sábado, 6 de fevereiro de 2010

Esporte e feminilidade

Hoje, no esporte espetacular da rede globo, uma das matérias de agendamento para a Descida das Escadas de Santos 2010 - evento de Downhill com bicicleta que acontecerá neste domingo, dia 07/01 - esforçou-se por apresentar o universo feminino das atletas participantes. Nada por acaso, afinal, uma das favoritas é a brasileira Luana de Oliveira, campeã da Descida das Escadas de Santos e vencedora do Campeonato Brasileiro, em 2008; campeã da Copa Oxford, no Chile, em 2009; e três vezes primeira colocada na categoria four-cross. A matéria, nada inovadora, versava sobre a vaidade das atletas e do esforço dessas para manterem-se femininas, mesmo sendo praticantes de um esporte aparentemente másculo e radical. Embora a matéria "se esforce" para mostrar a presença feminina no esporte, ao apelar para o tom legislador sobre o que é ser feminina nos dias atuais sugere também que a presença das mulheres no esporte pode ser bem vista desde que essas não percam sua "identidade feminina". Estamos falando de como as questões de gênero e esporte estão entrelaçadas. Afinal, qual o problema em uma garota participar de um esporte radical e, no momento da competição, não se preocupar com a "preservação" de sua beleza? Ou ainda, por que uma atleta que zela pela vaidade numa prova de esporte "masculinizante" é ou deve ser mais valorizada do que aquelas que não se preocupam o com o rímel? A mensagem é enfática, tal qual o dito de Vinícius de Moraes, " as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Mais um discurso contemporâneo do esporte da mídia. Lembre-se, mulher, se for práticar Downhill, não se esqueça dos equipamentos de segurança e, claro, de um belo tratamento cosmético. Adrenalina? Que nada! Estética é o que interessa, mas não a das suas manobras, evidente, e sim das suas curvas. Fiquem atentos as curvas da Descida das Escadas de Santos desse domingo!

5 comentários:

Diego S. Mendes disse...

É galerinha deu Luana em primeiro lugar mesmo. Quem quiser acompanhar o resultado da prova pode acessar http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/VeraoEspetacular/0,,MUL1480283-16384,00-ESLOVACO+FAZ+TEMPO+RECORDE+E+BRASIL+LEVA+O+BI+FEMININO+NAS+ESCADARIAS+DE+SA.html

Lyana de Miranda disse...

Se lembram do rimel, da feminilidade, pena que o Alex Escobar não se lembrou do nome da vencedora, a Luana de Oliveira, na hora de dar a notícia no Bom Dia Brasil de ontem. Mas o nome do vencedor, que era gringo, ele não esqueceu...
Olha aí o link para ver o escorregão do Escobar
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1481010-16020,00-BRASIL+LEVA+O+BI+FEMININO+NAS+ESCADARIAS+DE+SANTOS.html

Diego S. Mendes disse...

Que fiasco!!!!!!!!!

Ariadne disse...

Mesmo com todo o esforço feminino para mostrar suas habilidades físicas e assegurar o seu lugar no mundo do esporte, ainda hoje nós mulheres nos vemos cercadas pela falta de respeito quanto ao profissionalismo dessas atletas. Parece que ao invés de evoluirmos, mantemos ainda os pensamentos semelhantes ao do Barão de Coubertin que defendia a manutenção da reserva masculina nos Jogos Modernos. A mídia hoje ao falar de esporte, exalta as habilidades atléticas dos homens, quanto às mulheres, o que importa é aparência.

Diego S. Mendes disse...

É isso ai Ariadne,

parece que os olhares midiáticos não perdem o vício (maxista) de ver as mulheres no esporte primeiramente por seus dotes corporais e, depois, se possível, por sua participação nesse campo.