Foi proposto, no início do semestre, um projeto de pesquisa que se transformaria, até o final do semestre letivo, num estudo realizado. Foram seis grupos que tinham como premissas articular as questões da própria disciplina, especificamente sobre a temática SAÚDE com as questões midiáticas, por entendermos o papel dos meios de comunicação na produção e veiculação de representações sobre o que vem a ser saúde, "ser saudável", ter um "estilo de vida", enfim, as questões relacionadas à tal 'qualidade de vida', implicações para juventude etc.
Os trabalhos - que, esperamos, serão apresentados e publicados na próxima Semana da Educação Física da UFS, março/2011 - foram os seguintes:
Os trabalhos - que, esperamos, serão apresentados e publicados na próxima Semana da Educação Física da UFS, março/2011 - foram os seguintes:
1) O culto ao corpo: os limiares entre saúde e doença (Tamires, Verônica, Thiago e José Almeida)
2) "Mexa-se. Não ficar parado é condição fundamental para uma vida saudável." Relação entre saúde e atividade física através de um veículo midiático. (Aile, Antonio, Guilherme, Rodrigo)
3) A relação entre saúde, corpo e mídia na compreensão de alunos de uma escola pública de Aracaju/SE a partir da telenovela "Malhação" (Markus, Danillo, Valdione)
4) "O esporte de alto rendimento faz mal à saúde?" Uma análise do programa SporTV Repórter (Silvan, Danielle, Rebeca, Fabaiana e Alessandra)
5) Educação Física, mídia e saúde: possibilidades midiáticas nas aulas de Educação Física (Carla, Christiane, Crislany e Keyte)
6) Atividade física e saúde: uma análise do programa Globo Repórter (Alan, Gabriela, Jackeline, Manoel)
Parabéns à turma!
E logo mais, a veiculação destes trabalhos... "fazer universidade" e "formar-se"é isso: não ficar passivo ao conhecimento existente, mas produzi-lo e veiculá-lo, pensando na nossa realidade, nos nossos problemas, nas nossas possibilidades!
E logo mais, a veiculação destes trabalhos... "fazer universidade" e "formar-se"é isso: não ficar passivo ao conhecimento existente, mas produzi-lo e veiculá-lo, pensando na nossa realidade, nos nossos problemas, nas nossas possibilidades!
12 comentários:
Legal Cris!
Ta ai um bom exemplo do que falavamos quarta passada, das possibilidades de tornar a midia uma ferramenta pedagogica e um objeto de estudo na sala de aula, do ensino fundamental, medio e superior.
É isso ai!
Parabéns, Cris e a sua turma de EF, Saúde e Sociedade,
Esperamos que em breve esses estudos "venham à luz" na forma de apresentações em congressos e de artigos para periódicos.
Estamos desde já no aguardo disso.
Fala grande Prof., Orientador CRIStiano.
Muito boa a oportunidade que nos foi dada e também o incentivo a busca pelo conhecimento.
Abraço
Obrigada Cristiano...
Parabéns Cris e a turma...que vontade de ter um professor assim.
Pegando o gancho do Gio, vai além da Semef...próx. ano tem conbrace...vai fundo
Bia, Gio, Silvan, "Anônino" e Sérgio!
legal as considerações de vcs por aqui (o Silvan é suspeito porque agora está sob meus poderes hehehe - e espero que a "Maldição do BAM" não me pegue! isso gerará uma postagem futuramente).
A turma é muito boa e tanta coisa só aconteceu em função deles... agora sei o que é um professor ficar orgulhoso da turma!
E por último, Sérgio... é tudo culpa tua "esse professor" estar em terras sergipanas! hehehe
Olha só!
Com tantos elogios, o prof. Cristiano realmente nos instigará a produzir algo para apresentar e publicar a partir dos trabalhos!
Foi muito bom vivenciar mais uma disciplina que nos deu realmente a possibilidade de aprender muito!
Valeu Cris!
Ass. Keyte.
Parabéns, Cris, pelo belo trabalho desenvolvido nessa disciplina e também aos estudantes da turma pela coragem e originalidade nas pesquisas. São trabalhos como esses que qualificam nossa área e auxiliam no desenvolvimento de reflexões e práticas a respeito das possibilidades educativas de trabalharmos com a mídia e o tema da saúde na Educação Física
Genteeeeee... Quanto trabalho ineteressante!!! Que grande experiência e trabalho Cris. Parabéns ao Prof. e aos alunos que trazem importantes temáticas, e mostram que a pesquisa como princípio educativo, é uma gande possibilidade de construir práticas pedagógicas comprometidas com a formação de sujeitos críticos e esclarecidos, inclusive frente a mídia! Fiquei curiosa para saber mais dos trabalhos...
Cris... parabéns!!!!
Fiquei curiosa agora em ler os trabalhos dos alunos.. pode nos repassar?
Beijos
Oie pessoal que andou comentando por aqui! Realmente foi um semestre de desafios, a "primeira vez" da disciplina, mas ao mesmo tempo muito motivador pra mim e, penso, para os acadêmicos/as também! Tenho certeza que tais pesquisas serão apresentadas na Semana da EF, e quem sabe, algum periódico! Aos que solicitaram, como a Angélica, enviarei aqueles que tenho em formato digital! Grato pelos comentários! Que venha 2011...
Postar um comentário