domingo, 29 de maio de 2011

Participação no Evento Lazer em Dabate-EACH/USP

Com o texto "Investigando a Ocupação das Tribos nos Espaços de Lazer da Orla de Atalaia em Aracaju/SE", tive honra de participar do XII Seminário "O LAZER EM DEBATE"- O lazer na metrópole: perspectivas acadêmicas e possibilidades de intervenção, realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer - GIEL na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo/EACH-USP. De 19 a 21 de maio o evento reuniu grandes nomes de pesquisadores da área do Lazer como Maurício Roberto da Silva (DEF/UFSC), Gisele Schwartz (IB/UNESP),Walter Marques (FE/UFMG),Luciana Marcassa (CED/UFSC), Rejane Penna Rodrigues (SNDEL/Ministério do Esporte), dentre outros. A oportunidade de estar no evento proporcionou além do enriquecimento das discussões acerca da temática, a imensa satisfação em conhecer professores como a Juliana Rodrigues, Ricardo Uvinha e Edmur Stoppa organizadores do seminário e professores da USP Leste, a estes meus parabéns pelo evento e minha gratidão pela recepção e acolhimento. Ao Professor Maurício Roberto (Maumau) minhas felicitações pela fala na mesa temática Lazer e Ciclo Vital, pela emoção e vida transmitida na mensagem, sua fala vem de dentro "ex toto corde". Em termos gerais, o evento foi de uma organização e qualidade muito bons, tanto quanto as discussões em painéis, mesas e trabalhos apresentados. E o mais importante foi entender que é crescente o número de pessoas interessadas em melhorar o mundo, ainda que comece pelo próprio "quintal", pois não é preciso ir muito longe para ver que a sociedade clama por mudanças e esse é o principal papel das pesquisas e trabalhos nas academias. E ali mesmo onde foi realizado o evento pudemos notar o contraste das grandes construções dos prédios da USP e das favelas e "lixões" em seus arredores, a dura atualidade do nosso mundo real.

4 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Paula,
que legal o teu relato...
e mais ainda, a repercussão da pesquisa de vocês duas (vc e Lu) aqui na Orla!
Agora é a hora de fechar o capítulo para o livro... e esta etapa tb!
Vai relatando pra nós tuas experiências aí no mestrado, na nova vida em Floripa!
abração!

Giovani Pires disse...

Oi Paulinha,

Muito legal teu relato da participação no Lazer em Debate. Especialmente pelas informações e comentários que extrapolam o mero plano acadêmico.
Também é importante destacar que, depois dessa postagem, dois trabalhos da mesma "linhagem" (Projeto Orla) foram aprovados para apresentação na Semana Academica do CDS.
Parabéns pra ti e para os demais coautores dos trabalhos.
Camarada Dorenski, e pensar que tudo começou num guardanapo de papel no Aulus, na UNICAMP, hen?

Sergio Dorenski disse...

Eita! cada vez mais de peito cheio com estas pessoas. Isso ai Paula, mostra ai que tu vieste de Graccho...para o mundo. Pois é Gio, tudo começou ali não esqueço aquele trenzinho passando pelas nossas cabeças...belas lembranças. Ah, mas o guardanapo foi só a materialização de tuas idéias. E a Lú em? "Se lascou" (kkkkkk)

Carol Garcia disse...

Parabéns Paula, muito bom seu relato, fico muito feliz em saber que você está sabendo aproveitando as oportunidades, é muito bom ver que tudo está indo bem e como disse o Sérgio tu mostra pq é de Graccho rsrsrrss...Sérgio ainda bem que eu não me lasquei só, chegaram pessoas boas para fazer desse projeto uma realidade, fico muito feliz em ver que o Projeto Orla saiu do Guardanapo, Parabéns ao Grupo pela construção coletiva.