sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pautando relações: Educação Física, Esporte e Mídia

A partir de hoje, os acadêmicos/as integrantes da disciplina Educação Física, Esporte e Mídia - UFS-2011-2 farão suas postagens aqui no blog, repetindo estratégia utilizada no curso de verão, nesta mesma universidade. A cada semana, os grupos postarão temas relacionados às discussões na disciplina articulando os elementos teóricos dos textos trabalhados. A estratégia acontecerá até início de dezembro, e assim, avaliaremos tal dinâmica pensando nas contribuições que a "mídia", em sua amplitude, pode possibilitar à formação de professores de Educação Física, bem como aos jornalistas em formação, já que um dos alunos faz Jornalismo aqui na UFS.

x x x x x x x

No primeiro dia de aula da disciplina ESPORTE e MÌDIA (2011.2) do curso de Educação Física Licenciatura, coordenada pelo Professor Cristiano Mezzaroba, foi colocada em pauta algumas questões referentes a temática proposta e sua relação com a Educação Física escolar. Uma das primeiras propostas do professor foi que cada aluno escrevesse um texto sobre o que entendia a respeito de cada uma dessas nomenclaturas (Educação Física, Esporte e Mídia) apontando as relações entre as mesmas. Partindo dessa primeira atividade, nós alunos do grupo 1, composto por Anderson Cavalcante, Jessica Vitorino, Janaína Carvalho, Plínio Costa, Alan Gonzaga e Thays Lessa ficamos responsáveis por recolher esses textos e de maneira geral elaborar uma opinião enquanto turma sobre esse tema.

Baseando-se na postagem feita em Janeiro de 2011 neste mesmo blog pela turma que passou por essa mesma disciplina durante um curso de verão a mídia vem propagando o esporte em dois sentidos, o primeiro sob um aspecto em que se calcula a importância do esporte e das atividades físicas para a saúde, além de tentar estreitar relações entre esporte e sociedade. E o segundo vincula a Educação Física a um campo muito restrito e alienador, pois a mesma é tratada de forma muito superficial no discurso midiático, essa que também é carregada de interesses secundários, por muitas vezes, comercial tornando-se irrelevante o discurso do esporte sob um ponto de vista cultural e para tanto verifica-se a importância de ampliar essas relações dentro da Educação Física, para que algumas questões possam ser discutidas e refletidas sob um ponto de vista critico juntamente com os alunos mostrando e desvendando as facetas do mundo midiático e o seu poder de influência sobre as questões sociais.


A turma que está cursando a disciplina tem a visão de que a mídia é a principal fonte de comunicação na sociedade e que ela influencia diretamente a nossa prática cotidiana, principalmente em relação à promoção e produção esportiva. Ela cria regras, padrões, ídolos e comportamentos. Atualmente a mídia vem sendo observada como uma força de manipulação que influencia a forma de pensar das pessoas e também reforça a idéia de Educação Física como prática do esporte, competitividade e formação de atletas. Tem se discutido também como o esporte está se adequando aos modelos midiáticos no tocante de suas regras e em relação aos horários de transmissão dos mesmos, esse interesse surge como uma via de mão dupla: O esporte gera renda para a mídia ao mesmo tempo em que recebe investimentos para a realização de seus eventos.
Contrapondo essa discussão entende-se que a mídia é um veiculo que também pode reverter esse estado, modificando sua lógica para a Educação Física ser tratada com valor.

Deste modo, a Educação Física na escola
deve proporcionar o entendimento do esporte de maneira mais ampla. Os professores devem orientar, conduzir e mediar reflexões sobre as idéias construídas e impostas pela mídia junto com os alunos. Discutir e orientar os alunos a partir do que eles ouvem, assistem etc é fundamental. A mídia pode ser usada como "coringa" para que o aluno conheça o esporte sob outros ângulos (históricos, práticas, regras, etc). Na verdade a Educação Física escolar tem que ter um conhecimento cultural, teórico. Dessa forma, a Educação Física vem se destacando cada vez mais, através de veículos midiáticos criando uma influência na prática, na produção e na promoção esportiva. A prática seria um direcionamento a partir da mídia para que o cidadão identifique-se com o esporte e o pratique. O correto seria que não só a mídia completasse essa exposição, a própria escola também deveria mostrar as modalidades esportivas e a partir daí o indivíduo encontraria com o que mais se identifica. Sabemos que a mídia oferece benefícios que auxiliam a divulgação dos esportes e de seus megaeventos esportivos. O poder que hoje a mídia possui é muito grande e perceptivo dentro dos padrões esportivos e de comportamentos que estão diretamente ligados à Educação Física e ao Esporte, os três juntos carregam uma grande responsabilidade na formação do indivíduo.

