quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jogando conversa fora... papo de “boleiros”

Terça e quarta – quem pôde assistir – presenciamos as finais da Liga dos Campeões da UEFA e confesso que fiquei “deveras” decepcionado com o jogo da terça entre Barcelona e Chelsea, não com o Barcelona que ficou de fora da final, mas, precisamente do modus operandi (essa é de policial) do time Inglês. Simplesmente, este time se recusou a jogar!!! Ainda, tenho que ouvir que foi a tática escolhida, mas, meus caros foram mais de 180 minutos(nos dois jogos ida e volta) de retranca (como diz Juca Kfouri em seu blog “a retranca atrancava a arte” “[...] parecia handebol, com os ingleses fechando a área e não permitindo o arremate”). Ainda, para mim, eles se acovardaram inclusive em seu campo, como se dissessem “oi, vocês são melhores, sabem jogar e tem a preferência no campo, a gente vai ficar olhando viu?” Por razões da “Fortuna” eis que me aparece um tal Ramires! Salve, salve um jogador brasileiro, de pernas soltas, dizem até que é desengonçado, mas, que salvou aquele famigerado time inglês. Pena, pena mesmo eu estar de frente da televisão vendo “aquilo” que representa o ápice do futebol europeu. Agora vamos ver uma final de “gigantes”, times forte, futebol moderno, etc, para mim dois times pernas de pau, de futebol feio e sem tesão, pensando bem, me recuso a ver isto, anotem um televisor a menos ligado nesta final, que pena!!!

14 comentários:

Silvan Menezes disse...

Pois é Sérgio... penso que vale a pena remeter os questionamentos que faz na postagem ao futebol que a seleção brasileira, ou melhor, da CBF, vem apresentando nos últimos jogos... com a manutenção da tradição em revelar a cada ano bons jogadores, do futebol arte, vemos o técnico da seleção não conseguir montar um time nem sequer eficiente, muito menos de futebol belo... Que calhas d´água está acontecendo com a cabeça destes que fazem a composição do futebol mundial?
OBS: Tanto o time inglês como o alemão jogaram as semi-finais com os times titulares e após a Retranca tiveram grande parte suspensos para o último jogo, ou seja, imagina o belo jogo que poderemos assistir.
Abraço

Cristiano Mezzaroba disse...

Sérgio, Bam... legal a postagem e também o comentário. Mas me desculpem se deixei de lado o "romantismo", não esqueçamos que estamos falando de muito dinheiro, num mundo que é pragmático, ou seja, vale o resultado, meus caros! é isso que vale quando se está em jogo clubes europeus, vitrines pro mundo todo, com seus jogadores valendo "fortunas". Aqui mesmo, circulando no shoping e em supermercado neste dia, um monte de gente na frente da tv... pensei, 'futebol essa hora?"... engraçado, lá na Europa a Globo não consegue alterar os horários! hehehe...Abração!

Cristiano Mezzaroba disse...

Sérgio, para corroborar com teu "papo de boleiro" - mas nada de jogando conversa fora! - o cronista catarinense Sérgio da Costa Ramos escreveu o seguinte:

Jogo e antijogo
28 de abril de 2012 0

Um cotejo entre os jogos da Championsleague, Barça x Chelsea e Real x Bayer, e os da Libertadores, Bolívar x Santos e Inter x Flu, revela o abismo que se cava entre a qualidade dos espetáculos, no futebol europeu e no sul-americano. Na Europa, bola rolando o tempo todo. Na América, velhos filmes de antifutebol, com Neymar caçado por trogloditas, dentro e fora do campo.

Cobrar um escanteio em estádios do Paraguai, Chile, Peru e Bolívia é uma temeridade. A torcida atira no cobrador todo tipo de objetos, alguns contundentes. E é protegida (!) pela própria Polícia que, ao cobrir o batedor com escudos, está, no mesmo ato, “reconhecendo” o direito da torcida praticar a violência.

Foi por razões assim, de antifutebol explícito, que a Europa desistiu de jogar na América um dos jogos do torneio entre vencedores de copas intercontinentais.

Já repararam como na Europa o carrinho-maca simplesmente não é visto, nem utilizado? No Brasil, faz parte do jogo – e da “cera”.

Está o seguinte link:
http://wp.clicrbs.com.br/sergiodacostaramos/2012/04/28/jogo-e-antijogo/?topo=67,2,18,,,77

Sergio Dorenski disse...

