sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Copa do Mundo e escola: possibilidades pedagógicas do uso de mídias na Educação Física" - 1

Nós somos acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/CFP - Amargosa/BA). Estamos participando da oficina "Copa do Mundo e escola: possibilidades pedagógicas do uso de mídias na Educação Física" no I SEPEF (Simpósio de extensão e pesquisa em Educação Física do Recôncavo da Bahia), ministrada pelos professores Rogério S. Pereira e Iracema Munarim. A partir da experiência de "aprendizagem por design*", fomos convidados a produzir uma postagem sobre Copa do Mundo e acessibilidade.

Assistimos a trechos do filme "O escafandro e a borboleta" (França/EUA, 2007) que conta a história de um homem que perde todos os movimentos do seu corpo, com exceção do movimento de um dos olhos. A partir do filme, discutimos sobre as dificuldades, sensações, reflexões (sobre a vida, o convívio social, o acesso aos espaços, etc.) e possibilidades de inserção social de quem convive com limitações de movimento.

Na segunda etapa, fizemos uma pesquisa na internet sobre a temática da acessibilidade, em especial as abordagens midiáticas sobre a questão na Copa do Mundo.

Após a pesquisa na internet, com câmeras na mão, fizemos uma busca pelo campus para identificar as condições de acessibilidade encontradas na nossa universidade.

Como síntese desse processo, elaboramos postagens. Compartilhamos com vocês as nossas produções!

Elisângela Santana;
Cosme R. S. Pinheiro;
Mônica de Almeida Santos;
Daise M. Guedes;
Denise A. Brito;
Josélia Ribeiro de Lima;
Cristiane Borges dos Santos.

* A metodologia da oficina foi inspirada na sequência de "Aprendizagem por design" (Learning by design) proposta por Bill Cope e Mary Kalantizs (2009), como se segue:
1) experimentação
2) conceituação 
3) análise
4) aplicação

COPE, Bill. KALANTZIS, Mary.  "Multiliteracies": New Literacies, New learning pedagogies: An international journal, n. 913479273, abril 2003.

Um comentário:

Giovani Pires disse...

Olá, prezados amigos de Amargosa, sejam bem-vindos!

Muito legal a idéia de colocarem no blog suas produções mídia-educativas sobre o tema da acessibilidade.

Parabens aos professores Ira e Rogério pela iniciativa.

Abraço.