terça-feira, 3 de abril de 2012

Resistência Urbana

Confiram dez pontos para refletir sobre a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016:

1. Despejos – As obras dos megaeventos levam a grande número de despejos violentos sem compensação às famílias removidas.

2. Obras: dinheiro público, lucros privados – Apesar de atenderem a interesses privados, as obras feitas para os megaeventos recebem enormes quantias de dinheiro público.

3. O exemplo do Pan 2007 – No Pan de 2007, no RJ, as obras custaram 10 vezes mais que o planejado e aumentaram a repressão, como as dezenas de mortes no Complexo do Alemão.

4. No resto do mundo também não deu certo - Os megaeventos sempre causaram prejuízos. Em Montreal, 1976, produziram dívidas que duram até hoje. As Olimpíadas de 2004 estão entre as causas da crise na Grécia. A África do Sul passa, hoje, por crise advinda da Copa de 2010.

5. Quem manda no Brasil é a FIFA? – Para sediar uma Copa do Mundo, o país deve abrir mão de sua soberania, permitindo que a FIFA influa nos impostos, nas licitações e até nas leis do país.

6. Futebol agora é coisa da elite? – Os ingressos para a Copa de 2014 serão caríssimos, proibitivos para quase todo do povo. É mais um passo no caminho da elitização do futebol brasileiro.

7. Quem são as marcas que mandam na Fifa – As marcas que dominam os megaeventos são constantemente envolvidas em escândalos financeiros e denúncias de superexploração no Terceiro Mundo.

8. Cidades não são marcas de negócio – Os megaeventos esportivos induzem as cidades a se agirem como um produto do mercado mundial, geridas pelos negócios e não pelo interesse da população.

9. A quem serve a cidade? – O planejamento da cidade fica submetido, à lógica da competição esportiva, que dura semanas, mas determina como a cidade será por várias décadas.

10. Como se deve gastar o dinheiro do povo? – Dinheiro para a Saúde, a Educação, a Moradia… dizem sempre que não tem. É justo, então, gastar com eventos que beneficiam tão poucas pessoas?

Vejam manifesto do movimento Resistência Urbana contra os Meageventos Esportivos no blog do Juca: http://blogdojuca.uol.com.br/2012/04/resistencia-urbana/


2 comentários:

Arthur Silva disse...

Sobre os despejos, o descaso. Para o trasntorno de certo bairro, uma "solução".
http://blogdojuca.uol.com.br/2011/12/cabral-descobre-a-diferenca/

Diego S. Mendes disse...

Opa, eu estou participando da campanha da Resistência Urbana. Fiquei sabendo aqui pelo blog e como estamos estudando exatamente as possibilidades de exercício da cidadania pela internet já aderi ao protesto!