sábado, 2 de março de 2013

Jogo das estrelas do NBB: (trans)formação de um espetáculo...

Colegas do blog,
Publicamos mais um texto dos acadêmicos que estão cursando a disciplina de "Educação Física, Esporte Mídia" aqui na UFS. Desta vez, os autores são Erick Thompson e Pablo Rocha, trazendo o debate para essa tentativa de tornar o basquete uma modalidade mais praticada e comentada no país.
Segue! Aguardamos os comentários!


JOGO DAS ESTRELAS DO NBB: (trans) formação de um espetáculo...

O Novo Basquete Brasil (NBB) é a reformulação do Campeonato Brasileiro de Basquete e vem se destacando nesta modalidade esportiva, com as contratações, o comparecimento do público aos jogos, a disputa entre os clubes participantes. Porém, ainda não tem uma divulgação mais ampla, isto é, a sua transmissão ainda está restrita ao canal fechado SPORTV (ligada ao Grupo Globo) que apresenta alguns jogos durante a semana e também nos finais de semana. No entanto, a Rede Globo, canal aberto, não transmite os jogos do campeonato em si, apesar de veicular reportagens em sua programação esportiva (como no Globo Esporte e no Esporte Espetacular, entre outros).
O Jogo das Estrelas do NBB é um jogo espetáculo inspirado no All-Star Game da NBA em vários aspectos, desde a participação do público na escolha dos atletas que formarão os dois times – NBB Brasil (jogadores brasileiros) e NBB Mundo (jogadores estrangeiros que atuam no Brasil) – até os quatro eventos que são:
·       Desafio de Habilidades, em que o jogador deverá passar por um percurso de 4 estágios no menor tempo possível;
·       Torneio de 3 pontos: cada atleta arremessa 25 bolas num tempo de 60 segundos;
·       Torneio de Enterradas: cada atleta tem que realizar duas enterradas, sendo que uma em estilo livre e outra com a participação de um ou mais jogadores;
·       Jogo das Estrelas que é o evento principal.
O basquete não é um dos esportes preferidos para serem transmitidos, pelo fato de não ter um tempo certo para término do jogo e isso pode atrapalhar a programação das emissoras. Porém, para a transmissão do evento principal, o Jogo das Estrelas, a Rede Globo abrirá um espaço na sua programação para transmitir este evento. No entanto, a transmissão das demais partes do evento ficará restrita a SPORTV.
Contudo, é explicito que o NBB vem obtendo uma boa repercussão dos seus jogos, os quais, em sua maioria, o público vem comparecendo em massa.
Percebe-se que a Rede Globo vem tentando fazer com que o NBB alcance um patamar maior de divulgação dos atletas brasileiros e estrangeiros que jogam no Brasil, assim como a liga norte-americana faz nos EUA. Porém, a apresentação em TV aberta do espetáculo que é o Jogo das Estrelas, pode proporcionar o aumento de pessoas interessadas em saber sobre os jogos, os atletas e, dessa forma, poder fazer com que alguns de seus jogos passem a ser transmitidos em TV aberta.
Será que tem como o basquete brasileiro atingir um nível de divulgação na mídia nacional, tal como o vôlei atingiu, e por consequência influenciar o aumento do número de interessados em praticar esse esporte, nas aulas de EF e como lazer?

11 comentários:

Evandro Santos de Melo Bomfim disse...

Em primeiro lugar parabenizar o grupo. É notório o crescimento do NBB nos últimos 5 anos no entanto vejo que para alcançar o nível do vôlei o basquete teria que aderir a mudanças que no vôlei ocorreram e, em minha humilde opinião isso seria algo pouco provável ( neste momento), basta lembrar que o vôlei era um jogo cansativo de se assistir visto o longo tempo que durava uma partida e pensar como hoje o vôlei É DISPUTADO, os grandes patrocinadores ( bancos, emissora) que hoje cercam o vôlei. Por isso acredito que havendo interesse da mídia a cultura do basquete pode sim alcançar índices superiores ao vôlei.

Marcos B. Almeida disse...

Belo texto! Parabéns ao grupo!

O basquetebol brasileiro precisa ainda aprender muito com o voleibol, mas penso que estamos hoje numa situação muito melhor do que há uma década atrás. É preciso dar um passo de cada vez. Espero poder todo este empenho se tornar uma constante também regionalmente.

Forte abraço a todos

Gabriel Dantas disse...

Parabéns ao grupo pelo texto!
Eu acredito que nas escolas o basquetebol já é bem praticado. Na verdade, é possível notar o desporto coletivo, de uma forma geral, crescendo nas escolas.
Eu penso que o fato de o NBB não alcançar um nível de divulgação nos canais abertos, tenha relação com o contexto histórico-cultural. Em outras palavras, num país no qual se acompanhou várias copas de futebol e se idolatrou ícones como Pelé, Garrincha e Sócrates, torna-se evidente a paixão exarcebada pelo futebol. Daí o baixo nível de divulgação do NBB em canais abertos.

Unknown disse...

Primeiramente, Parabéns a dupla pelas considerações trazidas nos texto...
E gostaria de falar que fiquei intrigado com adendo de "o Basquete não ser transmitido na tv aberta, por conta do termino não preciso". A meu ver esse não é o maior agravante da não transmissão, pois todos e qualquer esporte não haverá tempo estipulado preciso de termino. Para tanto existe faltas, o clima, contusões e etc, que modificam o seu fim.

