domingo, 9 de setembro de 2012

$eleção Bra$ileira

Nesta semana pude acompanhar algumas notícias relacionadas aos jogadores convocados por Mano Meneze$, atual técnico da seleção brasileira. No entanto, a maioria das notícias se referem aos valores das negociações de alguns jogadores convocados. 

Um exemplo é a notícia do globoesporte.com, falando sobre o valor do quarteto da seleção brasileira Hulk, Thiago Silva, Oscar e Lucas, que somadas as suas transações, são nada mais, nada menos que R$434 milhões (veja aqui). E na manhã de hoje (09/09/12) a primeira notícia que li, no blog do Paulinho, foi a de que desde que Mano assumiu a seleção brasileira, os jogadores por ele convocados já renderam R$ 1 bilhão em negociações, no prazo de 2 anos.

Uma campanha muito forte para a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF foi necessária para uma mudança no comando do nosso futebol, mas ao que parece nada mudou nos bastidores. Ao que parece a seleção brasileira, antigamente respeitada, nada mais é que uma vitrine para os empresários ligados aos comandantes da seleção brasileira Mano Menezes e Andrés Sanches.  Este esquema foi denunciado pelo deputado Romário esta semana em seu twitter. 

É o futebol brasileiro tomando rumos que me fazem acreditar que este esporte irá se tornar um esporte voltado para as classes sociais mais altas, pois tamanho o investimento que os clubes terão que fazer para manter ou comprar jogadores será muito alto, e de alguma forma estes clubes terão que reaver o prejuízo, e quem acabará pagando o pato, seremos nós torcedores.

São os novos e tristes rumos do futebol, a nós resterá o dever de contar as próximas gerações de como este esporte um dia moveu multidões sem nenhum interesse financeiro.

3 comentários:

Giovani Pires disse...

Amigo Moacir,

O Dunga caiu tanto porque brigou com a mídia quanto porque proibiu a presença de empresários e agentes na concentração e hoteis em que a seleção estava hospedada...

Cristiano Mezzaroba disse...

Moacir, muito bem vindas tuas reflexões aqui, como sempre! Como gremista, é com tristeza que vejo o Mano Menezes fazendo esse papelão (mas agora, acho que ele é corintiano mesmo... hehehe). Concordo com o Gio, mesmo o Dunga sendo colorado, "tirava meu chapéu" pra ele. Esse sim fez algo que ninguém teve coragem de fazer. Ele está até hoje juntando seus cacos, porque a MÍDIA NACIONAL acabou como ele. Neste caso, integridade, responsabilidade, cidadania etc e tal foi pro brejo. O que estamos vendo com a seleção brasileira pra mim, é um risco que cada vez mais se confirma: quem assistiu ao 1 x 0 do Brasil sobre a seleção da África do Sul (marcaram o amistoso com esta seleção e com a China imaginando goleadas pra reaproximar o torcedor da seleção... o tiro saiu pela culatra até agora! hehehe)é esse "risco" de que, cada vez mais o torcedor (trabalhador) que vê/ouve/sabe dessa quantidade de dinheiro envolvido com os jogadores, vai cobrar com a mesma intensidade das quantias exorbitantes que eles recebem. Lembremos, também, que se o futebol brasileiro está "valorizado financeiramente" (vejamos, pois, os salários que os atletas recebem hj, e as contratações recentes que repatriam os nossos jogadores, trazendo, inclusive, outros renomados, como Seedorf) é graças àquelas negociações da Globo com os clubes. É risco pra tudo que é lado... logo a gente vai entender melhor aonde tudo isso vai dar. Não acredito que isso seja pra "elitizar" o futebol, pelo contrário. Pra terminar, o Marin na CBF é a continuação do Teixeira, a moeda é a mesma: um cara, o outro coroa. Seguimos...

Giovani Pires disse...

Sobre o Mano Menezes:

1) sexta, no Morumbi, ele entra com o Lucas, sampaulino, como titular, embora ele não tenha sido em nenhum jogo anterior, nem nos jogos olimpicos;
2)hoje, em Pernambuco, ele entra com o Hulk de titular, nordestino, embora esse tenha perdido a vaga durante os JO e depois só tenha entrado ao longo das partidas.

Que treinadorzinho covarde esse, hen? Ele não tem convicções, tem é medo! ... Das torcidas, das vaias, de perder o emprego!
Desprezível!