quarta-feira, 19 de maio de 2010

Educação para midia nas escolas de Florianópolis

Amigos/as,

Estivemos hoje (Fernando Bitencourt, Monica Fantin e eu) visitando o vereador Marcio de Souza, do PT de Florianópolis, autor de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, que propõe a inclusão de conteúdos de mídia-educação (chamado educação para a midia no projeto) no ensino fundamental das escolas municipais de Floripa.
Além de cumprimenta-lo pela iniciativa e pela qualidade do projeto, colocamos a disposição do vereador as contribuições que poderíamos oferecer, em nome do NICA e do LaboMidia, ou seja, nossas pesquisas, nossa produção acadêmica, nosso testemunho, enfim, todo o nosso esforço no sentido de ver aprovado o projeto. Cientes também que, após vencida essa etapa, temos que atuar no âmbito da secretaria municipal de educação e das escolas, para torna-lo realidade.
Consideramos da maior importância essa iniciativa do campo das políticas públicas educacionais e vamos investir para termos aprovado o projeto logo, logo. Vamos dando noticias por aqui.

2 comentários:

Diego S. Mendes disse...

Parabéns ao LaboMídia e ao Nica pela iniciativa!! Em tempos de fomento a pesquisa pela lógica Capesiana, cada vez mais os pesquisadores estão se fechando em seus laboratórios e endereçando críticas e constação sobre as políticas educacionais sem qualquer envolvimento efetivo com esse campo. Falam de um alto lugar, a universidade, muitas vezes sem considerar/conhecer a dinâmica cotidiana do campo (no sentido bourdiesiano) político. Vamos à praxis!!

Novamente, parabéns aos colegas!

Giovani Pires disse...

Obrigado, Diegão,

Na verdade, nos referimos o teu trabalho de dissertação (como outros do LaboMidia)como exemplo do que vimos fazendo como estratégias de midia-educação com professores na escola pública municipal.
São essas experimentações concretas, refletidas e socializadas nas pesquisas de voces que dão legitimidade para a nossa ação em favor desta política pública.
Por isso, os parabéns valem para todos nós.