domingo, 16 de outubro de 2011

Agendamento midiático-esportivo, Pan 2011 e Educação Física Escolar



Em final de semana de início dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara/2012, e com a particularidade de não estar sendo trasmitido pela Globo, e sim pela Record, já anunciando, de certa maneira, como serão as transmissões das Olimpíadas/2012, segue uma postagem dos acadêmicos de EF, Esporte e Mídia - 2011-2, em especial, do grupo formado por: Jéssica, Janaína Carvalho e Plínio.
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Na aula do dia 14 de outubro de 2011, da disciplina Esporte e Mídia do curso de Licenciatura em Educação Física, ministrada pelo Professor Cristiano Mezzaroba, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), discutimos sobre agendamento midiático-esportivo tendo como principal exemplificação o Pan-americano 2011 que está sendo realizado na cidade de Guadalajara no México baseando-se no texto de Giovani De Lorenzi Pires e Cristiano Mezzaroba (Revista Logos/2010).

Batendo na mesma tecla, podemos dizer que a participação midiática em assuntos esportivos está cada vez maior. A natureza esportiva tem se apresentado de maneira riquíssima e dessa forma, esse campo esportivo têm ocupado um importante espaço social. O agendamento esportivo tem sido uma das principais estratégias utilizadas para lançar dispositivos para influenciar a opinião dos receptores através de informações classificadas pelos organizadores como relevantes.

Como no Pan Rio 2007, agora no Pan 2011 e com todos os outros megaeventos que há participação brasileira, podemos perceber nitidamente os efeitos do trabalho discursivo do agendamento midiático. Em sala de aula assistimos um vídeo onde a Emissora de Comunicação Rede Record apresenta o plano especial de cobertura do Pan, em que eles garantem muitas horas de transmissão, notícias sobre os grandes heróis e as boas histórias, diversão, entretenimento, etc . Pode se perceber também o envolvimento de vários setores: jornalístico, comunicação, esportivo e da presença dos atores envolvidos. Esses tipos de abordagens evidenciam as principais características desse procedimento que vai causando efeitos gradativamente.

Ficou evidente também que o que mais interessa às emissoras é conseguir televisionar os jogos na intenção de garantir volume nos fatores econômicos, de audiência e principalmente se colocar em posição de poder, influenciando a opinião dos espectadores.

Como foi discutido em sala de aula, a mídia tem colocado o Brasil como um país favorito a ganhar muitas medalhas no Pan-Americano, cria os novos ídolos esportivos nas diferentes modalidades (e reforça os já existentes e consolidados), dando foco a alguns ídolos que já foram medalhistas de ouro em Pan-Americanos, como o jogador de tênis de mesa Hugo Hoyama. Fazendo isso, ela (a mídia), tenta mostrar para a sociedade a importância da prática esportiva fisgando principalmente o olhar das crianças a esses ídolos e assim fazendo com que elas pratiquem esportes e percorram, não o mesmo caminho, mas que seja parecido com o do seu ídolo, almejando sucesso. Nesse sentido, a mídia tem ajudado a construir identidades (locais, regionais, globais etc.) utilizando a figura do ídolo como “elemento principal” e elaborando suas estratégias de veicular seus interesses.

Em outros meios midiáticos como a internet, por exemplo, o enquadramento desse acontecimento é bastante visível, quando começamos a analisar diversas páginas esportivas é incrível como na maioria delas aparecem alguma chamada sobre os Jogos do Pan, seja sobre questões pessoais, seja sobre o treinamento dos atletas, sobre a estrutura da vila, alimentação, etc assuntos esses que não estão diretamente ligados ao esporte, mas fazem parte da instituição da mesma.

Será que o professor de Educação Física está atento a esses princípios veiculados pela mídia em todos esses meios de comunicação? Será que não seria esse um bom momento para esse professor estar trabalhando esses temas e analisar os contextos criticamente com a maioria de seus alunos estão assistindo e recebendo essas informações passivamente? Sabemos que a Educação Física é o espaço privilegiado para debater sobre essas questões. O que falta é professores conscientes, capacitados e comprometidos atuando na educação brasileira.

11 comentários:

Jeniffer disse...

O que posso observar atráves das reflexões e debates feitos em sala de aula é o seguinte: antes de levantarmos críticas a respeito de algo, faz-se necessário ter conhecimento a respeito do tema.
Fator este que está podendo se fazer presente no estudo dos temas da mídia e a correlação com autores que também fazem um trato a respeito, e como resultado temos o "resumão" do que foi estudado e debatido aqui no blog.
Responder as perguntas postadas neste texto, irá exigir muitas outras perguntas, pois
é difícil responder questões que envolvem os professores de E.F, já que ao longo da história tenho visto que estiveram um tanto perdidos com relação a escolha dos conteúdos a serem trabalhados, e ainda digo que se a formação dos professores mais antigos tivessem tido uma instrução para tal questão, ainda assim seria complexo a tais interrogativas neste estágio atual da sociedade. Pois Bem! Maiores debates a cerca do tema mídia e Educação Física ainda estão por vir.

Cláudia Pedroza disse...

