quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CEMB ...na cabeça!!!!, da medicina

Olá pessoas, para aqueles que tomaram conhecimento de minha pesquisa sabem que realizei no Colégio Murilo Braga (CEMB) em Itabaiana/SE. Muitas vezes esta cidade é destaque nacional pelas questões culturais, seu folclore, seu povo, da famosa feira e seus atores sociais, da violência...,mas, hoje ela foi destaque pela aprovação de um Guri (Vitor) de 14 anos no curso de Medicina da UFS.
Talvez, passasse despercebido pois, isto, vez em quando, ocorre no Brasil...., mas, foi em Itabaiana, no Murilo Braga, onde fiquei quase dois anos (imerso) e sentindo a realidade nua e crua; as dificuldades de abnegados professores que ainda acreditam na escola pública; de perceber que existe um potencial rico, inteligente e criativo no interior do Estado de Sergipe; e que me fez apostar num grupo de alunos - denominados Matrix - que foram cruciais para as relações de mídia e educação física durante minha vivência neste ambiente - por isso fiquei feliz também pela conquista desse aluno que é celebridade hoje, mas, que demonstrou humildade durante esses dias de fama.
Desculpe-me a intromissão no Blog, mas, fiz questão de deixar registrado pela minha relação com a cidade, com seu povo e, principalmente,  por trazer às vistas o CEMB pelo qual tenho um grande carinho e apreço.

4 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Sérgio, quando vi, na reportagem do Jornal Nacional, o uniforme dele, estava lá: "Murilo Braga"!
Que legal... pra quem te conhece, imagino o sentimento teu pela conquista do guri...
Nordestino, interior de Sergipe, escola pública, oriundo de família simples.

Faltou vc comentar se ele constituiu o grupo de tua pesquisa, nos dois anos de intervenção.

Mais um sinal de que SIM, vale a pena e é possível acreditar na escola pública!

E como eu brincava com os/as alunos/as vindos de Itabaiana, mais uma prova de que a "água de Itabaiana" é diferente! heheeh
Parabéns à Itabaiana...

Sergio Dorenski disse...

Olá Cris, pois é, Itabaiana tem um algo a mais..., em tudo!!! Gio, que acompanhou bem minhas narrativas sobre Ita sabe bem do que falo...
Este menino não fez parte da pesquisa. Mas, o pai dele é professor do Cemb; conheço outros professores que foram profs dele, sem contar que Nailene é professora lá e contou do entusiasmo de vários professores com a façanha inédita do Guri.Inclusive está nas diversas mídias; hoje está no portal do IG, já esteve no UOL...e assim vai.
Sobre a turma que eu pesquisei..., também estou em observação dos caminhos seguidos por eles, principalmente do grupo Matrix. Há uma em especial, Patrícia, que pretende fazer medicina...o ano será esse para ingresso em 2016...vou ficar observando...

Giovani Pires disse...

É isso, Camarada Dorenski. Olha só, hoje foi o dia da pré-matrícula do menino. Que baita!
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000733838/aluno-de-14-anos-faz-pre-matricula-para-cursar-medicina-em-sergipe.html

Sergio Dorenski disse...

Pois é Gio..., "já é!" como dizem os Guris de hoje. Domingo ele foi protagonista no programa do SBT...acredito que audiência 100% em Itabaiana.
Ontem, após a reunião do Grupo, estávamos discutindo sobre o garoto...espero que ele não mude e continue humilde, a medicina agradece e principalmente, os pacientes...
Acho que meus objetos e campos de investigação (mestrado e Doutorado)foram significativos... O Dragão e o Cemb...