domingo, 3 de junho de 2012

Brasil Olímpico? Depende de quem anuncia ...

Eu tinha sido alertado por um comentário em blog da UOL no decorrer da semana e hoje me submeti a acompanhar o jogo Brasil x México pela Globo (sinal aberto). Razão: ela estaria sonegando a informação de que se trata de uma série de amistosos da seleção olímpica do país, em preparação para Londres. E a causa, óbvia, seria o fato de os direitos televisivos serem exclusivos da Record.
Pois não é que era verdade?!?!?
Noventa minutos de jogo, comentários prévios e de intervalo, narrador, repórter (em Dallas) e comentaristas, pelo tubo, em todo esse tempo, conseguiram esconder o fato de que se trata de uma seleção olímpica... Em nenhum momento, foi aludida a situação da equipe sub23, inclusive com a disputa para as 3 vagas de atletas de idade superior a 23 anos.
Houve até o malabarismo do narrador (Galvão Bueno) ao lembrar que a base daquele time era a seleção sub20 campeão do mundo ano passado e que esta seria também a preparação para a Copa das Confederações (2013), "cometendo" uma verdadeira pirueta histórica, como se em 2012 não houvesse uma competição oficial. 
Comentário no site da Record (R7), é claro, desancou a Globo por causa disso, destacando as redes sociais como fonte - ver em:http://esportes.r7.com/futebol/noticias/globo-volta-a-ignorar-olimpiadas-em-transmissao-e-recebe-criticas-em-redes-sociais-20120603.html?question=0
Tudo isso me faz pensar na frase do Honorilton, vice-presidente da Record, logo após os Pan/2011: "a Globo escondeu o Brasil!" Estaria continuando a fazer isso? Continuará, fazendo inclusive durante os Jogos de Londres?
Vamos conferir!

5 comentários:

André 40 disse...

Excelente "observação" Gio... São as estratégias para não sair de cena, já que a seleção brasileira parece ser "a" vitrine da cobertura futebolística/esportiva nacional.

Sergio Dorenski disse...

Bela sacada Gio! Eu passaria batido, pois coloco na tecla "mudo". Ainda bem que temos "observadores" sempre atentos. Olá pessoas do Labo...UFS, daria uma boa reflexão para nossos trabalhos que já até começaram...!!!
Estou me perguntando como será as transmissões dos jogos da seleção de futebol nas olimpíadas!!! Vai haver tanta picaretagem para boicotar...esperem!

Moacir Prado disse...

Bela postagem Gio. E aproveitando o gancho, gostaria de saber se as pessoas assistiram o "Bem Amigos" do Sportv com a presença do presidente da CBF.

Na situação o presidente rasgou elogios a evolução que Galvão Bueno com seu modo de trabalhar, Arnaldo César Coelho e sua análise fria sobre a arbitragem nos jogos, e ao repórter Mauro Naves. Alegando que estes contribuíram para a evolução do esporte no Brasil.

Coincidentemente, esta foi a primeira aparição do presidente em um programa esportivo, demonstrando a forte relação entre Globo e CBF mesmo após as mudanças.

Infelizmente não pude assistir todo o programa para acompanhar o "debate"

Diego S. Mendes disse...

Legal Gio, eu também não tinha me atentado a esse fato, previsível, porém, pouco perceptível para nossos sentidos adaptados as imagens do espetáculo. Os bastidores se revelam nas entrelinhas, entrecâmeras, entrenarrativas

Anônimo disse...

Outra coisa interessante sobre isso é que, num noticiário da Record, eles falaram abertamente sobre o jogo contra a Argentina em New Jersey (mesmo não transmitindo) explicitamente como uma preparação da seleção que compõe a base para as Olimpíadas de Londres.