Vocês certamente sabem que de 14 a 26/8 está acontecendo em Cingapura a 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, com o aval do Comitê Olímpico Internacional. Mas essa informação nós não a vimos na Globo. Exceto a Record News, que transmitiu a abertura, as demais televisões brasileiras não incluíram os jogos em sua programação. Sinal de falta de prestígio do esporte olímpico? Pode ser que não.
Segundo palavras do presidente do COI, Jacques Rogge, na Folha de São Paulo (13/8/2010), esse novo evento olímpico está voltado para os jovens, não apenas aos que competem nas 26 modalidades (algumas não tradicionais, outras modificadas), mas também aos espectadores jovens. E estes serão alcançados, segundo o raciocínio do COI, não pela televisão, mas através de plataformas digitais, como Facebook, You Tube e Twitter.
Parece que estamos diante de uma ação concreta do movimento olímpico em “produzir” consumidores para os esportes tradicionais, usando linguagens mais adequadas à captura dos espectadores jovens. Não que as audiências internacionais estejam caindo ao redor do mundo. Elas estão é envelhecendo... Estudo da NBC, emissora norte-americana que detém os direitos dos Jogos Olímpicos há mais de 20 anos, mostra que entre 1992 (Barcelona) e 2008 (Pequim), o público médio que assiste aos Jogos envelheceu 10 anos, estando hoje na faixa de 48 anos de idade (contra 38, em 1992).
Isso talvez explique a preocupação do COI. Vamos conversar sobre isso?
Um comentário:
Legal, Gio!
Mas o fato de não ter sido 'tratado' pela todapoderosaredeGlobo, não é porque, também, a Record detém os direitos de transmissão da Olimpíada de 2012??? Lembra que ao fim da Olimpíada de 2008 a Globo ignorava muitas informações sobre a Olimpíada seguinte?
Entra mídia, sai mídia... o interesse é sempre o mesmo: consumidores em potencial - sempre jovens, claro, ávidos para consumir!!!
(desculpem minha visão determinista) hehehe
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