segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Eu não sou Hommer Simpson!

Foi dificil não me sentir um Hommer Simpson hoje, vendo o Jornal Nacional da Rede Globo.
Está acontecendo a Conferencia Nacional de Comunicação e o editor-chefe, que um dia já disse que pensa o JN para o brasileiro médio, como o H. Simpson, levou mais tempo tentando justificar o boicote que a grande imprensa/empresa está fazendo à Conferência, Globo à frente, do que dando a noticia do evento (15 seg. no total, sem imagens!).
Em nome dos empresarios do setor, ele tentou confundir a opinião publica (além de sonegar a informação), dizendo que controle social da mídia é censura!
Do que eles tem medo? Os donos de televisão e rádio, por exemplo, deve ter medo que alguém se lembre de estabelecer critérios socialmente referenciados para a consessão do direito de difusão; que alguém estabeleça que a contrapartida, em prestação de serviço de natureza educativa-cultural, tem estar garantida na grade de programação, em horário decente, etc.
Resta pra gente acompanhar, pela tv por assinatura, o Canal Brasil, correndo o risco, por outro lado, do chapa-branquismo tipico da rede estatal.
Só esse dilema já justificaria a importancia da conferencia nacional e da instalação definitiva do conselho nacional de comunicação!

3 comentários:

Diego S. Mendes disse...

Eu tb vi essa tragédia. Eu nem diria que o criador do Homer Simpson brasileiro "tentou" confundir a opinião pública, ele, de fato, afirmou que se trata de censura. Lastimável. Sem qualquer explicação, o fato foi colocado como uma afronta a todas as associações de comunicação do paí,que vão boicotar o evento, sem, no entanto, apresentar qualquer argumento mínimo para tal boicote. Censura, me parece, é ocultar os fatos da população. Exatamente o que vimos no JN de hoje.

Carol Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Garcia disse...

Hoje retornaram as manifestações e continuaram a se colocar como vitimas, não da pra esquecer a cara do casal.