segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E-mail e celular estendem jornada de trabalho até as férias

Olá pessoas, segue abaixo um texto que peguei no portal do UOL...a gente já sabia disso, mas é bom rememorar...


A combinação entre crescimento mais intenso da economia e avanço nas tecnologias de comunicação tem resultado em aumento das horas trabalhadas no Brasil.
Sete em cada dez profissionais --que ocupam cargos como analista, gerente e supervisor-- afirmam que passam mais tempo no escritório hoje do que há cinco anos, informa reportagem de Érica Fraga publicada na Folha desta segunda-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Mais da metade diz que o teto da carga horária no escritório saltou de oito para dez horas diárias, e quase 80% são acionados nos momentos de lazer e descanso via mensagens no celular.
Nem as férias escapam: mais de 50% dos funcionários de empresas que atuam no país respondem a e-mails de trabalho nesse período, segundo pesquisa feita pela Asap, consultoria de recrutamento de executivos, a pedido da Folha.

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Grande verdade, Camarada, falo por experiência propria! Trabalho (e respondo emails) tanto na jornada diária estendida à noite, quanto em feriados, finais de semana e férias!
Fazer o que?

Aproveito para convidar a todos para verem noticia disposta em nossa pagina (www.labomidia.ufsc.br) sobre a internacionalização (calma, Cris, não é o que tu tá pensando) do grupo: Vero na Ilha de Fidel!
Abraço.

Cristiano Mezzaroba disse...

Legal a postagem, Sérgio!!! Como o Gio, também concordo com isso que está acontecendo recentemente.

Apenas para não perder a oportunidade irônica, vai ver que eles não consideram os professores no rol desses profissionais porque...seus rendimentos não acompanharam os avanços econômicos e por isso não podem acompanhar as aquisições dos bens tecnológicos! hehehe (só executivos, supervisores, gerentes e analistas que podem... eheheh).

Lembrei das minhas aulas de Sociologia, tem um autor norte-americano, Richard Sennet, que trabalha com isso. Descobri agora na internet que ele tem um site: http://www.richardsennett.com

Os livros que vi lá na Sociologia foram: (1) A corrosão do caráter; (2) A cultura do novo capitalismo.