terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O AMOR PELO ESPORTE É A HIPNOSE DOS DESAVISADOS - Um alerta a população.


Um dossiê de 138 páginas foi entregue no começo do mês de dezembro a autoridades das 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo. O banco BNDES, que vai financiar boa parte dos estádios, e o Ministério Público, também receberam uma cópia. O documento trata- se de uma seleção de dados e informações sobre impactos de obras e transformações urbanas realizadas para o mega evento de 2014.

A principal queixa do “Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa” é quanto a violação do direito a moradia de 170 mil pessoas, para a construção de empreendimentos e obras de mobilidades.

Abaixo o resumo das principais críticas abordadas pelo dossiê:

- As más condições de trabalho nas obras do estádio, ameaças e repreensões a comerciantes que trabalham ao redor dos estádios.

- Falta de acesso á informação e pouca participação popular.

-Prejuízos ao meio ambiente.

- Violação do direito a mobilidade.

- Negação de serviços e bens públicos a algumas comunidades, como forma de minar a resistência de moradores e facilitar a remoção dos mesmos.

- Elitização “Europeização” e privatização do futebol.

O dossiê está disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BxwSSJ7hLmDXYmIxY2Y1MTUtN2YxZC00MGYzLWFiOWQtOWNhYzc0YTZmM2Y2&hl=pt_BR

9 comentários:

Giovani Pires disse...

Excelente "garimpagem", Galdino.

Trata-se de um documento muito importante para todos os que se preocupam com o que estão fazendo com o povo, o ambiente, a cidadania e o dinheiro brasileiro, em nome da Copa do Mundo da FIFA.
Leitura obrigatória!
Obrigado por disponibilizar aqui.

Galdino R. Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Galdino R. Sousa disse...

Fico grato pelas suas palavras Giovani, pra mim é sempre um prazer poder colaborar!

ALEX SANTIAGO disse...

É isso aí, Dino.., manter as pessoas sempre interadas das manipulaçóes, e manobras das elites controladoras de opiniões...,a Copa do Mundo,de fato é um grande evento.., mas é preciso uma fiscalização bem ampla e séria do dinheiro que está sendo investido nesse acontecimento!!!!.., e que todos possam ter acesso a esse dossiê, como forma de informação do que de fato, ocorre nos bastidores desta copa do Mundo...,.principalmente a negação de seviços e bens públicos a algumas comunidades , mais carentes..,.

Galdino R. Sousa disse...

Olá Alex, muito bom ver você por aqui! Só pra esclarecer, o Alex é professor em uma cidade chamada São Thomé das Letras no sul de Minas e meu amigo a algum tempo.

Sergio Dorenski disse...

Olá Pessoas, parabéns pela postagem caro Galdino, que não é o Antônio (rsrsrs).Dei uma pequena olhada no Dossiê e é um bom documento para nossas reflexões-ações. Obviamente que não vai dar conta de tudo, principalmete, os bastidores, que ocorre no estupro Kapital-trabalho, mas é importante que o povo brasileiro, independente dos Estados saiba o que está acontecendo com seu dinheiro, com o seu trabalho. Na Introdução traz uma epígrafe que simboliza bem esse estador de dormência - ia dizer Alienação, mas, vão dizer que sou um marxista que não ama o esporte (kkkk)- que a onda do fetiche provocado pelo espetáculo/mercadoria/esporte provoca segue abaixo:
"Me sinto um otário, porque quando o Brasil ganhou esta porcaria de olimpíada eu estava na Linha Amarela com o meu carro, fiquei buzinando igual um bobão. Agora estou pagando por isso. Isso que é Copa do Mundo? Isso que é espírito olímpico. (Michel, ex-morador Bairro da Restinga, Rio de Janeiro, removido compulsoriamente)"....continuemos conectados!!!!

Welington Silva disse...

Olá pessoal e em especial, professor Galdino. Parabéns pelo material. Tomei a liberdade de socializá-lo, com os devidos créditos, no Esporte em Rede – Acesse o blog . Precisamos juntar forças e aproveitar estes eventos para, no mínimo, esclarecer a população brasileira sobre os outros sentidos e significados do esporte. Estamos juntos nessa. Abraços fraternos.

Galdino R. Sousa disse...

Obrigado pelos comentários, Sergio Dorenski e Welington Silva. Continuemos sempre em busca de mais clareza/esclarecimentos para a população, unidos conseguiremos aproveitar melhor o poder que as TIC’s nos oferecem e assim atingir cada vez mais leitores, dando-lhes a oportunidade de analisar o outro lado da questão. Abraços.

Diego S. Mendes disse...

Parabéns pela postagem, Galdino. Pude acompanha-la mesmo do outro lado do mundo. Como sempre, uma brilhante colaboração