Blog do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS/UFSJ)
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
E-mail e celular estendem jornada de trabalho até as férias
A combinação entre crescimento mais intenso da economia e avanço nas tecnologias de comunicação tem resultado em aumento das horas trabalhadas no Brasil.
Sete em cada dez profissionais --que ocupam cargos como analista, gerente e supervisor-- afirmam que passam mais tempo no escritório hoje do que há cinco anos, informa reportagem de Érica Fraga publicada na Folha desta segunda-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Mais da metade diz que o teto da carga horária no escritório saltou de oito para dez horas diárias, e quase 80% são acionados nos momentos de lazer e descanso via mensagens no celular.
Nem as férias escapam: mais de 50% dos funcionários de empresas que atuam no país respondem a e-mails de trabalho nesse período, segundo pesquisa feita pela Asap, consultoria de recrutamento de executivos, a pedido da Folha.
domingo, 27 de novembro de 2011
Mídia, Educação Física e Esportes: últimos comentários presentes na disciplina ofertada na UFS em 2011-2
- * - * - * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *
Nas aulas ministradas nos dias 19 e 25 de Novembro de 2011 da disciplina Educação Física, Esporte e Mídia, através do professor Cristiano Mezzaroba, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram apresentados os seminários temáticos em grupos, onde os temas abordados foram: Ídolos Esportivos, Televisão e Educação⁄Educação Física no primeiro dia de apresentações.
No dia 25 de Novembro contamos com a presença privilegiada do Prof. Msc. Sérgio Dorenski Dantas e Prof. André Quaranta, em seguida nossos colegas apresentaram mais um seminário temático, Tic´s na Educação Física Escolar.
O seminário com o tema Ídolos Esportivos nos apresentou idéias de autores da área como Ronaldo Helal, Wanderley Marchi Jr., Viviane Borelli, Gustavo Sanfelice, Jorge Knijnick, Edison Gastaldo, Luiz F. Rojo, José Carlos Marques, Rui A. Novaes, Tatiane H. Figueiredo, José J. Vieira, Ronaldo M. de Assis, Cristiano Mezzaroba e Giovani De Lorenzi Pires. Neste seminário, apresentaram-se as questões características do ídolo esportivo, a construção do mito olímpico, a idéia de mercadoria, a falação esportiva proporcionada pela mídia, entre outros assuntos que envolvem a temática. Entramos em debate de grande enriquecimento, em relação a:
- “características que faz ser ídolo?”, chegando à conclusão que a superação individual é a principal delas;
- Atletas “normais” se superam e viram ídolos, mas o mesmo não acontece no Parapan-Americano, onde atletas “mais que se superam”: Será que por preconceito do esporte como corpo perfeito?!;
- A visão da mídia para ídolos do sexo masculino e feminino do esporte: “Será que é a mesma?!”.
Continuando com as apresentações, entramos na temática Televisão e Educação⁄Educação Física, onde foi apresentado o livro: "Televisão & Educação" de Rosa Maria Bueno Fischer, muito rico em informações em relação à influência da TV na educação (o grupo teve uma falha e esqueceu de apresentar o capítulo de Mauro Betti intitulado - "Imagem e ação: a televisão e a EF escolar", que traria essa discussão para o campo da Educação Física).
Na última sexta-feira, 25 de novembro de 2011, iniciamos a aula com a apresentação do projeto de tese de Doutorado do Prof. Msc. Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, com o título “Mídia-Educação e suas implicações na formação do sujeito”, abrindo nossos olhos para uma visão ampla da mídia na Educação Física Escolar, inserindo-a de modo criativo, crítico e competente. Através da apresentação foi possível que tirássemos dúvidas com relação ao tema, que serviu como estímulo para futuras pesquisas nesta aréa da mídia/mídia-educação/mídia-Educação Física.
Continuando as apresentações dos seminários temáticos, o tema apresentado, complementando o raciocínio do projeto, Tic´s na Educação Física Escolar, abordou idéias de Belloni, Fantin, Giddens, Pires, Mezzaroba, Mendes, Pinto; esclarecendo a relação Mídia-Educação e enriquecendo nossos conhecimentos e abrindo nossas mentes para a importância e necessidade da inserção da mídia e tecnologias no dia-a-dia escolar.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Um país nada sério!
As relações promíscuas e gangsterianas entre Ricardo Teixeira (FIFA) e Andrés Sanchez (Corinthians) já vinham de longe. Chefia da deleção brasileira na Africa do Sul, implosão do Clube dos 13, suspensão do julgamento de atletas corintianos, mais jogos do Corinthias na TV aberta que qualquer outro clube, etc.
Estava mais que na cara que ainda vinha mais por aí. E agora veio!
