segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ERIC HOBSBAWM

Olá pessoas, olha só o que vi hoje no portal do IG...infelizmente, chega a hora de todo mundo. Este foi e será sempre um autor que marcou e marcará minha vida, acadêmica, política e principalmente na minha formação humana...Desculpem-me, mas, acho que merece o registro no nosso Blog

" O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu em Londres aos 95 anos, segundo informação divulgada por sua família nesta segunda-feira. 
O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século 20 e escreveu "A Era das Revoluções" , "A Era do Capital" , "A Era dos Impérios" , "A Era dos Extremos" , entre outras obras."

4 comentários:

Giovani Pires disse...

Verdade, Dorenski, Hobsbawn foi muito mais que um historiador, foi um cronista crítico da sociedade capitalista.
Suas obras, há alguns anos, foram bastante lidas na Educação Física (quando ler autores marxistas não estava "fora de moda"), sobretudo A Era dos Impérios, em que ele estabelece a importância dos clubes esportivos ingleses, como os de tenis e de golfe, para a produção e reprodução social do capitalismo então emergente.
Grande perda para todos, que periga passar quase despercebida numa semana que só se fala da morte da Hebe...

Diego S. Mendes disse...

Bela lembrança, Dorenski.
Concordo com o Gio, esse é um autor extremamente relevante para diversas áreas, inclusive a Educação Física. Durante a graduação tive contato com o autor no livro "Era dos Extremos", em que Hobsbawn define as transformações operadas pelo capitalismo ao longo do sec. XX.

Sergio Dorenski disse...

Pois é meus Camaradas...várias obras marcam a história desse grande homem e marcam também as nossas. Era dos Extremos foi meu primeiro encontro, depois a Era do Capital, sem contar a coletância da História do Marxismo entre tantos outros, e, ultimamente, gostava de começar meus textos sempre dizendo "vivemos em tempos interessantes..." alusão a obra Tempos Interessantes...mas, o pior é concordar com o Gio, em tempo de morte de ídolo da Tv, que servem bem aos interesses da Indústria Cultural, quem vai destacar a morte de um marxista (dos bons) que sempre combateu esta lógica?
Tá passando batido, como diz a gíria, tomara que a Tv pública se sensibiliza e faça uma justíssima homenagem.

Daniel Minuzzi de Souza disse...

Além das obras... fica um registro sobre a pessoa. leiam o depoimento de um colega de sala de Hobsbawn.
me lembrou alguém de muito estima em nosso grupo...


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/69674-o-mundo-era-maior-e-mais-promissor-na-confusao-criativa-de-eric-hobsbawm.shtml