quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mídia, esporte e espetáculo no Pan de Guadalajara

Olá amigos,
segue uma postagem da acadêmica Alice Cunha Alvim do 2° período de Educação Física da UFSJ a respeito da cobertura dos jogos Panamericanos pela Rede Record.

Mídia, esporte e espetáculo no Pan de Guadalajara
Alice Cunha Alvim*


É incrível a falta de criatividade de narradores em diversos eventos esportivos, e sem observar muito podemos perceber que quanto maior a exposição, maior o exagero nas expressões, e no pan de 2011 não foi diferente. Mais cômica que informativa foi a narração da Record (primeira vez como emissora oficial do evento), e o jornal “Folha de São Paulo” não deixou de dar seu ponto de vista sobre o assunto. Publicando no último dia 17 uma pequena e sutil matéria sobre a cobertura da emissora, com o título “Record faz Galvão Bueno parecer um moço comedido”, maliciosamente (ou não), compara-se a narração e empolgação de Alvaro José em acontecimentos corriqueiros de algumas modalidades, como, por exemplo, uma virada bem sucedida de um atleta na piscina, com as narrações feitas pelo global Galvão Bueno em grandes eventos mediáticos como as conquistas do Brasil em copas do mundo.
Observem esta matéria criticando a mídia foi exposta abertamente por um meio de comunicação de massa, ou seja, uma mídia impressa. Vale à pena pensar nisso. Segue o link: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/991666-com-pan-record-faz-galvao-bueno-parecer-um-moco-comedido.shtml
E aí fica a questão, será que a mudança de emissora na cobertura dos eventos esportivos significou mudanças na qualidade da exposição do esporte?

4 comentários:

Giovani Pires disse...

Concordo contigo, Alice.
Por falar nisso, comentamos esse tema no VerTV, programa da EBC, mediada pelo grande Lalo.
Vc. pode assistir em: http://www2.camara.gov.br/tv/materias/VER-TV/204702-VER-TV-DEBATE-COBERTURA-DOS-JOGOS-PAN-AMERICANOS-DE-GUADALAJARA-%28BL.1%29.html

Diego S. Mendes disse...

Opa Gio, acabei de ver o vídeo, ficou muito legal o programa. Alías, gostaria de parabenizar a acadêmica Alice pela iniciativa junto ao Blog!
Parabéns pela postagem!

Johnny Felipe Cruz disse...

O Galvão Bueno é o principal narrador esportivo na emissora em que trabalha, sofre muitas criticas mas permanece com sua narrativa, algo que o marcou ao longo dos anos.
O Alvaro José buscou narrar com empolgaçao,vibração, procurando transmitir emoção ao telespectador.
Mas o que mais chamou a atenção foi o despreparo nas entrevistas com os nadadores(até por que é a primeira vez da Record como emissora oficial do evento), as entrevistas ocorriam com nadadores ofegantes, por terem acabado de sair da piscina, e além disso outro ponto que chamou a atenção foi a busca de intimidade da repórter com os mesmos.
Quanto a pergunta da Alice, acho que ocorre mudanças até porque as emissoras são diferentes. Outro fator é que foi a primeira transmissão da Record como emissora oficial o que proporcionou alguns deslizes. Já a Globo tem mais experiência além do fato de ser considerada a maior emissora de tv aberta do Brasil.Claro que não estou aqui defendendo a Globo, até porque deslizes acontecem, mas acredito que a transmissão da Record podeira ter sido melhor.

Alice Cunha Avim disse...

Concordo com você Jhonny, também acho que poderia ter sido melhor a cobertura da Record. Como a emissora estava cobrindo um evento de grande porte é comum querer chamar atenção do público, mas foi tamanho o exagero, como citado por você acima, que um evento que deveria chamar atenção pelo esporte, foi mais observado pelas cenas desnecessárias e muitas vezes cômicas.