sexta-feira, 4 de julho de 2014

Futebol e Sujeira !

Acabo de ler dois livros sobre futebol, que se diferenciam muito da série de "novidades" lançadas recentemente, aproveitando o clima da Copa do Mundo.
Além da cor e da linha de construção da capa (ver abaixo), da palavra Sujo no título e do prefácio do deputado Romário, os dois livros tem em comum o tema: as falcatruas da dupla Havelange/Ricardo Teixeira no mundo do crime, isto é, do futebol, na CBF e na FIFA.
O primeiro (O Lado Sujo do Futebol) é fruto de investigações de repórteres brasileiros bastante (re)conhecidos, liderados por Amaury Ribeiro Jr (A Privataria Tucana). Com farta documentação, mostram as sociedades de fachada, as parcerias (inclusive com Sandro Rossel, ex-diretor da Nike e ex-presidente do Barcelona), os laranjas, as propinas e outras formas pelas quais Ricardo Teixeira, ex-genro e discípulo de Havelange, tornou-se milionário graças ao futebol e continua ganhando muito dinheiro da CBF, mesmo tendo se afastado dela e vivendo uma vida reclusa em Boca Raton/EUA.
O outro é do conhecido Andrew Jenning, jornalista do País de Gales que foi coautor de os Senhores do Anéis e autor de Jogo Sujo. Percorre as trajetórias dos problemas que Havelange/Teixeira e a FIFA tiveram com a justiça Suíça, por causa da quebra da ISL, que deu como propina o dinheiro que havia recebido antecipadamente da Globo, pelas Copas de 2002 e 2006.
Ambos se completam e servem de referência um ao outro. São leituras muitos importantes, obrigatórias para quem quer tentar compreender porque o futebol brasileiro está sempre em dívida (com jogadores, com fornecedores, com o governo) mas seus dirigentes estão cada vez mais ricos. Valeu a pena!



2 comentários:

Sergio Dorenski disse...

Valeu Gio a indicação. Estou refazendo sobre R. Teixeira à luz da F. São Paulo...e estes chegam em boa hora. Sobre Romário, só o fato de opor-se a CBF e à Fifa já é um grande feito...

Giovani Pires disse...

Só para completar a informação postada: será que os 7 x 1 de hoje não tem nada a ver com os mais de 20 anos do Ricardo Teixeira e seus "legados" ao futebol brasileiro?