sábado, 7 de julho de 2012

Disciplina ou Atividade? O que é Educação Física?

Um academico portugues de intercambio falou sobre isso na apresentação do seminário do seu grupo, ontem, em Fundamentos Histórico-Pedagógicos da EF. Eis que encontro o assunto hoje, nos destaques do google.
Em Portugal, a partir de 2014, as notas obtidas pelo estudante em Educação Física no ensino médio não contarão mais para a seleção de acesso ao ensino superior (como se sabe, lá não há vestibular, é o curriculo escolar que define).
Isso dá o que pensar. Qual a importância dos conhecimentos da Educação Física para a formação da criança e do jovem? Lembrando o Lino Castellani, "temos o que ensinar"? Ainda: o que ensinamos na escola contribui para o quê?
Sem valer as notas para a constituição do currículo, me atrevo a dizer que, na real, estão desconsiderando a EF como disciplina ou componente curricular, tratando-a como mera atividade (ou prática).  Tal como aqui, onde a EF nunca entrou no vestibular. Agora, dizem que vai ter questões no ENEM... é de se observar para ver o tipo de abordagem que farão...
Portanto, o que destaco é retrocesso que a decisão dos irmãos lusitanos representa. Nós, brasileiros, já conhecemos isso bem. 
Vejam a matéria em: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=568361&tm=8&layout=122&visual=61
Continuamos...

2 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

É, Gio... preocupante! e triste, infelizmente! Até que ponto,também, estar num vestibular ou numa prova do Enem, como "conteúdo" obrigatório cobrado nos legitima? Isso me preocupa também, pois como vemos em concurosos para professores licenciados em Educação Física, acaba-se caindo no conservadorismo das perguntas do tipo:
1) Qual o gasto calórico de uma caminhada? de uma corrida?
2) Qual a melhor atividade para perder peso?
3) E qual a melhor atividade para desenvolver a musculatura peitoral ou do bíceps?
... e o estereótipo vai se fortalecendo, infelizmente.
Vamos ver no que tudo isso vai dar!
penso, nesses meus 12 anos inseridos na EF, academicamente, que o Labomidia e seus integrantes já vêm mostrando, sempre com muito esforço, o que a EF tem a ensinar na escola! com esforço e comprometimento, diga-se de passagem!

Sergio Dorenski disse...

Pois é Gio, Cris assino acima e abaixo a reflexão de vocês. A discussão da legitimidade da Educação Física travada na década de 80 para cá, ainda não se esgotou. Quando não perpassa pela esportivização, tá no âmbito da fisiologia e seus anexos..., ainda não superamos isto. Uma vez brinquei aqui no DEF/UFS, coloque a Ed. Física no vestibular e isto tudo acaba. Referia-me a questão de algumas escolas, principalmente privadas, não colocar a Ed. Física como Disciplina ou componente...perpassava por outras disciplinas como a Biologia, ai de tom de brincadeira, quiz radicalizar, mas seria bom que pegasse, ai, íamos reformulando por dentro e não à margem como é...isso sem contar com as aberrações do Confef/Cref...melhor parar
Sérgio Dorenski