A duas rodadas do final do Brasileiro, quando qualquer gesto pode ser suspeito de favorecimento entre os que tem chances de ser campeão, o presidente do Corinthians é anunciado como o novo numero 2 da CBF, diretor de seleções, a partir de janeiro/2012!
Imaginem a pressão sobre os arbitros dos dois ultimos do Corinthias! Será que não vão querer agradar ao novo "chefe"? Ou, por outro lado, será que não vão ter medo de desagrada-lo?
Isso lá é coisa de país sério?
Seguindo a lei de Murphy, o que está ruim pode piorar: estão dizendo que esse é um primeiro passo para que, em 2015, Andrés suceda ao Ricardo Teixeira na presidencia da CBF! Já pensaram???
Observemos! Se bem que, para os que creem, melhor seria dizer: oremos!
Deus o live (apud Messa!).
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
JACA-LIBERTÁRIO
terça-feira, 22 de novembro de 2011
O PODER DA GLOBO: dessa vez no UFC

O PODER DA GLOBO: dessa vez no UFC
Após algum golpe na linha de cintura.
Entre os assaltos quando a equipe do Cigano entrar no ringue.
Empolgado com a interrupção do árbitro.
Falando bosta durante o aquecimento dos atletas.
Comemorando a vitória do brasileiro.
Fim da luta.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
G 4
Cris, Xibaba, Paula, manifestem-se agora, não deixem pra depois que o Inter sair dessa condição, senão vai parecer revanchismo!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Mexidas no Ministério do Esporte
Então; no dia seguinte a uma participação pífia do Aldo Rebelo no Canal Livre da Band (domingo à noite), ele anunciou hoje uma dança das cadeiras no ministério, trocando alguns dos secretários, sobretudo o que era responsável (?) pelo Segundo Tempo, dreno usado pelo caixa dois do PCdoB.
Se vai funcionar, não sei, mas temos que considerar que mudanças eram imprescindíveis e, ao que parece, ele pretende enfrentá-las.
Para além de tudo, vale destacar: dois secretarios filiados ao PCdoB foram substituídos, no mandato de um ministro deputado do partido, por uma funcionária do Banco Mundial (execrado, junto com o FMI, em anos passados, pela nossa esquerda) e por um militar de alta patente, um vice-almirante (outra mira depois do fim da ditadura).
É muita ironia, né?
domingo, 13 de novembro de 2011
Cinema, esporte e jornalismo esportivo - breves considerações sobre o III Seminário de Extensão na UFS
* * * * * * * * * * * * * * * *
Foi realizado entre os dias 25 e 28 de outubro, na Universidade Federal de Sergipe, o III Seminário de Extensão “Cinema, Esporte e Jornalismo Esportivo”. O evento promovido pelo Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LABOMÍDIA/UFS) e o Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer de Sergipe (CEMEFEL/UFS), proporcionou aos participantes a utilização do cinema como ferramenta de reflexão de como a mídia pode influenciar as pessoas em assuntos ligados ao esporte.
A cada dia um filme era mostrado e após seu término, um facilitador ficava encarregado de apontar os principais pontos pertinentes à temática do seminário. Os filmes exibidos foram “Hooligans”, “Um Domingo Qualquer”, “Duelo de Campeões” e “O Resgate de um Campeão”. Seus respectivos palestrantes foram o Prof. Dr. Hamilcar Silveira, Prof. MsC. Sérgio Dorenski, Prof. MsC. André Quaranta e o Prof. MsC. Cristiano Mezzaroba. Sempre após as análises feitas pelos palestrantes, o espaço para diálogo era aberto aos participantes com o intuito de esclarecer maiores dúvidas e até mesmo aprofundar as questões abordadas.
Vários aspectos foram abordados no diálogo após os filmes. O jornalismo esportivo esteve presente nas discussões, a respeito, por exemplo, de como é feita a cobertura de um fato esportivo e até que ponto um jornalista é capaz na busca de uma história impactante, movido pela pressão de desenvolver um bom trabalho e realizar uma grande publicação e, assim, salvar sua carreira.
Espetacularização esportiva e os megaeventos esportivos foram avidamente discutidos, relacionando também com conversas dentro do contexto brasileiro. Isso aconteceu, por exemplo, com relação ao Pan 2007 realizado no Rio de Janeiro, aos projetos e construções erguidas e situação atual das mesmas, assim como em relação à Copa do Mundo de futebol em 2014, a ser realizada no Brasil (seus projetos, suspeita de corrupção no Ministério dos Esportes, andamento das obras, orçamentos iniciais e posteriormente revisados, passando de um patamar muito alto de custo das obras para valores ainda mais exorbitantes) e também foram recorrentes as discussões em torno das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
JACA-LIBERTÁRIO
FÁBIO MESSA
E dependem das lentes de vidro pospostas aos olhos
Dependência míope ou astigmática
Sem estigma blind
Queria mesmo era pôr uns óculos de 5a dimensão
Que me propiciassem a visão raio X
Ou ultrassonográfica das coisas...
