quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O CINISMO ESTÁ NAS RUAS! OU, DE COMO JULGO OS OUTROS SEM OLHAR PARA MEU PRÓPRIO UMBIGO! (Por Hamilcar Dantas)

Colegas que acompanham o blog!
Nada mais oportuno que as discussões sobre o momento brasileiro em seu contexto sócio-político e econômico também sejam pautadas por aqui, no blog. Nesse sentido, com a devida autorização do Prof. Hamilcar Dantas, nosso colega da UFS, trazemos para o debate um texto produzido por ele, sem fins acadêmicos, publicado, já, em rede social.
São opiniões como essas que ajudam a pensar a partir de pontos de vistas destoantes daquele gerado pela grande mídia. E isso tem implicações diretas para todos/as nós!
Boa leitura e boas reflexões!
Ao Prof. Hamilcar, agradecemos pela autorização para postar no blog, ao mesmo tempo em que o parabenizo pela brilhante opinião.

O CINISMO ESTÁ NAS RUAS! OU, DE COMO JULGO OS OUTROS SEM OLHAR PARA MEU PRÓPRIO UMBIGO!
(Por Hamilcar Dantas)

Não sei ser conciso, me desculpem! A expressão abaixo é tão somente a minha única forma simples de enxergar o “cinismo nas ruas”!

Vivemos mais uma tarde dominical de protestos contra a corrupção, exigindo a renúncia ou o impeachment da Presidente constitucionalmente eleita. Reflexos da nossa democracia ainda infantil (no sentido de egocêntrica) na qual teimamos em acusar o outro sem olhar para nós mesmos. O pior dessa infante democracia é que através do cinismo travestimos nossos problemas em problemas do outro. Os cínicos foram às ruas: tanto os que pediam renúncia/impeachment, quanto os que gritavam apoio à Presidente!

Vou me posicionar diante dos cínicos de domingo: Dilma e Lula são corruptos! Corromperam-se pela tão falada governabilidade! Fizeram conchavos espúrios com figuras execráveis da política brasileira. Criaram cargos em profusão para satisfazer a sanha dos bandidos que lhes apoiaram. Foram coniventes com os parasitas que sangram as instituições públicas. São responsáveis por não conseguirem o devido equilíbrio entre as contas públicas e os estímulos aos avanços da economia e do crescimento econômico do país. Sobretudo, Dilma e Lula são corruptos por abrirem mão de bandeiras históricas da esquerda brasileira que visava desenvolver o país amparada em preceitos éticos firmes, democratizar a distribuição de renda, ampliar os direitos dos trabalhadores (os que realmente fazem esse país crescer), redefinir as prioridades sociais.

Todavia, as pessoas que estão na rua para pedir o Impeachment da Presidente também são corruptas! Corrompem-se pois são oportunistas e casuístas. Não vejo esse povo na rua para pedir educação de qualidade; para exigir salários melhores aos professores que tentam educar essa mocidade corrupta que só estuda para “se dar bem”; para exigir hospitais públicos decentes; para exigir segurança nas ruas e nas escolas; para exigir o fim do trabalho escravo (ainda executado em propriedades de políticos brasileiros, inclusive alguns que estavam nos protestos); para exigir a construção de moradias para as pessoas necessitadas. Esses problemas não foram gestados nos últimos dez anos! Ou foram? Onde estavam esses “indignados”?

Esses “indignados” são corruptos pois fazem do “jeitinho” brasileiro e da “Lei de Gérson” a marca do seu viver cotidiano: sonegar imposto, furar filas, estacionar em locais proibidos, infringir toda e qualquer lei de trânsito (vejo todos os dias na frente da escola de meus filhos, os carros com adesivo “Basta!” cometerem barbaridades), comprar DVDs e Games piratas, ensinar seus filhos a tirar vantagem em tudo. Os cínicos dizem: esses “erros” não são nada diante do roubo de milhões do PT! Viva a ética de ocasião, aquela que serve para os outros, não para mim! Os “corruptos” da rua só estão na rua por não poderem estar nos gabinetes também se locupletando do dinheiro público!
Por falar em dinheiro público: de onde vem a grana que subsidia essas manifestações tão caras? Do “povo” massacrado pela inflação e pela falta de educação, alimento, saúde, emprego e moradia? Vamos colocar esse “povo” (os “cínicos de domingo”) no Ministério da Fazenda para fazer o “milagre” acontecer! Me poupem!

Os “cínicos de domingo” cantavam o Hino Nacional com a mão no peito sobre o distintivo da CBF, uma das instituições mais corruptas do país! Carregaram Aécio Neves nos ombros como se fora o “Salvador da Nação”..... Mudem-se para Minas Gerais, pois lá deve ser o paraíso idílico promovido pelo PSDB que o governou por 20 anos, não é? Os “cínicos de domingo” diziam: “quero meu país de volta! O país decente e honesto que sempre foi o Brasil!”. Quando esse país foi decente? Quando a honestidade foi a tônica desse país e não o “jeitinho” e a “malandragem”? Me poupem, senhores “cínicos de domingo”!

Esse governo me enoja, me causa revolta por não conseguir ser o que prometia ser: uma alternativa viável para o Brasil diante dos canalhas históricos que sempre nos governaram. Mas me enoja mais ainda os “corruptos” da rua que sofrem de uma “síndrome de capitão do mato”, não admitem um igual em cargo superior a si. Um metalúrgico presidente...... Uma mulher presidente...... Isso é inadmissível e deve doer para essa cambada de sujeitos que querem ser governados pelos “superiores”: os neves, caiados, calheiros, sarneys, alves, etc, etc, etc. Essas figuras e seus herdeiros é que são as melhores opções ao Brasil, afinal eles não construíram esse país, não é? Eles podem nos conduzir a dias melhores, não é? Eles irão nos libertar do jugo opressor do PT e seus corruptos, não é?
Façam-me o favor! Vocês, os “corruptos” da rua, os “cínicos de domingo” merecem o governo do PT. Mas também merecem o governo do PSDB, do PMDB, do PSOL, ou de qualquer dessas siglas pernósticas e perniciosas que proliferam pelo país. Os nossos “representantes” políticos expressam tão somente o que somos: corruptos! Mudem suas atitudes, façam de vocês mesmos um povo melhor para exigir um país melhor!

Por fim, senhores “cínicos de domingo”, respeitem as instituições democráticas e deixem a Presidente trabalhar e tentar dar o mínimo de norte a esse país! No mais, nos vemos em 2018! Até lá, construam opções políticas mais viáveis para esse país, afinal de “mais do mesmo” eu já estou cheio. Não aguento as mesmas caras sem-vergonhas pedindo votos e os “cínicos de domingo” carregando-os nos ombros.

Nenhum comentário: