quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As redes sociais em duas versões!

http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/08/zagueiro-provoca-rivais-em-rede-social-e-tjd-pode-entrar-com-acao.html

http://blogs.pop.com.br/tecnologia/opiniao-diario-de-classe/


Cliquem nos links e vejam os dois fatos. As redes sociais chegaram e definitivamente entraram em pauta. Em todos os âmbitos sociais elas estão inseridas e são utilizadas de diversas maneiras com os mais variados objetivos.

No primeiro caso, um atleta de um time sergipano que disputa a série A-2 do campeonato estadual insultou e ameaçou jogadores do time rival com palavras de baixo calão e até, de certa forma, induzindo e incentivando a violência entre as torcidas locais. A justiça desportiva do Estado já está analisando o fato e deve se pronunciar nos próximos dias.

O segundo caso é sobre a aluna de 13 anos, de uma escola municipal de Florianópolis, que criou uma comunidade no facebook para denunciar problemas do cotidiano e da estrutura da escola. A página passou a fazer sucesso e se tornou um espaço em que vários outros alunos espalhados pelo Brasil se sentiram a vontade para compartilhar os seus problemas. Este se tornou mais um desses tópicos que transcendem a dimensão das redes sociais e vão parar nos noticiários de sites jornalísticos. Não se espantem se logo, logo a menina estiver aparecendo na TV.

Aqui apresento dois casos que envolvem o ambiente virtual de comunicação das redes sociais e que nós, observadores da mídia, devemos estar sempre atentos, principalmente por ser um espaço, relativamente, recente no nosso cotidiano. O primeiro caso é reflexo do amadorismo que cerca o futebol do interior do Brasil e que é maquiado pelo grande e caro mercado do Brasileirão Série A. Os termos utilizados e a perspectiva de atuação no futuro jogo apresentada pelo jogador do time sergipano nos deixa uma pista da formação esportiva que a maior parte dos jogadores e esportistas espalhados pelo Brasil deve ter. O segundo caso aponta aquilo que os estudos que estão sendo desenvolvidos no contexto da mídia-educação nos tem indicado. As crianças podem ser consideradas "nativas digitais" e o trato didático-pedagógico com a mídia é sim necessário, mas para além da necessidade, a apropriação, educação e formação para/com/através da mídia deve ter sentido e significado para os alunos.

Ficam os links para conhecimento dos casos e a breve provocação para discutirmos e colocarmos/mantermos esse tema em nossas pautas diárias.

Abraço



 

6 comentários:

Giovani Pires disse...

Silvan e amigos,

A respeito da menina da escola da praia do Santinho, em Floripa: ela já apareceu na televisão (ao menos regional) e no portal UOL.
O mais triste é que a sua iniciativa resultou em ameaças e grosserias por parte de diretora, professores e até das merendeiras, segundo depoimento dela: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,3867654,Em-chat-garota-de-13-anos-diz-que-esta-sofrendo-repressao-ate-das-merendeiras-da-escola-onde-estuda.html.
A prefeitura, depois da bola-fora, correu pra dizer que já está fazendo as melhorias necessarias na escola, apontada pela menina: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/08/secretaria-de-educacao-se-posiciona-sobre-pagina-diario-de-classe-em-sc.html

Giovani Pires disse...

Por aqui (Floripa) a questão da menina do facebook continua, adquirindo uma conotação perigosa agora: a menina teria postado video de aula(s) de matemática, acusando que o professor tem dificuldades, não sabe ensinar, algo assim.
Novamente, a secretaria de educação, de forma oportunista, fez uma comissão mandrake e sem considerar o direito de defesa, afastou o professor.

Silvan Menezes disse...

Pois é Gio... Estou acompanhando também... Parece que uma análise cautelosa, ampliada e crítica de qualquer situação hoje em dia é algo impensável... Analisando esse fato e compreendendo o momento político de eleições municipais, fica claro que atitudes em favor da esfera pública só são tomadas em pronto atendimento durante esses períodos políticos de eleições e assim acabam sendo atos impensáveis e incalculáveis, como foi o caso do professor... Talvez Habermas tivesse mesmo razão quando fez a previsão do fim da esfera pública política e o surgimento de uma cena política baseada nos ditames dos meios de comunicação de massa. Provavelmente ele só não imaginava do poder da convergência dos meios.

Cristiano Mezzaroba disse...

Bam... legal vc trazer a discussão pra cá, pro blog! A repercussão disso tudo, de novo, sobrou pra um professor. Que professor hj em dia daria conta de estar inserido a tudo que circula nas redes sociais? eu mesmo adoro a internet, uso-a pra tudo, mas tem coisas que prefiro fazer parte. A tendência, num caso como este, é a denúncia virar uma "fofocaiada", e aí, sobre pros professores, como este que foi exonerado do cargo depois da denúncia. Por que a turma estava fazendo bagunça e ele não controlou? professor é psicólogo e policial também? Não... é triste ver isso acontecendo. A Prefeitura, pra simplificar e por causa da repercussão do caso, simplificou tudo. O medo maior é que isso vire "moda" e todos, funcionários, professores, direção se tornem reféns de denúncias em redes sociais daquilo que não lhes cabe. Mas como diz a nova campanha da RBS, a educação é responsabilidade de todos nós... menos do governo né?! seguimos observando!

Moacir Prado disse...

Boa Silvan...

Esta semana estava pensando na influência das redes sociais na vida das pessoas e como estas estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas.

Quem de nós nunca presenciou um colega de classe ou aluno com seu notebook ou celular ligado a rede de internet mexendo em seu facebook ou twitter? Ultimamente tenho observado na academia em que trabalho que um dos motivos de aparelhos passarem muito tempo ocupados, são alunos mexendo em seus celulares, acessando os seus perfis nas redes sociais.

As redes sociais estão tomando conta de todos os espaços da sociedade. E este trato didático-pedagógico ao qual você se referiu é uma necessidade urgente.

Anônimo disse...

Foi uma idéia muito legal! Só quero dizer obrigado pela informação que você tem compartilhado. Basta continuar a escrever este tipo de post. Eu serei o vosso fiel leitor. Obrigado mais uma vez.