segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

II Conferência Nacional da Cultura e a Mídia

Mas algumas ações do governo federal são mesmo só para incomodar a grande imprensa comercial do país, né? Ao mesmo é isso que ela pensa...

Depois de chiar (e boicotar) com a CONFECOM e se esconder atrás dos militares e latifundiários para atacar o plano nacional de direitos humanos, agora a mídia já está mirando a II Conferencia Nacional de Cultura, que acontece em março próximo (texto preparatório está disponível em http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2009/08/Texto-Base.pdf - há também videos e alguns textos complementares).

A grande midia comercial teme que se discuta o monopólio da informação e a falta de democracia na produção e veiculação de conteúdo.

Entre outras coisas, o texto diz que "as TVs e rádios comerciais vendem sua audiência (o público) para os anunciantes", e propõe um "controle social" na gestão das TVs e rádios que são, antes de tudo, concessões públicas.

Tem matéria na FSP de hoje, dia 18/1. Vamos acompanhar!

3 comentários:

Giovani Pires disse...

Ontem (sexta)foi a vez da TV Bandeirantes fazer um editorial no Jornal da Band denunciando "a manobra" inserida no texto da conferência de cultura e repetindo, tal qual um mantra, a expressão mágica: "ameaça de volta da censura à imprensa"!

Diego S. Mendes disse...

Puxa, perdi essa!!!!

ricardo disse...

Diante deste contexto, fica claro que a apropriação, de forma social, dos meios de comunicação também é a apropriação dos meios de produção de conhecimento e, em última instância, de decentralização de poderes...