segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nessa os argentinos estão saindo na frente.


Parece que os argentinos resolveram se posicionar contra esse pseudo-jornalismo esportivo feito pela rede Globo e disseminado pela mesma no Brasil. Há alguns meses, Barcos, atacante do Palmeiras, respondeu com muita espontaneidade uma pergunta circense feita por um reporter da Globo. Perguntado se conhecia Zé Ramalho, Barcos disse que não. O repórter que mais parecia um animador de palco levou uma foto até Barcos para fazer uma comparação, perguntando:

- Tem alguma semelhança entre você e esse sujeito aqui?

Barcos não titubiou:

- Filho da Puta! Não estamos aqui para brincadeira. Não me interessa se pareço ou não! São coisas que não vêm ao caso, estamos falando de futebol e creio que isso é uma brincadeira dos meus companheiros e não assim.

O repórter ainda disse:

- Foi o Maicon Leite que mandou te entregar, você briga com ele.

Barcos: - E você é o babaca que veio me entregar.

Repórter: - Ai você fica bravo quando te chamam assim?

Barcos: - Não, não fico bravo. Mas me parece pouco sério da sua parte.
                                                                                                                             

            Dessa vez foi Herrera, após marcar três gols na vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o São Paulo, ele se negou a participar de um dos quadros do Fantástico. Nesse quadro quem marca três gols pede uma música.

Repórter - Tem música na cabeça pra pedir no Fantástico Herrera?

Herrera respodeu:-Música pra que?

Repórter: - Fez três gols você tem direito a pedir uma música.

Herrera: - Não, mas eu num peço música não!

O repórter forçosamente disse:  -Mas nem em Castelhano?

Herrera: - Não, nenhuma!


Jornalismo é jornalismo, seja ele político, econômico ou esportivo. E a essência do mesmo não deve se perder. Por muitas vezes o jornalismo esportivo perde seu foco e acaba sendo confundido com puro entretenimento.
Sabemos, caros amigos, que a Globo já fez sua escolha quanto o citado acima.

           Os argentinos vem demonstrando personalidade e ao mesmo tempo que contrariam a “toda poderosa”, ganham a admiração de seus torcedores. Tantos assuntos para serem tratados e esclarecidos e a Globo insiste em dar ênfase no jornalismo “João Sorrisão”, lamentável a pobreza da cobertura esportiva nacional. Assim a busca pela verdade, a ética e o interesse publico vão desaparecendo em prol do “padrão Globo de jornalismo”.

Segue abaixo o link dos vídeos:

5 comentários:

lucas carvalho GELC-PIRACICABA disse...

caro blogueiro, a pior parte que observei no caso do herrera, foi quando a "industria cultural" se utilizando da técnologia fez grosseiramente parecer que o herrera pediu uma música e veiculou da mesma maneira a música (nenhuma) que eu nunca tinha ouvido na vida durante os gols do jogador, patético... abraços

Galdino R. Sousa disse...

Caro Lucas, parabéns pela observação!
Como se já não bastasse a manipulação as escondidas, como a Globo costuma fazer em prol de seus interesses, agora essa manipulação passou a ser escancarada pra quem quiser ver. Penso que dessa vez a estratégia da rede Globo e de seus mestres da manipulação em escolher a música para Herrera num foi das mais inteligentes, sendo que com tanta exposição ficou mais fácil do telespectador identificar as estratégias da emissora. Grande Abraço.

ALEX SANTIAGO DOS SANTOS disse...

E aí,mais uma vez a sensatez, e a responsabilidade nos comentários, e postagens sobre a rede de manipulação nos meios de comunicação de nosso País,a mediocridade ainda é soberana na mídia esportiva,mas estou convicto, que nossa sociedade, nosso povo começa a abrir os olhos e enxergar, os interesse, sórdidos, fúteis de uma elite falida intelectualmente falando, e moralmente, o que fica cada vez mais evidentes com essa programação de péssimo gosto...,!!!!Um abraço a todos..,

Cristiano Mezzaroba disse...

Galdino, parabéns pela postagem! Ultimamente não tenho comentado, mas tenho acompanhado tuas publicações por aqui... legal teu olhar refinado, tuas considerações e articulações. Não perca isso! Sobre esta postagem em especial, acompanhei a repercussão sobre o Herrera, acho que como brasileiros, tem muitas coisas que temos que aprender com nossos hermanos - argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos, e todos de nossa América do Sul - se quisermos pensar em subversão dentro da lógica da mercadorização e espetacularização esportiva. Seguimos assim, é sempre bom ver esse tipo de postagem por aqui!

Silvan Menezes disse...

Muito bom Galdino... acho que se o Brasil está nos últimos anos sofrendo uma carência de bons jogadores dentro dos campos, devemos começar a pensar também na boa participação e retorno cultural que os hermanos sul americanos estão nos passando...
Continuamos observando!