Você já ouviu falar em Agendamento Midiático? Trata-se de um conceito da Comunicação Social que se refere as estratégias desenvolvidas pelos meios de comunicação de massa para "preparar" seu público consumidor/espectador à determinados assuntos que serão transmitidos. O agendamento é a capacidade de agendar determinada programação, assunto ou evento ao público previamente, gerando interesse antecipado e, conseqüentemente, maior garantia de audiência para o foco determinado. Pois bem, o que tudo isso tem haver com a nossa seleção Sub-20? Recente postagem publicada no blog do Cosme Rímoli argumenta que os recentes jogos da "Seleção de Neymar" foram ao ar as 00:10, não por acaso! (Alías, no campo das Mídias, nada é por acaso!). Segundo a notícia, a Rede Globo impôs o horário das 00h10 durante a semana "por motivo muito simples.Deixar a Seleção Pré-Olímpica a mais desconhecida possível da população em geral". Acontece que a Senhora Rede Globo não é a detentora dos direitos de transmissão das Olimpíadas de Londres 2012, mas sim a Record! Portanto, apresentar o belo futebol da seleção sub-20 antecipadamente, criar em nós expectativas de favoritismo ou apenas de um belo espetáculo é um tiro-no-pé, afinal, alimenta o agendamento para sua concorrente! E nós, espectadores, pagamos o pato, ficamos sem um bom horário para apreciarmos o futebol brasileiro. Precisamos acompanhar melhor esse "Não-agendamento".
Blog do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS/UFSJ)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Boa Dica Diegão!!!!
Já se sabe quem terá os direitos de transmissão da Copa de 2014?!?!?!
Logo depois da Copa da África do Sul, o Ricardo Teixeira estava no Programa "Bem Amigos" na SPORTV (canal da emissora REDE GLOBO), mas não pude observei nada mais.
É Dieguito, muito bem vinda e oportuna tua postagem. Acompanhei um pouco essa competição. Apenas no último jogo a Rede Globo transmitiu. Sabe por quê? porque a Globo "emprestou" os direitos de transmissão pra Band, que teve, naquele horário (início de madrugadas) ótimas audiências pra ver os jovens brasileiros conseguirem vaga pro Mundial e pras Olimpíadas (sem sofrer e depender de Pré-olímpico desta vez). Mesmo "poderosa", não há como esconder aquilo que chama atenção do público, até porque no momento que estamos, aonde está Neymar, está a notícia. Há agendamentos que saem pela culatra...hehehehe. Continuemos...
Postar um comentário