Forte abraço
Dorenski
Astromônico
Santana Lima
José Theodoro
Filho
Manoel Messias
Xavier dos Santos
Maria Gilberlane
Silva Aragão
Mateus Henrique
Silva Santos
A função do professor de
Educação Física deve ser bastante expansiva e producente, não devendo, jamais,
se ater puramente a copiar os movimentos apreendidos nos bancos acadêmicos ou
aderir aos preceitos das diversas modalidades do esporte moderno. Deve-se
procurar, sobretudo, ponderar acerca do respectivo esporte e obter,
dialeticamente, os conhecimentos necessários, com vistas a se ter condições de
adotar, precisamente, um posicionamento não incauto, mas, sim, crítico em
relação ao mesmo. Daí a importância desse ofício ser exercido, preferencialmente,
por um agente social de ilibada reputação, empenhando-se em prol de uma
sociedade melhor e mais consciente.
Entende-se, portanto,
que é incumbência do professor de Educação Física, mediante publicação de
textos pontuais, debates ou quaisquer outros mecanismos nesse sentido,
minimizar esse nível significativamente elevado de ignorância principalmente em
nossa sociedade de intelectualidade minimamente desenvolvida, na qual ainda
prevalece a crença de que o esporte é puramente saúde e vida. Sabe-se que, por
trás desse discurso falacioso, existe um mundo paralelo em que se busca
unicamente o locupletamento de uma minoria em detrimento da maior parte da
população, que é ludibriada continuamente por uma enxurrada de imagens trazidas
pela mídia, mormente a televisão, a fim de levar ao consumo extremo do fútil e
do que é destituído de relevância.
Assim, a mídia vai conduzindo o esporte aos seus
moldes, utilizando-se quase sempre de entretenimentos, aparentemente inocentes,
para disseminar o consumo desenfreado e a alienação de todos nós consumidores.
Não devemos, desta maneira, ficar silentes ante tal circunstância, uma vez que
a mídia constitui o ídolo (geralmente alienado), através do seu marketing, para
que ele também gere expectativas no tocante ao espectador e, por conseguinte, o
engane para atender os objetivos mercadológicos midiáticos.
13 comentários:
Realmente a prática profissional do Educador Físico não fica restritamente ao conteúdo apreendido na academia, precisa constantemente estar preparado pra as discussões acerca do esporte, e é nesse contexto, que se dar a importância do professor educar seus alunos, para uma consciência crítica, acerca das informações passadas pela a mídia.
O texto em epígrafe certamente instiga o nosso intelecto porque ele se apresenta como uma escrita que se distancia do habitual e nos conduz a perceber, por inferência, não apenas que o poder da mídia atinge fortemente o esporte, mas outras esferas na sociedade, tais como a cultura, a economia e a polítca.
Astromônico Santana Lima
A meu ver a midia é muito mais mascarada do que realmente vemos, a questão que me faz pensar até onde a educação física e especificamente o esporte ficam comprometidos dentro mundo de especulação.
Devemos ressaltar, que o papel do docente de educação física no âmbito escolar não é somente apresentar o esporte na esfera dos aspectos técnico/tático, como também, o processo de ensino/aprendizado através da ressignificação do esporte no contexto escolar, contemplando as exigências da cultura escolar. Além disto, é de suma importância provocar nos alunos o senso crítico, onde os mesmo possam olhar o esporte de diversos ângulos, permitindo analisar as informações transmitidas pelos instrumentos midiáticos. Assim, podendo acarretar um olhar positivo, como também negativo.
Thiago Vieira.
Diante todas as disciplinas do Ensino Fundamental, podemos ressaltar que a Educação Física foi a que sofreu transformações mais profundas nos últimos tempos. Isso se deve pelo fato das dúvidas acerca do papel da educação física na escola. O que era algo focado somente no esporte, passa por mudanças e questionamentos ao longo da história, já que hoje percebemos que o leque de conteúdo da E.F se abre para uma infinidade de manifestações, como dança ,luta e esportes radicais.
Ou seja, passou a ser reconhecida como um componente importante para a formação dos aluno.
A mídia como uma mediadora na transformação do conhecimento escolar, destacando uma necessidade da escola pensar e refletir sobre estas questões para que seja possível criar estratégias didáticas para usufruir deste aparato tão importante que a mídia proporciona.
Boa postagem e parabéns aos autores!
Mas vou deixar uma provocação aqui para vocês!
