Blog do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC/UFS/UFSJ)
quinta-feira, 20 de maio de 2010
"O Poder da Visão"
O novo comercial da NIKE vem com muita emoção, o impacto dos momentos fundamentais de um jogo vão além dos 90 minutos. A nova campanha mostra como um simples instante pode levar um jogador de futebol a receber as maiores demonstrações de reconhecimento ou a cair no esquecimento absoluto.
A relação do cotidiano com os fatos marcantes de uma partida de futebol, a presença do Homer Simpson, personagem que não nega o seu fanatismo pelo visual televisivo e as fortes imegens visuais que "escreve o futuro" traduz "O PODER DA VISÃO".
De uma olhada no vídeo e de sua opinião:
LINK: http://colunas.globoesporte.com/brasilmundialfc/2010/05/20/comercial-estelar-reune-drogba-cristiano-ronaldo-ronaldinho-federer-bryant-e-homer-simpson/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Muito bacana, Carol!!! É o poder da visão ou poder de dominação? O comercial é consequência da relação entre esporte e mídia na escala mais alta da espetacularização (ou dominação?). A propaganda apresenta o futebol como uma prática que permea diversas e distintas realidades. Neste sentido,
nos estudos sobre esporte e mídia, me deparei com um apontamento de um autor (que infelizmente não recordo o nome) muito pertinente ao momento de copa do mundo, momento de grande espetacularização do futebol: o futebol é tão significativo - é uma prática social tão essencial no ser humano - que após tomar consciência de uma manisfestação popular de tomada de poder, golpe de estado ou revolução, bastaria ao governo vigente, para desmotivar ou sabotar a manisfestação, promover um clássico em cada capital brasileira... Depois que passar o transe do comercial, e assisti-lô com um olhar mais crítico, vamos ver se posto um comentário com mais sustento - por exemplo, a relação de a cada pedala do Ronaldinho são mil dólares, os heróis do futebol, as canetas que o Homer levou do Cristiano Ronaldo... Agora preciso escrever meu futuro, vou compra minha nike!!! Excelente postagem!!!
Bom, gostei Lú! acho interessante essa interatividade entre esporte e mídia. Além disso sou um admirador desse processo cada vez mais difundido de INTERDISCIPLINARIDADE existente atualmente em diversos setores da educação! Parabéns e sucesso nas pesquisas!
Bem bacana Carol, realmente as imagens marca muito, o poder da Visão é bem interessante, principalmente qdo se refere a propagandas, as imagens sempre muito fortes, marcantes e bem colocadas é um verdadeiro fetiche, a idéia de dominação é bem vista pelo Ricardo, acredito que isso acontece a tdo momento vejo essa dominação de forma bem forte e insignificante, quando nas novelas e nos programas de Tv colocam um produto a mostra nós levando a acreditar que aquilo é uma verdade absoluta, por isso acredito que é fundamenta um maior esclarecimento diante desse "PODER DE DOMINAÇÃO DA VISÃO".
Interessante refletir também sobre os momentos que aparecem enfatizando uma certa figura heróica do jogador que agiu perfeitamente, o sucesso que ele atingiu, e o erro do outro e seu resultado infeliz e frustante, ou seja, quem erra deve ser punido e participar de certa exclusão. Essa figura heróica que tanto atinge as subjetividades, servindo de modelos, modelos a serem repetidos para uma sociedade homogênea e disciplinada. A necessidade da mídia em unir a espetacularização à figura heróica, e por fim, à marca nike. Esses são os modelos "perfeitos" que a sociedade naturalmente aceita para coroar como os heróis a serem seguidos. Também é visível a mídia marcando a pauta do cotidiano das pessoas, principalmente quando é o futebol. Tanta coisa a refletir vendo esse vídeo que confesso ser sedutor a um olhar semi-formado.
Postar um comentário