Parabéns ao grupo, mais uma vez conseguiram fazer um bom trabalho!!!Fico feliz com o desempenho e tambem começamos a pensar diferente de como as coisas são postas "impostas" pela mídia,antes do último texto de Pires e Mezzaroba,não passava por minha cabeça o quanto a midia se utiliza de artifícios para manter a audiência "o público alvo",utilizando-se desde horários estratégicos até a invasão da vida pessoal dos atletas, para atrair o público. Nós como futuros educadores,temos que possuir esse conhecimento sobre o agendamento midiatico,para que possamos auxiliar de alguma forma no senso critico de nossos alunos,afinal as crianças acabam se encantando com tudo o que lhe são transmitidos pela mídia,porém ainda precisamos de bastante conhecimento para que possamos auxiliar nossos alunos com mais confiança!!!

Daniel Minuzzi de Souza disse...

parabéns ao grupo, ótima postagem.
Vamos ficar ligados.

Diego S. Mendes disse...

Olá pessoal, aqui em São João Del Rei, na disciplina de Mídia e Educação Física, estamos fazendo uma pesquisa sobre como a mídia impressa está cobrindo esse Pan. Acho que teremos muito para discutir com vcs online.
Parabéns pelos textos. O Brasil esta de olho em vcs, especialmente MG!

Silvan Menezes disse...

Muito boa discussão... a cobertura deste Pan de Guadalajara já está tendo e terá uma repercussão muito polêmica no universo esportivo do país... vamos observando e entendendo os traçados da cobertura e da não cobertura midiática do Pan 2011.
Abração e Parabéns ao grupo!

Cristiano Mezzaroba disse...

Valeu pessoal pelos comentários!!! Tanto aos da turma atual, como os do LaboMidia!!!

Realmente, pra quem vê a Globo, e lembra do ufanismo que foi a cobertura em 2007, parece que o Pan, agora, é insignificante. Parece aquela máxima: não mostro, ninguém vê, ninguém se interessa.

Já a REcord, bem... a Record, me parece usar o Pan como uma briga particular. Ameaça cobra a Globo por direitos de imagem, etc e tal. Coisas que a "lider" sempre fazia...

Se tudo der certo, o labomidiano Janderson está fazendo sua monografia sobre tais discursos veiculados pela Record e almeja ir a campo ver a recepção de escolares.
Seguimos... abração a todos/as!

Ângelo Luiz Brüggemann disse...

Esta sendo uma experiência nova e interessante acompanhar o Pan por um novo olhar ou um olhar copiado da nova detentora dos direitos de transmissão do Pan, e ver como a rede globo esta se comportando no papel de coadjuvante,este papel será mantido para os próximos eventos do COI.

Perceber que o não agendamento e a não vinculação de matérias da emissora coadjuvante, fez com que varias pessoas acabassem não sabendo do inicio dos Jogos e ao fazer esse diagnóstico as pessoas realizaram algumas manifestações sobre essa não vinculação,
Manifestações estas que estão sendo percebidas nas redes Sociais. Onde estão aparecendo dois tipos de discurso a satirização do evento ou a critica a emissora coadjuvante pelo seu péssimo papel de coadjuvante.
Ai pensando as Redes Sociais como um canal aberto para exposição de ideias e apoio a alguma coisa, onde o receptor das mídias tem sua voz ouvida por uma grande massa também já que pode ser compartilhada a ideia lançada.
Ai aparece mais um lugar aonde os nos podemos instigar os alunos a pensar sobre o Pan. Nessa vinculação do Pan não pelas grandes Mídias mais sim por elas mesmo através de um curtir, compartilhar ou comentar uma publicação sobre o Pan.

Juliana Nunes disse...

Parabéns pelo texto e depoimentos!
É de grande importância para nós futuros professores de Educação Física saber identificar as verdadeiras intenções da mídia em relação a cobertura dos grandes espetáculos, ter o conhecimento do agendamento esportivo e da mercadorização que envolve a mídia esportiva. E principalmente...
Passar esses conhecimentos para nossos alunos!

Afra disse...

Mais uma vez parabéns ao grupo, o texto está muito bom!
Realmente a mídia faz isso aí,usa de todas as estratégias para alcançar um maior número de público, inclusive as crianças, já com a intenção de formar novos seguidores de ídolos e futuros atletas profissionais, principalmente nesse caso de eventos esportivos como é o caso da cobertura do Pan.
Quanto as questões relacionadas ao professor de EF, também concordo com a Jeniffer que ainda exigirá muitas outras perguntas!

Anônimo disse...

ola
sou estudante e tenho que faser um trabalho sobre o pan mais nao estou achando vc pode me ajudare tenho que achar:
- aonde esta sendo realizado o pan
-quais sao os paises que estam participando
-quais sao os esportes
-qual sao os mascotes e oque ele representam
e vc pode me enviar a resposta no meu hotmail
e maya2009millena@hotmail.com

Diego S. Mendes disse...

Olá Maya, a maior parte dessas informações estão facilmente disponíveis na internet. Veja, por exemplo, o wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Pan-Americanos_de_2011