segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O PODER DAS MASSAS(?): o Twitter e a possibilidade do interesse popular pautar a mídia

Capa da edição de 13 de junho da Veja
Na semana passada (dia 29/07) me deparei com um texto interessantíssimo de Alexandre Inagaki, colunista da seção "Tecnologia" do site Yahoo!Brasil, denominado "A Trending Tropicalização do Twitter", que recomendo a todos os nossos leitores. O texto trata  de como os "Trending Topics” (ou “TTs”), um recurso do badalado Twitter, que pode ser traduzido como os “tópicos em tendência” ou “tópicos do momento”, foram apropriados de maneira criativa pelos internautas brasileiros. Alguns dos assuntos lançados pelos brasucas ganharam repercussão nacional e internacional, como o caso do tópico "Cala a Boca Galvão"- que rendeu até matéria de capa em uma das principais revistas do país. Segundo Inagaki, "Desde que o Twitter implementou o recurso dos Trending Topics, em abril de 2009, eles acabaram por se tornar parâmetro de popularidade. Se uma música, uma personalidade ou um assunto do momento emplacou os TTs, é porque de alguma maneira ganhou seus 15 bytes de fama no microblog."
Três coisas me chamam muito atenção e, creio, merecem pesquisas no campo da Mídia e Educação Física. Primeiro, boa parte dos tópicos lançandos pelos brasileiros e que "bombam" nos TTs, são referentes ao esporte, especialmente ao universo do futebol. Segundo, o TTs são considerados uma forma de agendamento pela net, uma vez as empresas sugerem temas com campanhas publicitárias e promoções, ou mesmo lançam assuntos que "devem" ganhar destaque em meio à população. Aqui reside a maior crítica aos TTs. Mas, insisto, a voz de vários brasileiros se tornaram pauta na mídia tradicional graças à ferramenta, inegável. Um TTs sobre a aprovação do projeto de lei Ficha Limpa permitiu que vários brasileiros gritassem por essa pauta. Quantos gritos poderíamos entoar? Mesmo que esses tópicos não chegassem à mídia tradicional, eles valem por navegar com tais anseios pela vastidão dos mares da internet. Romantismo? Quem sabe? Mas penso que essa seja outra possibilidade para explorarmos em nossas incursões com a Mídia-Educação (Física) nas escolas. Afinal,  se o tal Santo Graal do Twitter não é  mais astuto que a Indústria Cultural (precisamente por ser parte dela), é também uma ferramenta que possibilita um antagonismo imenso no enfrentamento dos monopólios das falas midiáticas. E haverá educação para emancipação sem o enfretamento de antagonismos?


6 comentários:

Silvan Menezes disse...

Realmente Diego, uma bela sacada para pesquisas e intervenções em Mídia-Educação.

Silvan Menezes disse...

E ai Diego e galera, será que os "meninos da vila" tiveram alguma orientação ou formação de como utilizar a mídia de forma consciente e crítica, além de uma educação para a sociedade do esporte na qual os próprios estão inseridos?
Falo do caso do twitcam que repercutiu desde ontem na televisão.
Abraço

Cristiano Mezzaroba disse...

Diego, legal tuas reflexões aqui, e tuas provocações tb! Eu não tenho twiter, tenho resistência a isso tb (bem como orkut), mas sei da importância atribuída a ele(s) atualmente. De qualquer forma, acredito sempre que é bom ficarmos "alertas", porque vejo neles uma ótima forma de "marketing" tb, a forma atual de cada um de nós, "meros seres mortais", bancarmos "celebridades", o mundo da exposição a todo custo. Além disso, veja o exemplo daquele vídeo da Fernanda Lima com o seu marido, Rodrigo Hilbert, que "todo mundo" achava que era algo que havia "vazado" na internet e foi, na verdade, uma estratégia publicitária. Como diz uma música dos Engenheiros, "olhos atentos, a todo momento, é preciso acreditar... fé cega e pé atrás". Parabéns pela postagem!

Diego S. Mendes disse...

Caro Silvan e Cris,
partilho das preocupações com vocês. Temos certeza, Silvan, que esses garotos não sabem ainda o que é educação para a mídia e principalmente com a mídia. E olhe que a toda poderosa rede globo tem colocado panos quentes no assunto alegando em todas as matérias sobre o assunto que isso foi uma "molecagem", apenas! Também partilho com você, Cris, a necessidade do olhar atento. Não vejo nenhum milagre no TT'c, mas também penso que suas potencialidades ficam marginalizadas a partir das constatações negativas que circunscrevem as produções culturais tecnologias.

Vinícius Eça disse...

Olá Diego,

Sobre os TTs relacionados ao esporte e que geraram grande repercussão nacional e internacional, vale lembrar o episódio da manipulação do resultado da F1 (Massa/Alonso/Ferrari), o tópico subiu tão rápido "nas paradas", que poucos minutos depois que a corrida terminou já havia uma grande pressão por punição da equipe e pilotos... Sem falar do enorme impacto do caso nos brios da FIA.

Um grande abraço!!

Ps.: Suas contribuições no Homo Sportivus são bem vindas!!

Diego S. Mendes disse...

Olá Vinícius, certamente esse são belos exemplos. É muito interessante perceber o quanto as temáticas esportivas se fazem presentes nessas ferramentas.

Em breve apareço no Homo Sportivus