Abaixo, mais uma postagem dos alunos/as que cursam a disciplina "EF, esporte e mídia", Lorrany, Crislene e Ítalo, aqui na UFS, neste semestre. Propositalmente, a postagem é feita antes do jogo final...
Boa leitura e aguardamos os comentários e o debate!
Rumo a 1
milhão: uma nação chamada Flamengo
O que você faria
com 800,00 reais? Viajaria? Pagaria suas dívidas? Ou faria um investimento?
Para muitos a resposta seria uma só... Ir ao Maracanã ver o Mengão ser campeão da Copa do Brasil
2013!
É a partir dessa
ideia que a diretoria de marketing do Flamengo encontrou uma saída para
incentivar o programa de sócios torcedores do clube. Sabendo da repercussão que
o valor do ingresso causaria nas mídias e entre os torcedores, a diretoria
aumentou significativamente o valor dos ingressos para os não associados, com o
intuito de estimular a associação dos torcedores flamenguistas, tendo em vista que
os sócios ganham descontos vantajosos nas compras de ingressos. Não é à toa que
o número de sócios aumentou ao longo dos últimos seis meses.
Mas o que a
diretoria não esperava era um intervenção do PROCON, que iniciou um processo de
investigação contra o Flamengo com a justificativa de que os preços
estabelecidos para a final da Copa do Brasil possuem valores abusivos. Para se
ter uma ideia, o PROCON exemplifica que o ingresso mais caro para a semifinal
da mesma edição da competição custava 280,00 reais enquanto o ingresso mais
barato para a final está custando 250 reais. Porém, o que a diretoria do
Flamengo vem afirmar é que tal aumento no valor dos ingressos é um reflexo da
importância do jogo, afinal de contas, trata-se da FINAL DA COPA DO BRASIL e da
necessidade de captação de recursos para serem investidos no clube, visto que
muitos espectadores têm direito à meia entrada, além dos sócios torcedores que
já possuem descontos nos ingressos. Tal afirmação demonstra as facetas
realizadas pelo marketing esportivo a fim de manter cada vez mais o seu clube
em destaque, garantir o desenvolvimento financeiro e publicitário da equipe,
além de cada vez mais afirmar a ideia de mercadorização e espetacularização do
esporte.
Dentro da lógica
do capital a qual estamos inseridos diariamente, notamos que o esporte não
deixa de ser afetado pelo fenômeno capitalista de mercadorização das “coisas”.
O futebol, durante o processo de desenvolvimento econômico mundial, tornou-se
uma forte ferramenta de apropriação de recursos, de capital de giro para as
empresas que os patrocinam. A exemplo disso, não é por acaso que notamos o
crescente número de patrocinadores a fim de ter seus nomes estampados na camisa
de uma das maiores torcidas (se não a maior!) do futebol brasileiro que é o
Flamengo. O mesmo acontece com os patrocinadores que desejam ter a sua presença
garantida, no comercial entre cada tempo de jogo, na telinha da “plim-plim”. Por
isso é necessário estarmos atentos a todas as estratégias de marketing que
circulam o nosso tão amado futebol, para não caírmos nas armadilhas que a nossa
dita “paixão nacional” possa nos criar.
Os torcedores
são muitos, e a ambição do clube é maior ainda, e é aproveitando-se de tudo
isso que o marketing do mesmo se utiliza da linguagem apelativa para
responsabilizar a “nação rubro negra” pela performance da equipe com o seguinte
slogan em sua página na internet “Essa
é sua chance de ajudar a construir o Flamengo que sempre sonhamos. Compre um
plano e ajude o mais querido a contratar os melhores atletas, ajustar suas
contas, ganhar títulos e ser do tamanho que você sempre quis”.
Mas seriamos nós os responsáveis pelo sucesso ou fracasso do nosso time, ao
ajudarmos o clube através da assinatura de um pacote de associado, seja de qual
time for, Flamengo, Botafogo, Sergipe, Corinthians, Confiança, não importa qual
for o time que torcemos? Ou seriam os próprios clubes que não tornam possível
($) a participação efetiva dos torcedores?
5 comentários:
Muito interessante o tema do texto, até porque só em novembro o Flamengo ganhou 19 mil novos sócios-torcedores, e o crescimento foi justificado pela proximidade da Copa do Brasil.
Não tenho dúvida que o Futebol é uma máquina de fazer dinheiro, e depois desse texto, fiquei mais convicta ainda. Parabéns acadêmicos, ficou ótimo!!!
É uma lógica que não se reverte, infelizmente. Mas com este exercício para compreendê-la percebemos que o caminho que busca "des-vendar" os olhos dos futuros professores os fará dar continuidade à ideia de esclarecimento na sociedade. Parabéns Lorrany, Ítalo e Crislene.
Muito obrigado a todos! :D
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