O esporte então, mesmo sob essa lógica espetacular, comercial, industrializada e muitas vezes perversa, não pode ter finais práticos de saúde, lazer e educação? Como então a Educação Física pode atuar na construção dessa consciência crítica acerca do esporte sem destituí-lo dos seus reconhecidos valores e significados da prática?
Para pensar!
Abraço,
Silvan
Pessoal, parabéns pela postagem! Ao Sérgio, por manter a estratégia. O espaço do blog, assim, se configura como espaço de discussão e também espaço pedagógico e crítico.
Concordo com a provocação do Bam... há de haver algo, então, no esporte, que traz essa potência para discutirmos e experenciarmos tantas coisas.
Seguimos.. aguardarei as próximas postagens para comentar/dialogar!
Elaine Souza, vejo suas considerações bastante pertinentes e acredito que é nessa perspectiva que a Educação Física está galgando. infelizmente são poucos os Docentes que em sua prática pedagógica utiliza-se da gama de conteúdos que essa disciplina possui. A partir da utilização de novos recursos o professor desmistifica as desigualdades que se produzem na sala de aula, realizando seu compromisso com a educação e despertando a autonomia crítica do aluno. A mídia pode ser um grande passo para essa importante revitalização, já que ela possui inúmeras possibilidades a serem utilizadas como meio para potencializar as aulas de Educação Física. diante disso me vem um grande questionamento que deixo aqui como uma provocação : se a Educação Física tem como objetivo "principal" desenvolver indivíduos críticos e autônomos, como conseguir atingir a um objetivo tão subjetivo?
abraço a todos e obrigado pelas ponderações ao nosso texto ...
Opa... Parabéns pela postagem galera e parabéns Silvan pela provocação. Cris, de fato, é a partir do fascínio pelo esporte que podemos tentar buscar saídas alternativas para essas questões que a gurizada abordou no texto. Não devemos abominar o esporte no seu sentido técnico/tático, nem tampouco sermos integrados neste polo. Nesse limiar intermediário entre negar e aceitar fielmente é que devemos nos concentrar no potencial que este fenômeno possui para buscarmos as saídas possíveis de uma Educação Física preocupada com a autonomia e esclarecimento dos sujeitos. Abração!
A40
Parabéns pela postagem, o texto em sí, demonstra muito o que vem a ser a mídia na vida de um educador de educação física, com varias dificuldades nos meios, e concordando com os demais acima, parabéns.
Infelizmente a educação física para a maioria das pessoas é vista e tida como uma disciplina com fins complementares, podendo-se dizer que sua bagagem desde os tempos do seu surgimento influencia negativamente na sua real especificidade. Para a maioria o termo educação física pressupõe a ideia de controle do corpo, ou seja, trabalhar somente o físico, biológico deixando de lado suas particularidades. Apesar de a educação física ser reconhecida como um componente importante para a formação do aluno ela ainda é muito banida, por conta dos discursos que se travam sobre seu verdadeiro papel, há ainda muita luta pela frente. Sobre esse viés cabe ao professor se conscientizar do seu papel de transformador, pois vivemos em um mundo bombardeado de informações, onde cada momento milhares de falas, imagens entre tantas outras coisas são introduzidos pela mídia em nosso dia- a- dia, e nisso não se percebe a influência que a mídia exerce sobre todos. Por tanto o professor deve levar o aluno a compreender os sentidos implícitos e explícitos oferecidos pela mídia contribuindo para a formação de um sujeito reflexivo, crítico, ativo e autônomo principalmente em relação às originais mensagens midiáticas. A mídia utilizada como fins pedagógicos se torna uma importante aliada nessa desconstrução e construção dos significados das mensagens, palavras, imagens e todo esse bombardeamento que está presente no nosso dia- a -dia.
A mídia com seu poder de ludibriar os consumistas ao consumismo desenfreado sendo este um conteúdo em que os profissionais da área devem dar ênfase, para a compreensão do cidadão , não dando apenas foco ao caráter biológico mas a todos os determinantes que envolvem o esporte moderno. Ou seja, promover um exame crítico sobre os determinantes sociais, econômicos, políticos e ambientais diretamente relacionado prática do exercício e desporto assim como a influência da mídia sobre eles.
A mídia com seu poder de ludibriar os consumistas ao consumismo desenfreado sendo este um conteúdo em que os profissionais da área devem dar ênfase, para a compreensão do cidadão , não dando apenas foco ao caráter biológico mas a todos os determinantes que envolvem o esporte moderno. Ou seja, promover um exame crítico sobre os determinantes sociais, econômicos, políticos e ambientais diretamente relacionado prática do exercício e desporto assim como a influência da mídia sobre eles.
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