domingo, 17 de julho de 2011

Lá, como aqui, será?

Para nós, que estudamos mídia esportiva, as quedas da Argentina e do Brasil nas quartas de final da Copa América seria um tema muito propício para análises e comentários. Assim como o Japão tornar-se campeão do Mundial Feminino de Futebol!

Mas tem outro fato da mídia não esportiva, que merece destaque: é o abalo sísmico que a News Corporation, de Rupert Murdoch, vem sofrendo na Inglaterra, com o seu jornalismo (?) fajuto e criminoso.
Os seus amigos e funcionários estão caindo feito cascata.
Ex-editor do tabloide mais popular do domingo inglês, News of the World? Já era. E havia sido porta-voz do primeiro ministro inglês!
Executiva-chefe do grupo, chamada a depor? Caiu também e ainda foi presa.
Agora, o chefe de polícia de Londres, por causa de suas relações mal-explicadas com os executivos do grupo, que faziam espionagem, grampos telefonicos não autorizados, etc., renunciou também...
A pressão da sociedade lá, com esses fatos, impediu que Murdoch comprasse a parte que lhe falta da B Sky B, maior televisão por assinatura da Inglaterra. Por enquanto, ele continua tendo "apenas" 40% das ações...
Lá, com toda a preocupação com a mídia que existe, foi preciso um escandalo desses para que tais fatos fossem conhecidos. O lado bom é que, feitas as apurações, a banda podre vai caindo...
Será que no Brasil, se viessem ao conhecimento da sociedade todas as relações "perigosas" e indevidas entre mídia e poderes constituídos, haveria a mesma seriedade na investigação e na punição??? Será???

6 comentários:

Paula disse...

Ótima postagem Gio! Realmente, no Brasil como sempre na sua história, nada é encarado com seriedade política e acaba sendo "levado para debaixo do tapete". Uma pena.

Sergio Dorenski disse...

Muito bem Gio...eu também fiquei encantado com as meninas do Japão(bolinha no chão, redondinha) contra as grandalhonas do resto do mundo e nem um pouco surpreso com o Brasil e Argentina...Agora, sobre a postagem fiquei me perguntando, quando essas coisas aparecem é que os bastidores estão insuportáveis, ou seja, desconhecemos muita coisa que acontece no domínio dos meios..."controle absoluto"...e no Brasil muito pior...aqui ainda há os resquícios da Dita..Dura e com muitos coronéis...o que significar dizer que vai demorar muito para o processo civilizador e democrático e podermos limpar a area...Mas, vamos lutar para isto,

Diego S. Mendes disse...

É impressionante assistir a esta "implosão" de uma parte do Império de Murdoch. Já em terras tupiniquins, os poderosos da mídia não foram punidos nem mesmo depois dos escândalos a respeito das manipulações nas eleições de 1989 no debate entre Collor e Lula, nem mesmo incitando a quebra dos contratos entre clubes de futebol brasileiros e o Clube dos 13 para manter seu monopólio comercial recentemente. Precisamos de MUITA Mídia-Educação, ainda!

Sergio Dorenski disse...

Gio, para somar as informações, saiu no Portal do IG que o Sir Murdock pediu desculpas em anúncios publicados em jornais britânicos pelos "graves erros" cometidos pelo "News of the World" e disse sentir muito por não ter agido mais rapidamente para "resolver as coisas". Ainda, que o "News of the World" teria interceptado ilegalmente milhares de telefones celulares em busca de notícias exclusivas. Investigações indicam que até 4 mil pessoas podem ter sido grampeadas pelo tabloide, entre políticos, membros da realeza, esportistas, celebridades e familiares de militares mortos na guerra do Afeganistão.
acho que vai feder em?!

Giovani Pires disse...

E tem mais, né? Na verdade não para de acontecer coisas novas nesse caso.
Só hoje, segundo o UOL, "O subcomissário chefe da Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), John Yates, renunciou nesta segunda-feira (18) pelo caso das escutas ilegais do ´News of the World`, um dia depois de seu chefe fazer o mesmo, o comissário-chefe Paul Stephenson".
Além disso, olha só a outra, também do UOL: "Sean Hoare, o primeiro repórter do tabloide ´News of the World` a afirmar que Andy Coulson, ex-chefe de comunicação do gabinete do primeiro-ministro britânico, David Cameron, estava ciente de que sua equipe estava fazendo escutas ilegais, foi encontrado morto nesta segunda-feira".
Suspeito, né?
Quanto mais mexe, mais fede...

Sergio Dorenski disse...

pelo menos não vai dá em pizza...já saiu torta para Sir Murdoch...kkkkkk