segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O FUTEBOL, O GOL E O SORRISÃO

Bem amigos do blog, mais um campeonato brasileiro vai chegando a sua metade e muitos gols foram marcados, para alegria de uns e para tristeza de outros, mas assim é o futebol.
Falando em gols, uma das coisas mais marcantes no futebol é a comemoração. Neste brasileirão, no entanto, fomos surpreendidos com um “desafio” lançado pelo programa Esporte Espetacular, da rede Globo, trata-se do prêmio João Sorrisão. Para levar a premiação os jogadores da série A do Campeonato Brasileiro deveriam comemorar os gols fazendo a “dancinha” do boneco do programa.
Agora, devido ao grande número de adeptos ao desafio, o programa "qualificou" sua regra, e haverá dois jurados que irão eleger a comemoração mais criativa da rodada. O jogador "mais criativo" irá receber o prêmio.
Lembro-me de quando era criança e via Marcelinho Carioca ao fazer um gol pelo Corinthians sair correndo em direção a torcida e rodando os seus braços para comemorar. Nos dias seguintes todos os garotos corinthianos o imitavam ao fazer um gol na quadra da escola ou do bairro. Como se esquecer das comemorações de Edmundo, Viola, Paulo Nunes, dentre outros jogadores que comemoravam seus gols de maneira espontânea e marcante?
A espetacularização midiática tornou a comemoração dos atletas em mais uma de suas facetas. O ato espontâneo de comemorar mais do que nunca é apenas encenação, simulacro...e cada vez mais banal. Será esta uma tentativa de despertar nos jogadores de futebol toda a sua criatividade e dom artístico durante um momento de euforia ou mais uma estratégia mercadológica para alimentar a falação esportiva nos "programas esportivos"?
Espero que as comemorações no futebol continuem sendo um momento de alegria (clique aqui para ver algumas engraçadas) tanto para o jogador que fez o gol,como para o torcedor do seu time. Ver a comemoração após um gol ser padronizada seria uma tristeza para o mundo futebolístico.

Direto do grupo mais recente do LaboMídia em São João Del Rei, MG - nossas reflexões mineiras!

7 comentários:

Arthur Silva disse...

Como se algum jogador criativo em suas comemorações tivesse pedido para ser premiado com um João Bôbo. kkk, boa Moa.

Diego S. Mendes disse...

Olha só, são os estudantes da UFSJ invadindo a blogosfera! Parabéns Moacir pela dedicação em contribuir com o blog e ao Arthur, estudante do 7° período de Educação Física de São Joã Del Rei -MG, pela participação nesse forúm.

Quanto a discussão proposta, concordo com Arthur, é duro crer em comemoração autêntica na sociedade do espetáculo.

Giovani Pires disse...

Olá,

Parabéns e boas-vindas aos nossos colegas do "LaboMinas"!

Penso que numa manifestação tão espetacularizada como está/é o futebol, dificil é perceber a fronteira entre a alegria autêntica e o marketing pessoal. Dá um bom estudo!!!
Por falar nisso, alguém viu as manifestações do matador Leandro Damião, ontem, quando o Inter tornou-se bicampeão da Recopa Sul-americana?
Não sei, mas o silêncio por aqui e na nossa lista do LaboMidia continua "ensurdecedor"!
Por que será?
Ahaahah!

Diego S. Mendes disse...

kkk..E a comemoração do Damião não foi à moda João Sorrisão!!!Vamos ver o que dizem os Gremistas do Grupo!

Abraço

Sergio Dorenski disse...

Ai Gio, primeiro parabens! Depois, acho que essas comemorações estão todas marcadas pelo germe da regressão. "A obra de arte...nunca foi tão reprodutivista"...mesmo assim, valeu...o mengão quase dá uma tacada antes, mas é isso ai...
Sobre o silêncio...eu repeito, o azulão não anda bom das pernas e ai estou coptando os daqui (caso seja o alvo) a torcerem por outro azulão....o dragão do bairro industrial, o campeão dos campeões, o time que já nasceu grande...prá quem não sabe, leiam a dissertação de sérgio dorenski (kkkkkkkk)

Cristiano Mezzaroba disse...

Legal teu olhar e tua reflexão sobre isso, Moacir!!! seja bem-vindo por aqui, saudação esta que se estende aos colegas de SanJuanDelKing...

Dizem que quem ri por último ri melhor (e mais)... silêncio do Damião hj, não vi ele em suas autênticas comemorações! vi aquelas clássicas, da torcida do Grêmio com o caixão vermelho do Inter! hehehe

Saudações tricolores!

Giovani Pires disse...

Oh, Cris, quanto oportunismo e falta de fair-play!!!

Fica em silêncio quando era pra cumprimentar pela nossa vitória!
Depois, vem querendo comparar uma mera vitória do co-irmão em um grenal com o título internacional (tua ainda lembra como era isso pra vocês?) que obtivemos na quarta-feira passada...

Ah! antes que eu esqueça: parabéns pela vitória, o teu time foi melhor mesmo na partida!