sexta-feira, 26 de julho de 2013

"Copa do Mundo e escola: possibilidades pedagógicas do uso de mídias na Educação Física" - 4

* Postagem realizada pelos alunos da UFRB/CFP/Amargosa-BA durante o I SEPEF - Simpósio de extensão e pesquisa em Educação Física do Recôncavo da Bahia




Com a proximidade da realização de um evento esportivo de repercussão mundial como a copa do mundo de futebol idealizada pela FIFA, no Brasil em 2014 , o país vive um misto de euforia e decepção por parte da maioria do povo brasileiro que resplandeceram nas recentes reivindicações populares em meio a realização da copa das confederações.
Dentre tantas reivindicações requeridas pelos brasileiros que foram para as ruas protestar, está a falta de acessibilidade, tanto aos estádios de futebol como a outros ambientes públicos no Brasil. Vale salientar que se pessoas que possuem suas atividades motoras em plenas condições de uso já sentem dificuldades de acesso a tais ambientes, pessoas que possuem limitações em suas funções motoras ou alguma deficiência sofrem muito mais com a falta de acesso e locomoção. Como exemplo posso citar um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) situado na cidade de Amargosa-Ba, onde o acesso dos alunos e pessoas que visitam o centro e possuem algum tipo de limitação motora para locomoção simplesmente não consegue ter acesso a parte superior do prédio pois o elevador não funciona, não esquecendo ainda do prédio da administração onde o mesmo não possui nem sequer um elevador.

Cosme Santana Pinheiro (acadêmico de Educação Física - UFRB)

3 comentários:

Giovani Pires disse...

Cosme e demais acadêmicos,

Seria muito interessante que voces fizessem uma análise das condições de acessibilidade das instalações didáticas das suas aulas (salas, ginasio, quadros, pista,vestiários, etc.).
Mais que isso: há alunos com deficiência, por exemplo, cadeirantes, acadêmicos do curso?
Como eles são acolhidos, existem barreiras arquitetônicas?
Abraço. Giovani

Rogério Santos Pereira disse...

Giovani,

São muito pertinentes as suas questões! As dificuldades com a infraestrutura do curso de Educação Física estão na pauta do dia em Amargosa-BA. Encaminhei seu comentário para instigá-los a nos contar um pouco mais da realidade da UFRB.

wando disse...

Realmente a situação dos estudantes que possuem alguma dificuldade de locomoção no campus da UFRB na cidade de Amargosa-Ba chega a ser preocupante. como uma instituição de ensino federal não se preocupa e até faz descaso com questões que já deveriam terem sido postas como cruciais, visto que temos sim estudantes que possuem algum tipo de restrição motora. Agradeço Geovani Pires pela sugestão e tentarei abordar esse tema com mais ênfase na tentativa de mudar um pouco essa realidade do cotidiano dos estudantes deste centro acadêmico.
Att. Cosme Rosivandro Santana Pinheiro