Legal Cris tuas cosiderações, realmente, vc é uma pessoa especial, eu pensei até que esta postagem ia ficar vazia, mas tinha que ter o olhar do Cris e do Silvan também, mas, Silvan é mais suspeito pois adora papo de boleiro...obrigado mesmo!!!
veja só, eu não não desconsidero de hipótese nenhuma a relação econômica, acho até, como diz o velho barbudo, que ela é determinante e, por isso, assistimos "aquilo"...até no basquete americano quando começou a profissionalizar-se o publico gostava mais de equipes que marcavam sob pressão. Isto tem um significado importante, pois, vai determinar mudanças estruturais nos jogos, no campeonatos etc..Voltando para o futebol, Eu acho até que o time Inglês usasse suas táticas defensivas, mas, o que me incomodou foi a renùncia de jogar, eles não quiseram...muito ruim...., mas, concordo com vc, pelos din, din, que irão entrar no cofre do clube, vale a renúncia...pena!
meu consolo é que não assistirei a final e se todos pensassem assim, vc iria passar no Shopping e não iria ver nenhum tv ligada...no jogo

Giovani Pires disse...

Dorenski e demais colegas deste "papo de boleiros",

Não discordo das razões que te levam a não querer assistir à final entre Bayer e Chelsea.
De fato, penso que será um jogo muito feio.
Os incensados Barcelona e Real Madrid sucumbiram ao futebol menos brilhante, cauteloso ("medroso"), de resultados.
Mas, apenas para provocar o debate, será que não estávamos todos um pouco contaminados demais pelo discurso da mídia, de que estes clubes espanhois, sobretudo o Barça, eram favoritos porque jogam bonito, dão espetáculo, etc.?
Em outras palavras, não haveria aqui alguma coisa de torcedor (induzido),frustrado com as inesperadas derrotas, as quais na verdade representaram frustrações muito maiores (muitos euros a menos) para a redes de televisão?

Sergio Dorenski disse...

Olá Gio legal vc entrar no papo de boleiros. Como disse anteriormente não descarto a questão econômica e entenda ai também este tipo de mídia tendenciosa e obviamente, que sua paixão é o dinheiro e nem se discute que tipo de futebol se espera. Só para se ter uma idéia eu assisti na Band e com a tecla mudo, assim, pude sentir melhor o jogo. Somos sujeitos embriagados no contexto histórico e certamente a mídia perpassa em nossas vidas. Mas, seria um castigo muito duro conosco - do observatório - cair em suas armadilhas.Às vezes observo os papos de alguns apaixonados pelos seus times - principamente você e Cris (kkkkkk) - e deixa de lado o contexto do jogo o que vale é quem ganhou e zoação no outro. Isso faz parte, mas, talvez eu esteja reinvindicando uma ética no esporte (que tolo que sou)! e no caso, do jogo em questão, não cosegui ver outro esquema tático, senão o já anunciado paredon e só!
Hoje assisti os Manchester´s...velho futebol feio, mas bem diferente, eles quiseram jogar, isso é que me preocupa. lembro-me da época em que podia atrasar para os goleiros e pegar de mão, aquilo me irritava...talvez, possa aparecer uma regra em que o time que ficar "tantos" minutos sem atacar tenha uma penalidade...seria muito bom para os meus olhos. vamos conversando, batendo um papo.

Silvan Menezes disse...

Cris, Gio e Sérgio,

Assim como o Sérgio, também não fecho os olhos para os interesses do discurso midiático esportivo e até pela incipiência ao olhar crítico para com os meios de comunicação possa estar um tanto induzido como o Gio comentou, mas como um apaixonado por esporte e pelo futebol em muitos momentos de jogos como estes sinto falta do "lá e cá", daquela dinâmica que movimenta um jogo... O José Mourinho, técnico que movimenta as maiores cifras do futebol se tornou referência por planejar uma tática assim e que conseguiu "parar" o Barcelona, pois é, montar times com jogadores que "valem" bilhões e escalar todos recuados atrás da linha da bola é uma tristeza para os apaixonados pelo esporte... sei que é uma visão um tanto romântica para um pesquisador que estuda sobre o assunto, mas é difícil se afastar tanto!!
Abraço

Sergio Dorenski disse...

Pois é Silvan, eu também tenho um pouco de romantismo...uma vez em 1994, quando o Brasil foi tetra, eu disse - em Simão Dias (viu André?) que foi a pior coisa para o futebol brasileiro e um colega disse-me que eu não era brasileiro que eu deveria torcer para Russia (se bem que ele tinha razão naquela época), mas, não era isso. Parreira insistia em que o Brasil deveria se modernizar e atualizar o esquema tático confome a Europa - dois cabeça de área (bagre) ou desculpe-me. Isso gerou uma mudança significativa na forma de jogar. Sou do tempo do mengão de Zico, Adílio e Andrade...de Falcão (Inter timasso); e Toninho Cerezo e Reinaldo(Atlético Mineiro inconfundível); Vasco da Gama com Roberto Dinamite; Palmeiras, São Paulo, Santos, Sergipe e Confiança - é isso mesmo, estes dois enchiam o Batistão, futebol bonito, revelava craques - como Nunes, Henajo, e no passado Paulo Mulunga e o fantástico Ruiter. Será que é sonhar demais? Será que não podemos ver futebol bonito? Talvez, o barcelona tenha resgatado isto no mundo, mas, com certeza, nunca achei que eles faziam algo demais...acho até que a mídia enchia a bola mais do que devia - como Gio nos alertou no comentário - no entanto, por conta do destino, o barça ganhou, ganhou e continua gahando esse foi o diferencial...quebrou um pouco aquela lógica de jogar pelo reultado....eita! desculpe-me...vamos conversando

André 40 disse...

