quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Seminário sobre Estudos de recepção e jovens - dia 22/11/2012

 Aproveito o espaço do blog para divulgar evento que ocorrerá no Auditório do Departamento de Educação Física, dia 22/11, com início às 19hs. Confiram!
Seminário discutirá os estudos de recepção voltados para os jovens

O Campus de São Cristovão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estará sediando, no dia 22 de novembro, o seminário “Estudos de Recepção, Jovens e Consumo Cultural”, com a participação das professoras Nilda Jacks e Marângela Toaldo, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento é uma promoção do Grupo de Pesquisa em Marketing, e será realizado no auditório do Departamento de Educação Física às 19h.

Jacks proferirá a primeira conferência, intitulada “Estudos brasileiros de recepção midiática”. Nesta, será abordado um panorama da pesquisa de recepção e consumo cultural desenvolvida no cenário brasileiro, no âmbito da pós-graduação. A proposta é de que seja apresentado a visão dos pesquisadores e a influência das diretrizes dos programas de pós-graduação a que pertencem, em relação à problemática.

Toaldo falará em seguida, com o tema “Juventude? De que juventudes estamos falando?”. A conferência tem como objetivo refletir sobre definições da palavra juventude. Procura-se reunir autores que desenvolvem discussões em torno do tratamento do tema, enquanto faixa etária, categoria social, fenômeno social dividido e caracterizado a partir de gerações. Levantam-se questões sobre a divisão entre as idades e a alteração de uma “geração” para outra, a fim de compreender melhor os anseios, as motivações e os comportamentos do indivíduo ao qual chamam de “jovem”.

Pesquisa
As professoras estarão em Aracaju também para dar continuidade a uma pesquisa que desde o ano passado está em andamento, no âmbito nacional, intitulada “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”. Jacks e Toaldo são respectivamente coordenadora e vice-coordenadora, e estarão reunidas com a equipe local, formada por estudantes e professores vinculados à UFS, pertencentes ao Grupo de Pesquisa em Marketing, na linha de pesquisa em Comunicação e Tecnologias Contemporâneas. Ainda, a expectativa é de que participem também da reunião professores de outros estados nordestinos, também integrados na referida pesquisa nacional.

Perfil
Nilda Jacks é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e Bolsista de Pesquisa do CNPq. Entre suas publicações inclui-se a recente coordenação do livro “Analisis de la recepción en América Latina: un recuento histórico con perspectiva al futuro”.

Mariângela Toaldo é também professora da UFRGS, vinculada à Faculdade de Comunicação Social (FABICO). Atualmente tem pesquisado na área de Gestão da Comunicação e História da Publicidade. É autora dos livros "Cenário Publicitário Brasileiro: anúncios e moralidade contemporânea" (Sulina, 2005) e "Publicitários + Anunciantes: a dinâmica de uma relação complexa" (Entremeios, 2010). É conselheira do Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR) desde 1998.



Inscrições podem ser feitas a partir do link:
http://bit.ly/seminariogctec

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Imperdível, oportunidade muito boa para ouvir uma das maiores pesquisadoras da corrente latinoamericana da comunicação, Nilda Jacks.
Sua tese sobre recepção na querencia é até hoje uma das maiores referencias para os nossos estudos de recepção.
Sugiro a possibilidade de filmarem a palestra dela para disponibilizarmos no PegaDeuses da nossa nova pagina.

Sergio Dorenski disse...

Eu já tô inscrito!