Aguardamos os comentários!!!

7 comentários:

Jeniffer Souza disse...

É necessário que comecemos a perceber que vários fatores sociais são fruto de uma construção, sendo necessário aprender a lidar com eles, onde existe operando vários influenciadores sociais e um deles é a mídia, que tem também o poder indutivo, sabe manipular os indivíduos, direcionar a sociedade, ditar às regras, assim como valores morais e éticos. Faz-se necessário que a sociedade saiba enxergar o valor oculto por trás das mensagens que são transmitidas através dos vários tipos de mídia, que tanto podem ser construtivas, como pode induzir comportamentos, como exemplo o consumismo exagerado.

Após o surgimento dos meios de comunicação de massa as pessoas têm perdido seu caráter filosófico, pois assimilam as noticias como a fonte mais correta de informação, como algo pronto para ser absorvido e posteriormente reproduzido na sociedade.

Vemos hoje a crescente produção no campo técnico-científico, que se dá com o avanço da ciência, retirando do homem o poder de questionar e repassa a este o papel de reproduzir, a fim de suprir as demandas de mercado, sem que nem percebam este processo e o esporte está sendo alvo também deste processo.
Parabéns Colegas de Turma pela postagem.
Jeniffer Souza :D

Sergio Dorenski disse...

Parabéns Cris pela dinâmica...assim vamos contruindo a relação mídia-educação imerso no ambiente o que dá sentido e significado ao que estamos fazendo.

Cláudia Regina Pedroza disse...

Realmente Jeniffer atualmente as pessoas são bastante influenciadas pela mídia, muitos acham que através da mesma se informam da 'verdade absoluta', por isso nós como futuros educadores podemos utilizar desse meio de comunicação para apontar para nosssos alunos o que está explícito e implicito, para que eles possam assim reconstruir um significado que está na informação da mídia.
A mídia esportiva torna-se conteúdo da educação física escolar,onde devemos tematizar o conteúdo,contextualizando,criticando e avaliando os meios e instrumentos da mídia esportiva e seu impacto no ser humano.
Parabéns a todos pela postagem...
By: Cláudia Regina Pedroza

Diego S. Mendes disse...

Olá a todos!
Parabéns, Cris, pela iniciativa, tenho certeza que a participação de teus alunos aqui no blog não apenas será uma bela oportunidade de formação para eles, como é uma satisfação para nós que somos seguidores deste veículo. Vamos ver se o pessoal aqui de São João Del Rei também participa dessa atividade, num intercâmbio digital.

Abraços!

Heitor Dikson disse...

Olá..
Eu concordo plenamente, tanto no comentário da Jeniffer, como com o texto..
Eu tambem acho que a mídia tem um poder de alienar, induzir, influenciar os cidadãos. Essa influência pode acarretar no consumismo exacerbado de produtos esportivos,por exemplo. Podemos perceber tambem que para temos um entendimento sobre determinado assunto é preciso procurar diversas noticias, de varias fontes para poder tirar uma conclusão mais concreta, pois alguns meios omitem informações.
E como futuros profissionais da área de Educação Fisica, podemos desfrutar dessa mídia para poder trazer um pouco da realidade do Esporte para das aulas dentro das escolas. Fazendo uma relação com a cultura, a historia desse determinado esporte, estimulando a curiosidade dos alunos e a vontade de praticar e promovendo a própria Educação Fisica quanto esporte.

Parabens para o grupo.
Abraço.

Marcel disse...

Assino em baixo galera. Concordo com geral! Acho que o filme passado em sala de aula é mais que esclarecedor. Se a população realmente entedesse o poder da mídia poderia desfrutar dos seus benefícios.

Quanto ao profissional de educação física... só seria mais um beneficiado caso a mídia cumprisse com seu devido papel. Afinal de contas não é só Telecursos e jornais que são de utilidade pública.

Anônimo disse...

Prof Cristiano, vejo com orgulho o trabalho que desenvolve na area da Ed. Fisica. Parabens pela dedicação!

Dr.Sergio (Guarulhos)