quinta-feira, 13 de junho de 2013

Atletas na escola a caminho da Copa (e dos Jogos Olímpicos)?



O professor Giovani, em comentário sobre o post anterior que tratava das "amnésias" que pairam sobre os megaeventos esportivos no Brasil, deu a dica de dois elementos importantes que contribuem para a formação de uma consciência mais crítica a respeito deste cenário atual.

O primeiro deles é o vídeo "A caminho da Copa", que trata da remoção das famílias para as obras no Rio. O vídeo pode ser assistido abaixo.




O segundo, são os absurdos do programa do Ministério da Educação chamado "Atleta na Escola". O próprio prof. Giovani refletiu aqui no blog de maneira profunda e indignada quando do lançamento oficial do programa em maio/2013. (Confira o post aqui).

Novamente voltamos às discussões sobre o que é o esporte "na" escola (o modelo da forte instituição esportiva com seus códigos e valores reproduzido nas instituições escolares), proposta retrógrada que cheira a naftalina e é a base do "Atleta na Escola"; e o esporte "da" escola (o esporte como um importante conteúdo cultural que deve ser pedagogizado e caminhar com os propósitos da escola). 

O esporte é um dos importantes conteúdos da Educação Física (e de outras disciplinas). Precisamos pedagogizá-lo considerando suas múltiplas dimensões (e relações). Ensinar e aprender sobre o fenômeno esportivo é praticá-lo, conhecer técnicas, regras, táticas. Mas é também reconhecê-lo como uma possibilidade de lazer, buscar entender suas associações com os discursos de saúde, com interesses políticos, econômicos, ideológicos. É compreendê-lo como produto midiático. É refleti-lo criticamente discutindo, por exemplo, as implicações da organização de um megaevento esportivo que segrega uma considerável parcela da população ao mesmo tempo em que, de forma estrondosa, onera os cofres públicos em benefício de interesses privados.

Atletas são formados com especialização extrema e precoce, com alta tecnologia, com um processo rigoroso de seleção e, consequentemente, exclusão. Que sejam formados nossos atletas futuros heróis nacionais! Mas não nas nossas escolas.


Para nos aprofundarmos nesta discussão sobre o lugar do esporte na escola, vale a pena retomar alguns textos:





Nenhum comentário: