sexta-feira, 9 de agosto de 2013

LaboMidia/UFSC - 10 anos!

     No decorrer do XVIII CONBRACE (Brasilia, 2-7/8/2013), mais precisamente no dia 5, tivemos a oportunidade de reunir os membros do LaboMidia presentes ao evento, além de alguns colegas convidados, para celebrarmos o décimo aniversário do nosso grupo de pesquisa.
     Nascido em 2003, numa sala do Centro de Desportos/UFSC, o Observatório reunia inicialmente quatro pós-graduandos (Marcio Romeu, Sérgio Dorenski, Cassia Hack e Mariana Lisboa) e eu, sendo logo qualificado com a participação do Fernando Bitencourt e do Diego Mendes.
     Nesses 10 anos, crescemos muito, nos diversificamos tanto em termos geográficos quanto temáticos, nos consolidamos, enfim; e temos agora o compromisso de pensar as novas demandas e perspectivas que se colocam ao grupo, assuntos que iremos discutir mais aprofundadamente no V ENOME, em Matinhos/PR, no próximo ano.
     Que tenhamos a competência e a sabedoria necessária para fazer desses 10 anos apenas os primeiros de muitos que virão, continuando a fazer rimar compromisso acadêmico, responsabilidade social e muita, muita amizade!

4 comentários:

Bianca Poffo disse...

Queridos amigos, quantas sensações vivemos juntos nesses últimos dias. Esses encontros reforçam nossos laços, nos mostram o quanto nosso grupo se fortalece a cada dia, e o quanto temos novos integrantes que representam tão bem a todos nós. É justamente essa perspectiva de continuidade que senti no Conbrace, e a alegria em ver nos jovens graduandos (nós, ontem!) muito interesse, responsabilidade e a busca pela postura crítica tão atribuída ao nosso grupo. Orgulho em participar dessa história. Abraços e até mais. Bia

Diego S. Mendes disse...

Só tenho a dizer parabéns e vida longa ao grupo. Tenho um baita orgulho de fazer parte dessa história.

Cristiano Mezzaroba disse...

Gio, pessoal!
Não sou "dos capa preta" do Grupo, infelizmente não tive a honra de estar nessas primeiras reuniões que acabaram formando o grupo. Entretanto, tive a felicidade de pouco depois, em agosto de 2004, entrar no Grupo, já que estava fazendo a monografia sobre a temática da mídia esportiva. Assim como Bia e Diego registraram aqui, tenho maior orgulho de fazer parte desta história e seguir escrevendo-a, com o compromisso da ética e da qualidade. Que tenhamos força, sabedoria e persistência para fazermos melhor e "sermos melhores", como Gio nos ensina, a partir dos escritos de Paulo Freire.

Sergio Dorenski disse...

Ai Gio, vou reproduzir algumas palavras que circulou na lista, provocadas pelo Dieguito, da nossa ausência no Conbrace, mas, que guardamos na nossa "aura" o sentimento maior por este Grupo. Vai: "Eu sempre penso nas palavras de Einstein 'que uma pequena quantidade de massa se transforma numa grande quantidade de energia' quando lembro do Grupo. Começando na salinha do Gio do CDS, nos reunindo em nossas primeiras organizações, primeiros textos, primeiros trabalhos, primeiras filmagens (tremidas não é Cassinha?, eita falei de novo!), primeiras reportagens (com o microfone fechado e o coração palpitando - kkkkkkkk)...e hoje, o Grupo é esta potência! Uma referência para todo o Brasil. Além disso, ou aliado a isto, a nossa Diáspora acadêmica onde o centro está em toda parte. Do Amapá ao Rio Grande do Sul estamos presentes e comemorar 10 anos neste nível técnico e principalmente, com o compromisso acadêmico, moral e ético em nossas produções é indescritível.

E Giovani merece todos os méritos. À frente do Grupo, mas, misturado, embaralhado, junto...cúmplice. Só temos a agradecer esta Philia...com certeza!

Parabéns a todos e todas e que venha mais 10 anos..."

abração

Sérgio Dorenski