sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Convite-Jogo para reflexão

Olá colegas Labomidiáticos, segue abaixo um convite e uma reflexão elaborado pelo Professor Hamilcar Silveira Dantas Júnior do DEF/UFS e parceiro do Observatório...segue:

Depois do acontecido no Egito e da grande quantidade de mortos que foram apenas se divertir em um jogo de futebol, vemos qua a história se repete, como diria Marx, como farsa. Até que ponto estamos seguros? O que gera a violência, especialmente no esporte, propalado como palco da "paz e da união"? O hooliganismo acabou? Há relação com o contexto político do Egito, agora um "país democrático" (??????) sob as bençãos de Washington D. C.?

É só pra gente pensar..... Estimulando mais, convido vocês a darem uma checada em mais um jogo histórico amanhã. Millwall F. C. x West Ham United, a maior rivalidade do futebol inglês (menos pela técnica esportiva e mais pela violência que historicamente o cerca), será realizada mais uma vez. Neste sábado, às 10h25 (09:25 no horário de Aracaju), a ESPN vai mostrar, ao vivo, pela 2ª divisão da Football League, o duelo de maior rivalidade e violência do futebol inglês, aquele outrora palco do hooliganismo (será outrora? Até que ponto o hooliganismo está contido, como e porque?).
Só lembrando, o atrito histórico e violento entre os torcedores do West Ham United e do Millwall já foi reproduzido no cinema no filme "Hooligans" (que debatemos no nosso último seminário de extensão). No primeiro turno, sem transmissão, no New Dean, casa do Millwall, uma bem sucedida operação policial foi realizada, o que talvez possibilitou a liberação da transmissão deste no célebre Upton Park, da Green Street (Lembram o nome da gangue do filme, Green Street Hooligans?). O jogo deve ser uma pelada. Mas é um momento interessante (para os que se interessam pela temática), para ampliar os olhares sobre o futebol e o contexto atual.
Abraços a todos.

Hamilcar.

3 comentários:

Sergio Dorenski disse...

Pois é Hamilcar e demais, longe de achar que a violência possa se esconder por trás do movimento e do discurso esportivo. Coincidencia ou não este fato vem depois - e ainda perdura - de uma forte crise no plano econômico e social da Grécia. Parece-me que muita gente encontra nesses locais, palco/arenas de gladiadores, o lugar ideal para liberar suas pulsões reprimidas!O que não é diferente em vários lugares do mundo e do Brasil. Óbvio que outros fatores existem, mas, se fosse do lado de cá, ou seja, nos países fudid..., era uma questão de educação e cidadania...só isso...

Sergio Dorenski disse...

Em tempo: onde está Grécia, leia-se Egito - kkkkkkk,
estratégia para da audiência à postagem.kkkkkkkk

Anônimo disse...

Fala Serjão:

Não há incoerência com a Grécia se pensarmos na grave crise que a mesma enfrenta. Em larga medida, crise que transbordou pós-Atenas 2004. Quiçá o Brasil não entre na mesma crise no pós-Rio 2016.
Abração.

Hamilcar