segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O que a Globo já fazia com outros esportes chegou ao futebol: "rebatizaram" o Red Bull hoje !

Há muito tempo, os canais esportivos abertos e por assinatura do Sistema Globo tem por norma empresarial (burra, diga-se de passagem) não citar o nome original dos times empresariais, substituindo-os por sigla ou cidade de origem, como é o caso da Liga Nacional de Volibol.
Como a maior parte dessas modalidades tinha e muitas ainda tem pouca visibilidade na TV, de certo modo essa questão era relativizada, porque mais importante era/é a oportunidade de divulgar a própria modalidade. Mas o problema agora se aproxima do futebol profissional e mais, da primeira divisão do futebol paulista, com a classificação do Red Bull. Como os direitos de transmissão do campeonato paulista são da Globo, a curiosidade era/é como o problema seria tratado.
Hoje, tivemos uma prévia, embora, por enquanto, apenas na televisão por assinatura (http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/01/25/red-bull-brasil-vira-sigla-no-sportv-e-torcedores-cornetam-globo/); permanece, porém, a dúvida: como será quando o Red Bull estiver disputando o Paulista e seus jogos forem transmitidos em sinal aberto pela Globo (por exemplo, contra o Corintians, que tem todos os seus jogos transmitidos)?
Acho que essa é uma questão importante, porque sobrepõe interesses comerciais de clubes e da televisão: quem detém os direitos de transmissão pode "rebatizar" os clubes ou estádios porque as empresas que dão nome a estes não "pagam" a Globo? Como é possível pensar em profissionalizar o futebol com essa mentalidade?
Depois, os clubes, endividados, pedem socorro ao governo para parcelar dívidas, perdoar impostos, etc.

7 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Gio, legal tua observação aqui. Vamos nos colocar no lugar das empresas que patrocinam o esporte: valeria a pena vc patrocinar alguém se, na hora de ter a visibilidade pretendida, passo a ser tratado com "outro nome"? Vejo isso no voleibol, e isso, no próprio volei, tem criado situações estranhas em relação à televisão. Ou será que a televisão (Globo, diga-se) só vai citar os nomes daquelas empresas que já são suas clientes? A RedBull é anunciante na Globo... será???

Giovani Pires disse...

A coisa continua rendendo...
Agora, uma visão "meio" a favor da Globo!
http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2015/01/26/manipulacao-no-escudo-do-red-bull-lembra-propaganda-de-regimes-autoritarios/

Ângelo Luiz Brüggemann disse...

Essa discussão ainda vai dar muito o que falar. Como o Cris falou no vôlei isso já acontece a algum tempo e pouco se viu debate no volei, mas agora chegou ao esporte hegemônico no Brasil. Então agora é a hora de juntar forçar volei e futebol para conseguir esse direito. Ano passado logo que o RedBull Brasil chegou a Primeira divisão do paulista os dirigentes falaram que não aceitariam ser chamados se não pelo verdadeiro nome. O time do RedBull na Alemanha é chamado de RB Lepzig, pois há uma regra na Bundesliga que as equipes não podem ter nomes de marca, diferente da Áustria onde surgiu o primeiro time da RedBull em 2006.
Mas vai ser interessante observar o debate, até pelos comentários das matérias que irão falar sobre isso, pois há pessoas que acham correto o que a Globo fez, como há pessoas contra.

Vamos acompanhando

Ângelo Luiz Brüggemann disse...

Só para complementar a minha fala matérias sobre o acesso e o medo da equipe de não ser chamada pelo verdadeiro nome como acontece na Formula 1
UOL
http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2014/04/25/acesso-do-red-bull-pode-exportar-letrinhas-da-f-1-para-o-futebol-na-globo/

ONNE

http://onnels.com/red-bull-brasil-luta-para-nao-ter-nome-de-equipe-censurado-durante-o-paulistao/

The Brain disse...

Quem lembra do Etti-Jundiaí, que era chamado somente de Jundiaí?

Giovani Pires disse...

Olhem só, que interessante! A própria Red Bull não parece preocupada com isso

Mas na minha opinião a questão é outra: pode o detentor de direitos de transmissão modificar o objeto de transmissão? Ela é dona dos direitos de transmissão ou do objeto?
No caso da Alemanha, a proibição é da própria Federação. Aqui, a CBF não proibe. Pode a Globo criar essa regra? E mais, será que na aquisição dos direitos de transmissão, Globo e Red Bull acordaram esse novo batismo?

Sergio Dorenski disse...

Olá Pessoas que discussão interessante. O poder (econômico) vai falar nesta questão, não tenho dúvida. Vejam que situação o capitalismo nos coloca a mídia (televisiva) dita as regras do jogo no tocante ao futebol no Brasil e os clubes se curvam para ela...não precisamos falar muito para ouvir que jogo começa após a novela..., mas agora como será os acordos? Pois, "aparentemente" a equipe pode dizer que não precisa da TV, eles terão que divulgar queiram ou não,,,kkkkkkk, hilário..., não à toa que estas empresas entram no campo esportivo...
Bem, como será a transmissão eu não sei, mas, lembrei-me do locutor que brigou com alguns jogadores das equipes e narrava: Lá vai; lá vai; lá vai; lá vai....lá vem; lá vem; lá vem; lá vem e gooooollll! kkkkkkkk
Acho que daria um bom trabalho de monografia, TCC, etc...
vamos observando