quarta-feira, 23 de maio de 2012

Futebol para a elite, TV para o povo?

Pessoal,

Olhem que interessante comentário foi postado no endereço abaixo.
Refere-se a episódio ocorrido no ultimo Bem, amigos..., do SporTV.
Alberto Helena, creio que já meio senil mas nem por isso menos reacionário, defendeu que os estádios de futebol devem ser para a elite, que pode pagar ingresso de cem reais.
E que o povão deve mesmo consumir via TV.
Vale a pena ler e quem sabe repercutirmos por aqui.
http://br.esportes.yahoo.com/blogs/tv-esporte/jornalista-defende-elite-no-est%C3%A1dio-e-torcedor-comum-130507444.html

6 comentários:

Jogos Pedagógicos disse...

Pois é...como disse o Oliver Seitz, o futebol precisa da globo, ou seja, a globo não precisa do futebol. Ver em

http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/04/3,11151,POR+QUE+O+FUTEBOL+NAO+SAI+DA+GLOBO.aspx

O Luis Roberto deu uma deixa interessante: os preços deveriam ser flutuantes e flexíveis, desde R$ 5 a R$ 100 para o povão, dependendo do jogo. Bem, para quem quer conforto, sempre foi caro... estacionamento então... é roubo... isso não vai mudar não. O Alberto Helena não deixa de ter uma certa razão... pela TV, o jogo é completo, tem narração, comentário e, se juntar torcedor, torcida e cerveja... no campo, tem emoção "ao vivo" e violência, tudo muito caro e com muito risco para a família comum, então, a primeira opção não é ruim, afinal dentro disso tá a tese do Oliver, o povo precisa da globo, o futebol precisa da globo... se eles manipulassem, todo mundo mudaria de canal, mas eles entenderam o caráter social e democrático que deveriam assumir e hoje temos no futebol, verdadeiros fetiches de imagens e análises!

Renato Sampaio

Diego S. Mendes disse...

Olá Gio, ótima essa postagem. Infelizmente nosso país é enraizado na defesa da manutenção das desigualdades sociais. Imagine só, defender que a segregação econômica é legítima e que o espetáculo esportivo mediatizado em substituição da experiência vivida é saída para os pobre...bem, num país em que ruralistas defendem a impunidade a sí próprios e o uso legítimo das matas ciliares e são ouvidos. Num país em que "comunicadores" reivindicam que não haja regulação do setor midiático, e são ouvidos, sob o argumento de que é censura. Não seria de se espantar mesmo!

Giovani Pires disse...

Quando alguém, com responsabilidade pedagógica na formação de professores, defende que estádio é para elite e TV para o pobre, alguma coisa muita errada está acontecendo. No minimo, uma inversão de prioridades.
Ora, nosso papel de educadores pressupõe que devemos incentivar nossos alunos a buscarem o direito de acesso completo à cultura esportiva, como um patrimônio cultural da humanidade, sem restrições de genero, etnia, condição socio-econômica, etc.
Concordar que o espaço dos nossos alunos, normalmente de escolas públicas, é mesmo na frente da televisão (e só nela), é uma perversa discriminação por antecipação!
O custo do espetáculo, muitas vezes financiado pelo dinheiro público, é que precisa ser problematizado. Pagando um milhão por mês para um jogador, o preço dispara mesmo. Mas precisamos disso?

Anônimo disse...

Caros, acompanho o blog as vezes e me supreendi com o primeiro comentário postado, parece que vai na contra mão do bom senso...ou to errado?

Felipe - EF/UFOP

Cristiano Mezzaroba disse...

Pois é... poderia só dizer assim "sem comentários"... mas seria uma imbecilidade fazer isso num espaço para comentários!
Acredito que a lógica dos 100 reais também no estádio é ganhar mais dinheiro presencialmente também, já não bastando mais o que se ganha com as transmissões, publicidades, negócios de jogadores/transações. Como alguém que adora esporte - se arrepia quando pode colocar os pés no Olímpico e ver o Grêmio jogar! - acho que, como Prof. Giovani escreveu, deve haver algo errado quando alguém corrobora com essas opiniões elitistas. Felipe, tens razão! pensamentos divergentes é algo normal, mas quando se vai na "contramão do bom senso", como vc escreveu, aí a coisa fica mais perigosa. Eu já discordo que o povo precisa da Globo, o povo não quer só comida, diversão e Globo... ou a Record, com a "porcaria" da tranmissão do Pan/2011, o povo quer decência, possibilidades, quer diversão? claro que quer, mas não quer a toda hora manipulação barata! Seguimos...

Sergio Dorenski disse...

Valeu Gio trazer esta discussão para cá. Já algum tempo que se vê este papo circulando entre os meios, principalmente quando há pancadaria nos jogos. Talvez, estejamos ai presenciando mais uma vez este engodo! Obviamente, que se fala de tv, mas entenda-se fechada, como já o é hoje. Para que possa ter acesso precisamos pagar também a televisão. Infelizmente, somos embriados pela paixão ao futebol e não cruzamos os braços, os olhos, tudo e fazemos greve! Esta é a palavra de ordem - um tanto ingênua - mas com o intuito de criar campos de resistências à segregação e por isso, o espaço escolar é um importante para reflexão, juntamente (com, através)dos alunos. Fredric Jameson disse em a cultura do dinheiro, "para mobilizar as pessoas, elas precisam identificar as forças que as estão oprimindo". A meu ver os Mega Eventos aqui no Brasil soa como um "Agendamento" para esta elitização e futuramente vamos aceitar sem resistência nenhuma, pois, já nos acostumamos (leia-se a partir de 2014)...Eita povo, hoje presenciei, em vários Estados brasileiros paralizações em diversos segmentos - educação, transporte, saude etc - mas,não conseguimos dar um basta na aristocracia burguesa brasileira que ver no esporte - futebol - a possibilidade de encher os bolsos de forma corrupta e elitizada. Nojento!