terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mais um "A década do esporte"... muito bom!

Vejam essa dica do Blog do Cruz: postagem no blog do Alberto Murray

(Blog sobre o Movimento Olímpico)

A Década do Esporte.

fevereiro 1, 2012

Há um anúncio bobo, ufanista, veiculado na televisão em que uma marca de material esportivo alardeia: “Esta é a década do esporte no Brasil.”

Que bom seria se essa vinheta fosse verdadeira. Essa seria, sim, a década do esporte se víssemos o país implantar uma política esportiva de estado, desapegada de motivações políticas, que levasse a educação física a todas as escolas públicas do Brasil, no prazo de dez anos.

Se as autoridades governamentais das áreas do esporte, da saúde e da educação, discutissem um plano que vinculasse atividades comuns a esses três setores, que são intimamente interligados. Mas que no Brasil caminham totalmente dissociados

Seria tão bom se o Congresso Nacional criasse uma CPMI para depurar como e aonde são gastos cada centavo de dinheiro do povo destinado às Confederações e ao Comitê Olímpico Brasileiro. Se Deputados e Senadores criassem novas leis, que obrigassem as entidades dirigentes do esporte nacional a serem mais democráticas e transparentes. Que os recursos públicos, inclusive das estatais, fossem majoritariamente aplicados em projetos sociais do esporte.

Se a Educação Física fosse uma disciplina tão valorizada na grade escolar, como são português, matemática, geografia e história. Se fossem recuperadas, a preços justos, uma infinidade de praças esportivas espalhadas pelo Brasil, hoje completamente abandonadas, mas que quando foram erguidas custaram muito dinheiro aos bolsos dos contribuintes. E se essas mesmas praças de esporte estivessem à disposição das populações jovens, da terceira idade, que pudessem inserir no seu cotidiano a prática saudável do exercício físico, devidamente orientadas por profissionais especializados.

Se fosse inserida na grade curricular aulas de educação olímpica. Se houvesse uma lei que determinasse que, após a Copa do Mundo, alguns dos estádios construídos com financiamento do BNDES, principalmente os do Norte e Nordeste, fossem transformados em centros populares de desenvolvimento do atletismo. Tais estádios já deveriam ser projetados de forma a, findo o mundial de futebol, comportarem pista de atletismo.

Mas essa “década do esporte” não será nada disso. Serão os anos das grandes obras faraônicas, que certamente serão superfaturadas. E que resolverão os problemas de muita gente. Menos do esporte brasileiro.

4 comentários:

Sergio Dorenski disse...

Olá Gio e demais...boa a postagem...só acrescentaria no final que que será bom para pouca gente..."resolverá os problemas de muita pouca gente"
talvez o slogan poderia ser assim: "Esta é a década de embolsar muita grana com o esporte"...lembram do relato do Laercio via Sávio Assim, conbrace 2009,???... com certeza faltará bola numa escola no interior do Maranhão"

Sergio Dorenski disse...

Leiam Sávio Assis, viu?

Silvan Menezes disse...

Pois é Gio e Sergio... fico pensando no meio desses debates sobre a década do esporte... como transcorrerá a pós-década do esporte!?... Como será o Futebol Brasileiro no ano de 2015? O que farão com os Elefantes (Estádios)? Vão pintá-los de branco?... E no ano de 2017... será se cortaram todas as verbas de incentivo ao esporte de alto rendimento?... Não seria uma má idéia se isso acontecesse e transferissem os recursos para a escola lá do interior do Maranhão hein Sergio?
Abraço

Leonardo disse...

Pois bem, esses alardes não passam de propagandas para chamar, cada vez mais, a atenção de nós, telespectadores. O que seria pra ser "a década do esporte" será a década de "embolsamente de muita grana pelo esporte" como fala o Dorenski mais acima...