Nada de assistir a factóides midiáticos previsíveis!
Tudo por uma Multivisão Hiper-Matrix
Ou como na Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo
Ou ainda completudes de corpo e seus interiores
Para que intestino e pâncreas aparecessem
Feito engrenagens funcionais e estéticas
Gosto de ti também
Que usa óculos
Embora eu tenha sempre que vestir os meus pra te enxergar
E saber que ao mesmo tempo estás me identificando
Num ping-pong de olhares pré-postos a lentes
Quase visão nublada, bifocal...
Percebo também que há outros pares de óculos neste recinto
E que há uma mania inconfortável que ocorre aos meus globos
Em que algo estanca frente às retinas
Mutuamente hipermíopes
Travando-se uma batalha sã monocular...
Se por acaso nossos olhares não se enquadrarem
Se o meu sobreposto ao teu
Ou o teu submetido ao meu
Não se tornarem plástica e restritamente adequados
Nossas lentes sairão arranhadas
Possessão de visões
Amor sem hastes
Cataratices...
João Havelange apóia Ricardo Teixeira como candidato a presidência da FIFA
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Mídia, esporte e espetáculo no Pan de Guadalajara
segue uma postagem da acadêmica Alice Cunha Alvim do 2° período de Educação Física da UFSJ a respeito da cobertura dos jogos Panamericanos pela Rede Record.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Mídia debatendo a Mídia
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Publicada a Motrivivência n. 36
O apoio à editoração eletrônica da revista é uma das ações do LaboMidia/UFSC, atualmente sob a gerência da Bia Poffo, com o auxilio fundamental do Angelo Bruggemann e do Alexandre Niederauer.
Agradecemos aos autores que continuam confiando no projeto editorial da Motrivivência e convidamos a todos visitarem as novas produções, disponibilizadas em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/issue/view/1725/showToc
Boa leitura!
sábado, 5 de novembro de 2011
Novo Ministro do Esporte na Motrivivência
Como já informei aos amigos em outros espaços, o novo Ministro do Esporte, deputado Aldo Rebelo, publicou um artigo na revista Motrivivência, em parceria com o jornalista Carlos Azevedo, que fazia sua assessoria na CPI que tratou do futebol brasileiro e das relações entre CBF e Nike.
Naquele documento, síntese do relatório não-aprovado da CPI, por ação da Bancada da Bola (deputados amigos de Ricardo Teixeira), há muitas evidências e suspeição quanto à falta de probidade administrativa do presidente da CBF.
De lá pra cá, muita coisa mudou...
Rebelo, embora não tenha virado um parceiro de Teixeira, aproximou-se bastante dele, inclusive recebendo financiamento de campanha de empresas ligadas ao presidente da CBF.
Há muitos desafios à frente do novo ministro. O primeiro deles é provar que a presidenta não trocou seis por meia duzia, ao manter o ministério da mão do PCdoB. Portanto, vamos esperar pra ver o que ele vai fazer com a máquina montada lá desde o ministro Agnelo.
Em relação à Lei Geral da Copa, sua atribuição mais urgente, vamos ver quem pisca primeiro. O secretário geral da FIFA vem aí, disse que quer conversar, mas que o "governo brasileiro não vai vencer a FIFA!" Será que foi isso mesmo, ou apenas problema de tradução. Observemos!
Ah, o texto na Motri pode ser acessado em:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5923/5436
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
JACA-LIBERTÁRIO
Por telefone:
Tu és é tim, vivo, claro ou tico-tico no fubá?
Não posso te responder mensagem
Nem atender a tua chamada
Sou 48, és 41 e estamos no 51
Roam!
Por e-mail:
Eu não te amo nessa mesma intensidade
Mas quero mesmo assim te ajudar...
Vou fazer o último desabafo
Sem direito de resposta virótica
Depois disso vou te bloquear
Spam!
Por msn:
Não me atormenta
Isso aqui é uma prisão
Não consigo nem me despedir
És inconveniente demais
Só clica pra pedir
E quando te questiono
Diz maybe later...
Fui!
Por orkut:
Por que apagas todos os meus scraps?
E mantém só um anacrônico daquele ser?
Estas fotos sintetizam o teu ego
Álbuns são vitrines legitimadas
Estrutura narcísica
Faça a colheita maldita!
Pop-Up!
Por facebook:
Hoje o dia foi fofo!
Estou defecando, cheira aí!
Curte comigo esse clip escatológico
Compartilhe esse link excretor
Filmei por dispositivo móvel
Ploft!
Pessoalmente:
...
(Glup!)