domingo, 6 de dezembro de 2009

Incitar o debate sobre o impacto dos mega-eventos na Educação Física

Salve Blogonautas!

Semana passada, mais precisamente no dia 04 de Dezembro, encerramos a 7ª Semana de Educação Física da UFS, aqui em Aracaju-SE. A última fala do evento foi proferida pelo grande Valter Bracht, um dos principais nomes da Educação Física brasileira. Entre outras coisas, Valter apresentou suas reflexões sobre o distanciamento entre os saberes acadêmicos e as intervenções escolares, considerando um dos pontos fundamentais desse hiato a divergência da lógica de incentivo, regulação e controle da produção do conhecimento em nível de pós-graduação, pelas normas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior), e as necessidades imanentes da escola e da educação brasileira. Segundo o pesquisador, quanto mais a área se aproxima da Capes, mais se distancia da escola. O fato que me chamou a atenção, no entanto, foi o alarde feito pelo palestrante sobre suas preocupações com relação ao impacto dos grandes eventos no cotidiano das escolas, em especial na Educação Física (e sobre o debate superficial que vem se desenrolando sobre o tema em toda a mídia). Tais preocupações já foram também apresentadas e debatidas em nosso blog. Mas Valter vem propondo em todos os eventos que tem participado que a academia amplie esse debate como a única possível forma de resistência contra uma colonização generalizada das aulas de Educação Física pela lógica da seleção de talentos.
Dias atrás travei um debate sobre o tema no Blog do José Cruz, fui massacrado ao defender que à escola compete educar e à educação física escolar o mesmo. Pensei então em propor um eco desse debate não apenas nos eventos acadêmicos, mas também na blogosfera...e ai, quem vai encarar? Já estou com meu barco pronto para navegar pelos blogs esportivos...içar velas!!!

2 comentários:

Fernando G. Bitencourt disse...

Oi Diegão,
penso que este é um rumo importante. Já sabemos os efeitos que vitórias, mas principalmente fracassos olímpicos, causam no discurso sobre a Educação Física (acho que mais do que na prática), mas tais eventos tem tornado o debate sobre o papel da Educação Física e da escola bastante preocupante, uma vez que o pensamento único sobre as maravilhas que é o esporte, para a educação e a nação são hegemônicos.

Diego S. Mendes disse...

Concordo Fernandão,

a preocupação do Valter é exatamente a mesma. Ele tem proposto nas diferentes universidades que passou esse ano para que tematizem as repercussões do agendamento da Copa e Olimpiadas nas aulas de Educação Física e tb na formação de professores de EF.
Temos que nos atentar.

Abç