E respondendo a pergunta da dupla, me imponho que SIM, tenho claro que qualquer esporte pode chegar onde o Vôlei chegou, mas para tal fato principalmente nós professores de EF, devemos educar nosso alunos que a mídia não é apenas uma alienadora, mas também uma transmissora de conteúdo e que nós devemos selecionar o que é importante e o que não é. (plantar uma semente da discórdia)

circulomagico disse...

Os parabéns ao Cris e a turma podem até se tornar um clichê nessas postagens da disciplina, mas não me canso de dizer: muito bom! A diversidade de temas, de debates e discussões com olhares diferenciados trouxe uma dinâmica muito boa para o blog, coisa que não tinhamos há tempos por aqui.
Sobre o basquete... ahhh o basquete! Os níveis de espaço na TV dependem de uma série de fatores estritamente comerciais e mercadológicos, alguns exemplos: adequação a grade de programação televisiva; clubes(marcas) e atletas(ídolos) com forte identificação social a ponto de atrair grandes audiências; como consequência do segundo, atrair grandes patrocinadores para a liga.
Indiquei apenas 3 fatores no meio de tantos que impedem da modalidade adentrar com mais força no cenário midiático nacional.
Mas... seguimos observando e pensando.
Abraço

Beatrice Wanders disse...

Em primeiro lugar quero parabenizar Erick e Pablo pelo texto e a temática trazida pelos dois. É notório que o basquete passou e passa por uma evolução significativa, e assim como os demias esporte chega com o status de espetáculo. Mas quero deixar claro que o basquete ainda é um esporte pouco divulgado na TV Aberta no Brasil, assim como o Handebol e vários outros esportes. Sabemos que é a mídia tem hoje um papel de transmissão de “conhecimentos” para os telespectadores, os quais aprendem, organiza e interpreta as suas impressões e adquirem as atitudes relacionadas a prática da modalidade em questão. Portanto, acho sim que o basquete, assim como os demais esportes, pode adquirir um status como o do vôlei, assim citado pelos colegas. Agora, cabe a nós professores de Educação Física o encargo de educar nossos alunos para uma visão mais crítica e reflexiva, proporcionando uma percepção de conhecimento mais amplo, e menos alienado.

Unknown disse...

É notório a evolução do NBB que passa a ter sucesso por conta das semelhanças com a NBA, espetáculo garantido nos Estados Unidos.
As mudanças ocorridas no basquete brasileiro vem surtindo efeito, pois o público esta comparecendo e prestigiando os seus jogos. A competição também vem atraindo grandes atletas brasileiros e estrangeiros, contribuindo para um brilho ainda mais intenso ao campeonato. Mas, para esse sucesso se consagrar de uma vez por todas e gerar uma renda ainda maior, é necessário que o campeonato tenha transmissão aberta para o grande público. Porém, por se tratar de um esporte pouco praticado (comparado ao futebol e ao vôlei), a audiência talvez ainda não seja garantida, consequentemente as emissoras de TVs abertas dificilmente transmitirão os jogos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar a dupla pelo texto e as informações inerentes a ele. Como muitos já falarão aqui o basquete é um esporte que vem crescendo muito ao longo do tempo, porém é uma modalidade pouco transmitida na tv aberta no Brasil, assim também acontece com outros esportes, o handebol como Beatrice citou é um deles. Para o basquete se desenvolver cada vez mais, atingir um nível de divulgação maior na tv aberta e dessa forma atrair novos adeptos para sua prática, deveria se adequar as normas de transmissão das emissoras, além de começar a ser mais trabalhado e divulgado na educação física escolar.
Evidentemente a mídia influência muito na vida que cada um temos, o que assistimos, já que a mesma de certa forma educa para o bem ou não. Então o basquete por ser um esporte menos transmitido nos meios midiáticos não possui um interesse maior por parte das pessoas em assistir comparado ao vôlei e futebol. Esta modalidade só irá possuir audiência dos telespectadores quando houver uma divulgação maior da mídia e de outros meios, não se restringindo apenas a transmitir notícias, mas também jogos e campeonatos, etc.

Unknown disse...

Quero em primeiro momento dar os parabéns a dupla pelo texto e que na minha humilde opinião deve haver sempre uma via de Mao dupla entre o esporte (basquete) e as mídias para que ocorra o processo de inserção do mesmo nas escolas e nas praticas sociais, através de projeto como o campeonato brasileiro de basquete de rua organizado pela CUFA(central únicas das favelas) e a LIIBRA(liga internacional de basquete de rua ), acredito que um projeto como esse pode romper com a mono cultura do esporte dentro da mídia pois estimula tanto atletas anônimos a participar como estimula também aqueles que assistem a passar a ter uma identificação com o esporte e daí então provocar a mídia a televisionar jogos de basquete por ter um publico a atingir. Quando vocês mencionam o vôlei acredito que essa inserção tanto nas praticas sociais quanto nas escolas se da por conta de que tanto o vôlei de quadra quanto o vôlei de praia possui ídolos que se encontram na ativa e também pelos resultados que se tem com relação a vitorias tanto em campeonato mundial quanto em olimpíadas daí a identificação com o vôlei por parte da população.

Álax disse...

Belo texto e discussão!!!
Fica claro que a estratégia da rede globo é esta mesmo, instigar os interessados pela modalidade a buscar assinar e contratar os serviços particulares, por isso falar nas reportagens e não mostrar os jogos.
O jogo das estrelas é mais uma forma de isca pois aquele espetáculo ali vai atrair pela forma como é realizada o desafio, mais jovens atletas e compradores de seu produto.