quinta-feira, 21 de junho de 2007

O esporte no Second Life (I)

Tentarei ser breve nos dois posts que publicarei seguidamente. Para tanto, não buscarei aqui analisar, mas apenas registrar dois acontecimentos que se remetem à mídia e ao esporte. Guardo minhas opiniões para uma reflexão próxima.

Em função da minha pesquisa de mestrado, tenho mantido os olhos atentos para o Second Life - programa que funciona utilizando a Internet e simula um mundo virtual em três dimensões. O registro serve como um desabafo, uma resposta aos que questionam a relação de um estudo do Second Life com a Educação Física, a cultura de movimento, esportiva, de lazer... Uma resposta direta aos que só conseguem enxergar relações claras e óbvias. Mas é claro, o registro serve principalmente como um convite à discussão.

As imagens que ilustram esse post são "fotos" que tirei de uma nova construção dentro do Second Life: a Vila Olímpica do Pan. A vila do Second Life é fruto de uma parceria entre a Ilha Brasil (as regiões do mundo virtual do Second Life são denominadas ilhas) e o Comitê Olímpico Brasileiro.

O G2, blog do portal da Globo G1 que noticia o Second Life, já havia noticiado a construção da vila virtual há mais de um mês:

"O projeto está sendo tocado pelos donos da Ilha Brasil em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Segundo Gaston Nouvelle, proprietário e operário da ilha, a idéia é reunir os torcedores no local e realizar a transmissão em tempo real das competições esportivas para os residentes do universo virtual através de telões espalhados pela vila. Um enorme mural reunirá fotos da torcida brasileira de SL".

Entre outras informações, já estão disponíveis textos com o histórico e descrição de todas as modalidades presentes no Pan-Americano. Esses breves textos podem ser acessados clicando em placas estampadas com os logotipos de cada esporte que estão distribuídas pela vila.

Acho que cabe uma reflexão interessante sobre as estratégias midiáticas que a organização do Pan vem seguindo, ainda mais se relacionarmos com a notícia recente de que o COB proíbiu fotos, vídeos e remuneração em blogs de atletas do Pan, liberando apenas textos.

Nenhum comentário: