sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Maior Atleta olímpico de todos os tempos, PHELPS????

Pessoal, a mídia tem nos bombardeado com os feitos do nadador Norte-americano Michael Phelps, o que o tornou o maior medalhista olímpico de todos os tempos, muitos veículos também o consideram o maior Atleta olímpico de todos os tempos.
Acredito que em tempos de Espetáculo ele pode ser considerado o mais espetacular, o mais midiático, o que melhor reflete a ideologia dessa sociedade, mas, considero o maior Atleta olímpico de todos os tempos Jesse Owens. O também Norte-americano, que ganhou 4 medalhas de ouro, que valeram muito pois foram conquistadas nas entranhas da bárbarie nazista, em Berlim 1936.
Assim, sem desmerecer as conquistas de Phelps, deixo os meus parabéns a Jesse Owens, o maior atleta olímpico de todos os tempos!
Segue matéria de

ROBERTO SHINYASHIKI

http://olimpiadas.uol.com.br/analise/roberto-shinyashiki/2012/08/02/phelps-lidera-em-medalhas-mas-esta-atras-de-owens-como-maior-atleta-olimpico-da-historia.htm

2 comentários:

Giovani Pires disse...

O problema, Daniel, é que o termo "maior atleta" é muito ambiguo.
Para ser exato, Phelps deveria ser considerado o maior medalhista de todos os tempos (até agora, é claro). Assim, não haveria dúvida.
Agora, como o critério de "maior atleta" é subjetivo, respeito tua opinião sobre Jesse Owens. Mas lembro que muito da sua imagem foi construída como uma peça ideológica pelos americanos e refletidas pelos inimigos do Füher".
Alguns autores consideram esse fato como uma das primeiras manifestações explícitas do processo de ideologização do esporte, embora, na minha opinião, o seu nascimento, na modernidade, já tenha sido fruto da ideologia liberal que formatava, então, o parto do capitalismo ainda não monopolista.

Daniel Minuzzi de Souza disse...

ótimo Gio.
sabe que não tinha pensado por aí!
Abraço!