticamente todos os inscritos até o final do mini curso participando ativamente das discussões.


Não esquecendo de destacar a competência de sempre do Prof. Sérgio Dorenski na condução do Curso com todo seu conhecimento e capacidade provocativa, além da colaboração dos antigos e novos integrantes do grupo que se fizeram presentes no apoio e na participação ativa (Luciana, Mazinho, Cristiano Mezzaroba, Jofre, Janderson, Russel e eu, Silvan).
Vamos a cada evento e experiência nova, nos esclarecendo, educando, profissionalizando e alcançando voos mais distantes, além de contratando novos integrantes. Seja Bem-vinda Acácia.
Abraço.

8 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Silvan! Muito legal o relato contando um pouco do que aconteceu nos dois dias. Infelizmente me fiz presente ativamente só no segundo dia, mas tenho certeza que para aqueles que lá estavam, despertou-se o interesse e a curiosidade de muita coisa que está no nosso dia a dia mas que "faltava aquele empurrãozinho" pra pensar/articular com suas intervenções pedagógicas na Educação Física. Seria legal lermos aqui relatos daqueles que participaram... parabéns ao Grupo e em especial ao Sérgio (que embora se doutorando, abriu um tempo de sua agenda pra nos ajudar) e ao Silvan (assumindo essa responsabilidade no último semestre do curso, fazendo sua monografia). Comentem aí, galera...

Giovani Pires disse...

Silvan, parabéns pelo relato!
E parabéns ao grupo pelo minicurso e também pelas atividades (que foram muitas, eu sei) na semana acadêmica do DEF/UFS.
O LaboMidia/UFS demonstra sempre com muita competência como se construir e consolidar um grupo de pesquisa.
Na proxima semana será inaugurado o LaboMidia/UFPR-Litoral, noticia quentinha do camarada Jaca-Mor.
Fico "troncho" de orgulho e alegria com essas novidades.
Parabéns! Abraço a todos/as.

Acácia Priscilla disse...

Silvan, muito obrigada!!
Amei a sua descrição do mini-curso.
Muitas vezes qd lemos alguma revista ou vemos algum programa na TV nos questionamos por quais rumos algumas matérias querem nos levar?
Quais as encomendas que são feitas a nós professores através dessa mídia de "culto ao corpo sarado"?
Como ela influencia em nossa atuação profissional, seja na escola ou na saúde pública?
Essas e outras discussões nos aguardam no grupo....rsrsrsrs
Empolgadíssima.....
Xero

Carol Garcia disse...

Pois é galera, o mini-curso realmente foi um sucesso e estamos todos de Parabéns, valeu galera!

Marcel Alves Franco disse...

Parabéns pelas exímias palavras, Silvan!

Sem sombra de dúvidas estão contribuindo na formação de muitas pessoas!

Só de ler este post já se sente uma instiga. Uma curiosidade. Uma vontade de ter estado presente.

Sucesso!

Anônimo disse...

Olá pessoas! Parabéns ao Grupo e ao responsável por tudo isto...nosso Gio!Vou colocar abaixo o comentário de um dos participantes que considero importante para nossas reflexões.
“Acredito que pode ter existido um não esclarecimento sobre o que fazer e como fazer, o que procurar no jornal/Revista/Tv, dar destaque a quê... Talvez fosse necessário explicar um pouco mais sobre as práticas... penso que pode ter existido uma lacuna no 1º e 2º dias. Percebi isto ao ver a “análise”, ou melhor, os comentários sobre o jornal e as perguntas dos componentes do meu grupo, pois eles não sabiam o que fazer com o programa de TV, o que analisar.”
A idéia nossa era a partir do conceito de mídia-educação pensar em nossa prática, seja na escola ou em outro campo e por isso, apresentamos algumas experiências do grupo. A parte prática não tinha um “enredo”, a idéia era provocar o espanto e ai pensar em ações. Como a questão do corpo “belo” – tanquinhos - nas revistas, as matérias do futebol, os ídolos, a narrativa da TV etc, e muitos outros que foram apresentados pelos participantes. Este curso foi como uma introdução para que não ficasse muito pesado e despertasse o interesse aos participantes. Fico feliz pelo comentário e vamos pensando nos ajustes para o próximo.
Sérgio Dorenski

Anônimo disse...

=/ Bateu-me uma tristeza no peito agora, lendo essa postagem e esses comentários legais sobre o minicurso e não ter tido condições de ir participar mesmo depois de tudo combinado para tal... que virose mais importuna... vou ter de ficar na espera da "próxima atração".
Ah, seja bem-vinda Acácia!

Keyte.

Janderson disse...

É isso ai galera, tenho certeza que esse mini-curso ficou muito legal e não tenho dúvida que na próxima semana de Educação Física estaremos novamente presentes!!

Abraço!!