quinta-feira, 20 de maio de 2010

Óbvio Ululante - programa da Rádio UFMG Educativa sobre futebol

Também apaixonado pelo futebol, acompanho com carinho, desde seu surgimento em 2006, o GEFuT, Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da UFMG. Hoje a noite o grupo inicia uma nova etapa se inserindo semanalmente na programação da rádio (e da rede!) UFMG com o "Óbvio Ululante".

Penso que seria interessante refletirmos sobre as relações desse tipo de iniciativa com a mídia-educação (física). Vejo um ótimo diálogo pela frente.

Abaixo segue a nota de divulgação do programa:


Dia 20 de maio, 5ª feira, as 22h estreia “Óbvio Ululante”, o programa da Rádio UFMG Educativa sobre futebol, produzido pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Partimos do pressuposto que não há verdade absoluta em nada no futebol. Assim, esse programa tem o intuito de discutir os acontecimentos do mundo da bola de forma crítica e questionadora. Queremos provocar a reflexão em todo boleiro, sem deixar de lado a alegria que é falar sobre futebol. História dos clubes, das torcidas e de personalidades marcantes, política, estatuto de defesa do torcedor, preconceitos, a presença da mulher, as manifestações do torcer, a paixão clubística, o futebol nas artes são alguns dos temas que discutimos em nosso programa.

Ouça o Obvio Ululante! Todas as 5as, de 22h as 23h na Rádio UFMG Educativa, 104.5 FM ou pela internet no www.ufmg.br/radio

Quem é o GEFuT? O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG surgiu em setembro de 2006 objetivando se debruçar sobre temas correlatos ao futebol e as torcidas. Nosso grupo é composto por professores doutores, doutorandos e mestres; estudantes de graduação e pós-graduação, que para além de suas competências individuais têm em comum a paixão pelo futebol. O GEFuT busca contribuir com a produção do conhecimento sobre futebol e o torcer, entendendo que essa produção pode subsidiar a elaboração de políticas públicas para o campo do esporte e do lazer.

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Grande Silvio...
Fiquei muito feliz com a noticia da estréia do programa; haviamos conversado sobre isso no Conbrace, em Salvador, ano passado.
Só lamentei ontem porque não consegui acessar pelo site. Não sei se havia algum problema técnico lá ou aqui (no caso daqui, pode ter sido algo entre a cadeira e a tela!).
Alguém viu? Conte aqui pra nós!

Rogério Santos Pereira disse...

Gio! Não escutei o primeiro programa, mas tenho conseguido ouvir a rádio UFMG. Fiz testes escutando diretamente pelo navegador (necessita plugin instalado - Windows Media)e por streaming, reproduzindo a URL http://150.164.63.210:8000/stream no Winamp, Real Player e Windows Media Player.

O programa de hoje, 10 de junho, trata da Copa do Mundo. No quadro polemizando, os professores Victor Melo, Tarcício Mauro Vago e Silvio Ricardo da Silva debatem os prós e contras de sediar uma copa.