Nossa... Quantos olhares e pitacos... Futebol de Boleiros devia ser um espaço oficial no ENOME (rsr). Parabéns Dorenski, Gigio, Bam e Crisão!

Muitas vezes a emoção fala mais alto do que o raciocínio Camarada Sérjão... Muitas vezes não somos compreendidos quando temos um ponto de vista que transcende a emoção num jogo de futebol. Nada de belas fintas, gols inexplicáveis à lei da física, a pura sorte em lances polêmicos, etc.

O que é que sobra? Ficarmos numa situação "antitesão" e esperar o resultado?! Claro que em outros esportes menos telespetacularizados, como o tênis (o de alto rendimento, pois em torneios menores a gente tende a desconfiar de alguns resultados - O Camarada Jurinha diria isso) e o handebol (aquele sem dedo no olho melado de vicky), por exemplo, podem nos proporcionar uma perceção estética que também pode nos fazer lembrar daquela seleção brasileira do professor Telê Santana e aquela trupi com tantos bons jogadores tecnicamente e como pessoas que entendiam o seu "estar" no mundo.

Que o nosso olhar sempre seja aguçado!

Moacir Prado disse...

Ssergio, postagem muito boa!

A respeito desta final, digamos que ela seja o reflexo dos novos tempos do futebol, exceto Barcelona, no qual é melhor priorizar o sistema defensivo para não se tomar gol, ao invés de ser mais ofensivo e fazer gols. O futebol arte vai ficando de lado a cada passo que os resultado vão aparecendo com estes "esquemas fantásticos".

E Silvan, a seleção da CBF não possui jogadores habilidosos, de futebol bonito de se ver (salvo Neymar, Ganso e Lucas), porque as categorias de base hoje em dia priorizam jogadores fortes, altos e velozes que se encaixam no "esquema tático" da atualidade. Além de que, depois das últimas convocações fica mais claro que Mano Menezes convoca os atletas que lhe rendem uma comissão maior, era assim no Corinthians e não vai mudar.

Estes são os rumos do nosso futebol, infelizmente!

Sergio Dorenski disse...

Olá pessoas legal mesmo o bate-papo...vamos sim pensar num espaço para esta discussão, no Enome, Conbrace, no barzinho...etc. Uma certa vez, Eu, Fernando Bitencourt e outro bebuns, começamos uma discussão em que envolvia Marx e Garrincha, poxa como foi bom envolver tudo isso que estamos falando entre paixão, razão, espetacularização, esporte-mercadoria, entre outros. O legal também, é que estamos sempre atentos, observando...vamos conversando...

André 40 disse...

Hum... é verdade Sérjão... Inclusive vocês poderiam rememorar esse debate e nos presentear com uma postagem sobre Marx/Garrincha...

:D

Silvan Menezes disse...

Isso ai André e Moacir, o papo rendeu num é mesmo?... há tempos não via uma postagem com tantos comentários e tanta discussão aqui no blog, muito bom rever isso acontecer por aqui! Afinal este é o objetivo!!
Mas continuando o papo de boleiro... coloco aqui em pauta mais uma discussão sobre o nosso futebol contemporâneo... A pauta do futebol nacional na última semana foi o ser GANDULA, que estranho hein? Em meio as finais dos campeonatos estaduais, oitavas de Copa Libertadores e Copa do Brasil, a principal pauta da mídia esportiva foi o papel dos gandulinhas nos estádios, ou melhor, a BELEZA das gandulinhas (olha a estética em foco novamente)... e outra, não sei se repararam, mas a rodada do último final de semana dos primeiros jogos das finais estaduais não teve nenhuma polêmica sobre a arbitragem e ai o que o Arnaldo, o Marsilha e o Gaciba ficam fazendo? Procurando erro onde não existe!!
Esse é o futebol brasileiro!
Como escreveria o Messa... "Urggg... Bláááá" rsrs
Abraço

Diego S. Mendes disse...

Ai moçada, eu realmente sou um peixe fora d'agua no papo de boleiros, mas se tudo for terminar num ambiente menos acadêmico, digamos assim, homenageando Baco e Dionísio, ai até eu me atrevo a dar meus pitacos amadores sobre as rodadas do futebol brasileiro!